O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exigente, isso não é uma novidade. A pandemia mudou as relações de trabalho e, com isso, novas habilidades passaram a ser necessárias para as companhias. Assim, jovens, estagiários e aprendizes, tiveram de se ajustar!

O que as empresas estão buscando?

O home office conquistou seu espaço e garantiu mais autonomia para fazer as tarefas e a gestão do tempo, afinal, ganhou-se as horas usadas para o deslocamento entre casa e escritório. Dentre essas diversas transformações, 90% são a respeito das competências socioemocionais e habilidades comportamentais — também chamadas de soft skills, segundo a Super Cérebro.

Assim, o desenvolvimento dessas skills acrescenta conhecimento, introduz ao pensamento científico e crítico e engloba a resolução de desafios com criatividade e responsabilidade. “O profissional deve aprimorar o autoconhecimento, além da capacidade de liderar e gerir pessoas, pois essas aptidões muitas vezes podem ajudar a determinar quem será promovido”, sinaliza a mentora Liris Gonçalves.

Além disso, essas características contribuem para aumento do repertório, agregam à cultura, promovem comunicação, trabalham argumentação, incentivam o autocuidado, proporcionam cooperação e empatia e instruem cidadania. Ou seja, desenvolvem um talento completo e muito procurado pelas organizações.

Coloque a mão na massa e saia da teoria

Existem vários desafios para quem deseja chegar ao sucesso e a atitude pode contar muito. Para Liris, alguns dos principais obstáculos enfrentados por quem deseja ser promovido é a ação. Diversos profissionais têm um comportamento passivo e esperam conquistar muitas coisas sem adotar uma nova postura. “Vários colaboradores continuam fazendo as mesmas atividades e esperam a promoção chegar para ter motivação, porém é preciso agir como se já estivesse na nova posição, antes de assumi-la’’, comenta.

A maneira como lidamos com a interação em grupo e o gerenciamento das próprias emoções, são as destrezas comportamentais e socioemocionoais valiosas. Todavia, desenvolver isso não é tão simples quanto parece, pois é algo subjetivo e relacionado com a personalidade.

“Uma das minhas características mais antigas a qual ainda conservo é a curiosidade. Se ouço algo pela primeira vez, quero rapidamente entender aquilo. Se alguém me apresenta um conceito, logo pergunto qual é a sua definição. Se não encontro respostas, faço uma rápida pesquisa (coisa boa essa tal de Internet) e não sossego até sanar a dúvida”, diz o CEO da FM2S Educação e Consultoria, Virgilio Marques dos Santos. Esse é um bom ponto de partida para dar start nessa progressão pessoal e na carreira.

As skills queridas pelo mercado

Segundo a pesquisa da Global Talent Trends, 80% dos líderes consideram as soft skills cada vez mais importantes para o sucesso dos negócios. Dentre as mais cobradas pelas entidades, produtividade, administração de tempo e organização são destaques. Contudo, existem outras tão fundamentais quanto, por isso, a Super Cérebro as elencou. Veja:

Inteligência emocional: é a plena capacidade de reconhecer e gerenciar as próprias emoções e saber lidar com os outros no dia a dia, principalmente em situações estressantes ou adversas na rotina empresarial.

Resiliência: diz respeito à flexibilidade para se moldar perante uma situação desfavorável ou de mudança abrupta. Ou seja, é quando uma determinada pessoa consegue lidar com os mais variados problemas com inteligência e profissionalismo.

Comunicação assertiva: saber se comunicar de forma clara, objetiva e passível de entendimento ajuda a evitar falhas e prejuízos. Bem como, garantem boas vagas.

Confiança: demonstrar confiança e segurança enquanto executa suas tarefas diárias, assim como na tomada de decisões, é algo bem visto e requisitado pelos gestores.

Motivação: demonstrar motivação no espaço laboral e ter atitudes positivas é sempre visto com bons olhos pelos empregadores, pois um talento motivado trabalha com muito mais empenho e traz mais resultados.

Trabalho em equipe: na vida e, sobretudo, nas empresas, temos de conviver com diversas pessoas. Por isso, saber atuar em equipe é imprescindível.

Gestão do tempo: organizar e gerenciar com assertividade as tarefas é uma das requisições mais bem-vistas. Afinal, quem faz bom uso do seu time e tem foco, produz mais, logo, é disputado pelos recrutadores.

Flexibilidade: essa é uma qualidade essencial e nem todos conseguem tê-la para lidar com determinadas situações.

Busque desenvolvimento

Como saber quais dessas maestrias devo desenvolver? Pense em suas ocupações, nos seus relacionamentos e no futuro desejado. Depois, liste as skills atuais e analise quais já estão na sua vivência e quais você deverá focar para seguir. Desafie-se e siga a direção do seu desenvolvimento!

Portanto, é preciso sair da zona de conforto,ou seja, aqueles comportamentos os quais nos acomodam à rotina e nos deixam longe de arriscar. Como consequência, não alcançamos resultados extraordinários.

O passo inicial para isso é reconhecê-la. Depois, é fundamental agir para mudar esta realidade. Afinal, isso traz uma série de benefícios para a vida, incluindo para as relações pessoais e profissionais. Nesse processo, o autoconhecimento ajuda a ter mais domínio sobre si, permitindo alcançar metas e objetivos com mais praticidade.

Sobretudo, aproveite todas as oportunidades para adquirir conhecimentos novos e investir na carreira. Isso ajuda em meio à concorrência. Inclusive, o próprio Nube tem alguns EADs gratuitos sobre temas relacionados ao universo corporativo. Todos ainda valem horas complementares para ajudar na grade acadêmica.

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E aí conseguiu definir quais são as suas skills?

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