Segundo o relatório “Why the World Needs Generative Leaders”, realizado pelo Boston Consulting Group (BCG), 82% dos entrevistados se mostraram satisfeitos com a performance de suas lideranças durante a pandemia. Entretanto, também mencionaram a falta de características consideradas importantes, como escuta empática (25%), transparência (22%) e criatividade (20%). Sendo assim, descubra como ser um bom líder e conheça dicas de livros para você alcançar a excelência. 

Escuta empática e transparência são as características mais valorizadas em líderes

Ainda conforme a pesquisa da BCG, dentre os 9 mil respondentes, 95% consideram a liderança como parcialmente inata e com grandes chances de ser desenvolvida. No entanto, a maioria das pessoas precisam conduzir seu próprio desenvolvimento (39%). Nesse sentido, 75% busca uma evolução profissional em um curto prazo, mas estar em uma posição de tomada de decisão é uma aspiração para apenas 32% do total. 

Em um recorte específico, a vontade de crescimento está mais forte para os gerentes, 38% deles almejam aumentar sua condição corporativa. Além disso, o estudo mostra uma forte correlação entre o compromisso das corporações com as preocupações ambientais, sociais e de governança (ESG). Esse tema tem ganhado espaço entre os debates. 

Conforme levantamento do Google Trends, em 2021, o interesse pelo ESG atingiu seu nível mais alto em 16 anos. A procura foi quatro vezes maior se comparada com a média do ano anterior e 13 vezes superior à de 2019. Em grande parte, quem impulsiona esse movimento nas organizações são os investidores e a nova geração de consumidores. Inclusive, gradativamente mais, os jovens escolhem empregadoras com políticas sociais e ambientais correspondentes aos seus próprios valores pessoais. 

Saiba quais os princípios de ouvir para se conectar 

Para Luiz Carlos Gomes, diretor de operações da Necxt Orbitall, “promover maior sinergia entre as equipes é um dos passos mais assertivos da liderança e, certamente, assegura os melhores resultados”. É essencial investir e desenvolver habilidades como escuta empática e ativa desde o princípio da jornada profissional. 

Consoante a Gomes, estar a frente de forma ativa se resume em três atitudes: “orientar, entregar e desenvolver; levo esses pontos de ação na minha rotina de trabalho e no crescimento dos meus times”. Quanto tudo está em perfeita colaboração, há uma convergência entre cultura organizacional e estratégia, com alinhamentos bem definidos e identificados por todos os envolvidos. 

Dessa forma, os staffs se tornam mais próximos, tanto entre si quanto da operação. “Isso também reflete, consideravelmente, na queda acentuada de turnover, estabelecendo-se uma identidade e ampliando o índice de satisfação e qualidade. Ou seja, é a estratégia apoiando a gestão do líder a ser melhor e mais assertiva", explica o diretor.

Uma questão direta com o bom desempenho do dirigente diz respeito à experiência do colaborador. Hoje, a entidade sai na frente se valorizar essa relação, de modo a instigar engajamento, criando vínculos fortalecidos para ampliar a motivação. “Isso é essencial para atingir os objetivos e resultados esperados”, pontua Gomes. Afinal, o contentamento mediante as atividades interfere justamente na produtividade. 

Para alcançar a melhor employee experience, é preciso prestar atenção no funcionário. “Ouvir o outro ajuda a direcionar a nossa resposta e assertividade”, reforça Gomes. “Costumo dizer, a melhor forma de dar um feedback é ser duro com o assunto e carinhoso com a pessoa. Do contrário, quem está recebendo aquela informação vai se fechar naturalmente”. 

Enfim, para Gomes, um bom chefe combina habilidades de escuta ativa, comunicação e conexão entre a equipe. “Um bom trabalho consiste também em uma relação de confiança e respeito, guiada pelo desenvolvimento, transparência e, claro, liderar pelo exemplo. Isso tudo, quando colocado em prática, entrega além dos resultados esperados pela companhia”, conclui. 

4 livros sobre liderança para você desenvolver melhor essa capacidade

1) Líder Protagonista - Uma Nova Atitude na Agilidade:

Conforme Susanne Andrade, autora do livro, o papel do capitão é essencial para a vivência no ambiente profissional, bem como no crescimento dos cooperadores. Em sua obra, ela evidencia o quanto a gestão humanizada é um diferencial e destaca sete passos para você ser destaque nesse ponto. “Alcançar resultados e crescer na carreira é ótimo e devemos, sim, buscar essa ascensão, porém não podemos esquecer de que não somos robôs e sim seres humanos. Ter esse entendimento e entrar no ‘modo humano’ é fundamental para obter o equilíbrio entre saúde mental, qualidade de vida e carreira”, afirma Susanne. 

2) Um novo jeito de trabalhar:

Em sua produção, Laszlo Bock, vice-presidente de Operações de Equipes do Google, revela detalhes de como encontrar e contratar talentos, expande a visão sobre como administrar um time criativo e motivado, além de garantir uma constante evolução para todos. Sabemos como a corporação é reconhecida por seus escritórios parecidos com parques de diversões, horários flexíveis e uma cultura completamente descontraída. Ao explorar esses pontos, é possível perceber “um novo jeito de trabalhar”. Além disso, o livro foi eleito como um dos melhores pela The Economist, pela Forbes e pelo Business Insider. 

3) Liderança - A inteligência Emocional na Formação do Líder de Sucesso:

Neste exemplar, Daniel Goleman, autor de Inteligência Emocional, reúne seus melhores textos produzidos para a Harvard Business Review e outras publicações de negócios. Dessa forma, a liderança é reflexo da evolução de seus estudos e das reflexões a respeito das pesquisas sobre a dinâmica dos relacionamentos, bem como o real impacto da inteligência emocional no resultado financeiro de uma instituição. Para quem busca inovação e excelência em gestão, é uma ótima indicação. 

4) O Efeito Gatilho:

Se você busca atingir grandes resultados como capitão, Marshal Goldsmith oferece um plano de mudança com histórias inspiradoras, de modo a examinar os gatilhos psicológicos e ambientais responsáveis pelo distanciamento entre as pessoas e os seus objetivos. Dessa forma, o autor apresenta lições de alguns dos executivos mais bem sucedidos do mundo dos negócios. Assim, você conhece um pouco mais do contexto de quem inspira empreendedorismo na atualidade. 

Por fim, para sempre aprimorar suas competências e estar por dentro das tendências corporativas, o Nube é seu aliado. Diariamente, compartilhamos dicas e sugestões de diversos especialistas, com visões de segmentos distintos. Continue acompanhando nosso blog e conheça as redes sociais. Enfim, não se esqueça: conte sempre conosco!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram , Tiktok e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe