Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
agenda-nube-a-atualizacao-continua-e-essencial-para-o-futuro

Agenda Nube: a atualização contínua é essencial para o futuro 

Notícia | 26/06/2022

Giovanna Cavalli

Diante das inovações e atualizações aceleradas nos últimos anos, o mercado de trabalho ficou mais competitivo. Assim, passou a cobrar mais dos candidatos. Nesse sentido, a capacitação profissional constante é uma vertente fundamental para quem deseja ingressar ou se recolocar. Então, se você quer conquistar uma vaga de estágio ou aprendizagem, fique atento!

Quais as tendências?

Com o advento de novas tecnologias e a ampliação do uso da Inteligência Artificial (IA), Machine Learning (ML), Internet das Coisas (IoT), a automação vai andando a passos largos e deve transformar os negócios em geral. “Isso é um fato em meio a um cenário apontando para 12 milhões de desempregados no país até o final de 2022, de acordo com projeção divulgada pela CNN Brasil. Logo, não podemos ficar de braços cruzados”, alerta o coordenador do curso de gestão de startups e empreendedorismo digital do Centro Universitário Internacional Uninter, Armando Kolbe Junior.

É preciso se qualificar, pois quanto mais previsível for a tarefa, mais ela se torna passível de automação. “Entretanto, a high tech é criada para facilitar as nossas vidas. Ela abre novas fronteiras para quem está interessado, está sempre se atualizando e percebendo o momento. Afinal, a automatização tem colaborado para o aumento da produtividade, uma grande dificuldade do Brasil há anos”, explica o especialista.

Segundo o relatório do MGI, surgirão novas posições laborais e, para para quem está ligado, a previsão é até 2030 a demanda por competências tecnológicas crescer muito. Isso desde o básico em informática até os mineradores de dados. Outra tendência está nas áreas imersas nas capacidades emocionais, criativas e sociais. “Essas são, por enquanto, exclusivamente humanas e máquinas não conseguem alcançar”, avalia o coordenador.

A atualização constante é uma necessidade

De acordo com o levantamento “Futuro do emprego 2020”, do Fórum Econômico Mundial, em cinco anos as máquinas e os humanos irão dividir os trabalhos de forma igual no mundo. Logo, 50% dos colaboradores precisarão de requalificação.

Assim, boa parte das organizações reconhece a importância de oferecer essa capacitação. Nesse sentido, 46% delas se propõem a fazer isso para as novas vagas do futuro. Além disso, a análise revela: 44% das habilidades a serem desenvolvidas devem mudar nesse período.

Por isso, é preciso se adequar. “A transformação digital está batendo à nossa porta e estes avanços tecnológicos podem vir a ser uma excelente oportunidade de crescimento para todos. O processo de aprendizagem está em nossas mãos, graças à democratização da informação e o advento do metaverso”, continua Kolbe Junior.

Para ele, é necessário ver toda essa evolução como uma grande oportunidade de valorizar o conhecimento, criatividade e inteligência. “De nada adianta ficar olhando para esse progresso e criminalizá-lo por tomar cargos. Inclusive, talvez o único legado positivo da pandemia seja o fato de muitas empresas aproveitarem o momento como uma chance de adotar mais modernização para crescerem, transformando tarefas, serviços, maestrias e acelerando operações”, diz o coordenador de curso na Uninter.

Lifelong learning

Certamente, algumas profissões vão desaparecer e outras vão se reinventar. “Alguns setores, como os de serviços, comércio e varejo, já estão tendo uma mudança brutal com a chegada de tais inteligências. Contudo, o ruim também pode ser uma grande possibilidade de crescimento. O aprendizado contínuo vai ser a marca do funcionário do futuro, pois vai ser necessário se desenvolver e se abrir para o novo”, adverte o especialista.

Portanto, manter o olhar atento às transformações, buscar aperfeiçoamento e estar apto é a grande tendência para quem quer permanecer ou ingressar no mundo corporativo. Pensando nisso, uma equipe do Nube está nas instituições de ensino, orientando e tirando dúvidas de carreira e estágio e, sobretudo, disponibilizando vagas. Para esta semana, estamos com a agenda recheada de eventos. Acompanhe:

Fique por dentro de toda a programação!

Quarta-feira, 29 de junho
Feira de profissões E. E. Prof. Francisco Lourenço de Melo, no período da manhã

Quinta-feira, 30 de junho
E. E. Deputado Maurício Goulart, no período da manhã
Feira Dia da Juventude (Rolê da Empregabilidade e do Jovem Eleito), manhã

Sexta-feira, 1º de julho
RJ - Fundação Bradesco, no período da manhã

Além desse cronograma, vale lembrar da Feira de Estágios Nube 2022. Ela acontecerá nos dias 30 de agosto a 1º de setembro com muito conteúdo, vagas e benefícios para a carreira. Nas outras edições, mais de 180 mil estudantes foram encaminhados para possibilidades. As inscrições estão abertas, não perca tempo!

Caso você não faça parte dessas universidades ou escolas, veja nossos cursos EAD gratuitos - eles oferecem horas complementares para ajudar na faculdade - e as dicas de carreiras semanalmente aqui no site. Solicite também ao seu coordenador convidar nosso time para ir até você!

Continue acompanhando o nosso blog e as redes sociais, pois publicamos matérias diariamente com a participação de grandes especialistas. Aos finais de semana também indicamos eventos e cursos gratuitos pelo mercado, bem como concursos interessantes para você participar. Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete