Mudar de carreira ou se decidir por uma ainda é um tabu no mercado de trabalho, concorda? Deixar e escolher uma profissão envolve, além de insegurança, uma série de outros obstáculos. Contudo, nos últimos anos, tornou-se muito comum, pois as pessoas estão buscando por satisfação também nesse quesito. Então, se você, jovem estagiário ou aprendiz está passando por isso, fiquem atentos às nossas dicas!

Quais os motivos para escolher uma carreira?

Apesar de ter sido considerada com frequência pelos brasileiros, a transição é um passo significativo. Segundo pesquisa recente do Instituto ADP Research, quatro em cada cinco indivíduos pensam em mudar de emprego. Já de acordo com o relatório “Protegendo o Futuro do Trabalho”, realizado pela consultoria de cibersegurança Kaspersky, 53% dos brasileiros almejam mudar de carreira logo após a pandemia.

Entre as principais motivações estão o equilíbrio entre pessoal e profissional (50%), aumento de salário (49%), uma função mais significativa(31%), redução de carga horária (31%) e trabalhar por prazer (14%), conforme relatório. Ainda, consoante a uma análise do Nube com mais de 28 mil entrevistados, além da remuneração (36,12%), a orientação de especialistas com base nas características pessoais (24,85%), o status da área na sociedade (7,19%) e a opinião de amigos e familiares (2,41%) também interferem bastante na escolha.

Para o CEO da Viasoft, Itamir Viola, o melhor é conseguir antever o momento da alteração para ela ser mais sólida e significativa. “Os avaliadores ao contratar talentos para cargos de gerência olham duas coisas: hard e soft skills. Então, como a hard faz parte do conhecimento prévio, espera-se um alinhamento e bom treinamento para ser executada”, explica.

Por onde começar?

Sendo assim, acostumado a lidar com jornadas laborais, ele mantém o olhar direcionado às necessidades do mundo corporativo e garante: a transição pode ser um processo fácil e benéfico para os dois lados. Com isso, Viola elencou algumas dicas básicas para fazer esse processo com mais segurança e tranquilidade. Veja:

Aprenda constantemente: o mundo, hoje, é feito de uma renovação de aprendizados muito acelerada, por isso o termo lifelong learning está tão em alta. Logo, é preciso entender como esse é um ciclo, pois sem atualização sua carreira pode até ter sobressaltos, mas não vai ter continuidade de crescimento.

Para garantir a retenção de novos saberes existem muitas opções à mão, como podcasts, eventos, vídeos e cursos EADs, por exemplo. Inclusive, a própria Nube disponibiliza algumas opções, todas gratuitas e com certificação para horas complementares, basta acessar aqui. Além disso, todos os finais de semana, no blog divulgamos outras diversas opções pela Internet afora. Utilizar essas ferramentas te abrem a uma atitude vencedora!

Dê atenção às soft skills: o comportamento é muito influente. Se você é uma pessoa centrada, de personalidade estruturada (especialmente) para convivência, as skills vão aparecer fortemente dentro da área na qual você estiver atuando.

Assim, saber se relacionar, ser agradável e navegar entre os colegas, de forma fácil, é hoje considerado sim uma das grandes características dos trabalhadores de sucesso. Por outro lado, essas maestrias, especialmente as associadas às atitudes, tais como liderança e gestão de pessoas, tornaram-se muito valiosas aos olhos dos recrutadores.

Faça (e mantenha) networking: essa é uma chave notável para todos, sem exceção. Participe de eventos, estabeleça contato com a maior quantidade de profissionais do seu interesse. Seja ativo nas suas redes, publique conteúdos produtivos os quais ajudem os outros e tenha um tempo para enviar aos amigos materiais cativantes.

Ter esse recurso atualizado é absurdamente necessário nos dias de hoje e é um diferencial de valor. Afinal, é uma forma de você se tornar referência. Sobretudo, lembre-se: ninguém chega a nenhum lugar sozinho.

Tenha atitude positiva e construtiva com visão de time: a gente sempre quer estar perto de quem está olhando para frente, com vontade e energia. Da mesma forma, as companhias e recrutadores, não colocam sujeitos sem essas atitudes positivas e construtivas em cargos prestigiados. Logo, se você almeja uma mudança abrupta de área ou mesmo quer se inserir no mercado, esse é um jogo considerável e vai te levar muito longe.

Cuide de si: você é o essencial em todo o processo para conquistar seus sonhos. Por isso, se não estiver bem, estará jogando contra si próprio. Então, o autocuidado é fundamental, tanto físico, quanto mental. Portanto, pratique exercícios e pegue leve.

Plus: planeje-se e atualize seu currículo

Ainda, o CEO e fundador da Gama Academy, Guilherme Junqueira,alerta: “essa renovação envolve inúmeros fatores. Entre eles, estão a cultura empresarial, a introdução a uma nova equipe, salário e as novas áreas mais pertinentes. Logo, antes de dar o primeiro passo é preciso fazer um planejamento prévio”.

Segundo ele, essa é uma etapa crucial. “Faça uma análise incluindo gastos com cursos ou despesas inesperadas, como andam os negócios do setor de interesse e, quem sabe, a participação em grupos de discussão para entender melhor esse ramo almejado. Também é indicado criar um cronograma com metas. Isso diminui o estresse, reduz a ansiedade e evita possíveis erros e delongas no caminho”, complementa.

O especialista ainda dá uma última sugestão valiosa: atualize seu currículo e as redes sociais. “As organizações precisam saber quais são seus interesses e objetivos. Busque valorizar suas competências, mencione suas principais qualidades, destaque cursos realizados e projetos paralelos”, descreve.

Evidencie trabalhos acadêmicos e até voluntários os quais incluem um pouco de aptidões alinhadas à posição almejada. “Isso pode chamar a atenção de selecionadores. Algumas opções são experiências fora do trabalho mesmo, aulas extras, eventos e atividades específicas ou qualquer outro programa o qual você possa se desenvolver na área”, conclui.

Acompanhe também nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de diferentes especialistas. Assim, você se mantém atualizado e ainda se destaca no universo corporativo. Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe