Recentemente, foi celebrado o Dia Internacional do Jovem Trabalhador. A data, instaurada em 24 de abril de todos os anos, serve para gerar conscientização sobre a importância de ofertas profissionais seguras, qualificadas e agregadoras para a juventude. O estágio, nesse sentido, é a melhor investida, tanto para a empresa, quanto para o candidato em busca de vagas. Entenda mais nesta matéria do Nube!

Importância desse tipo de vivência 

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada em fevereiro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no Brasil caiu para 11,1% no quarto trimestre de 2021. Apesar disso, a população jovem continua sendo a mais afetada e, para mudar esse cenário, é fundamental os contratantes entenderem a importância das chances voltadas para os mais novos.

Quem comprova os benefícios na prática

Fabio Maia de Souza é Supervisor Geral de Estágios dos cursos de graduação da Unyleya. Para ele, “o estágio e o primeiro emprego são momentos de grande importância no percurso de desenvolvimento da carreira profissional dos estudantes”, destaca o especialista. 

Diogo Borges, estudante de administração, é um exemplo de quem, a partir de uma colocação como estagiário, conseguiu desenvolver habilidades essenciais para a sua profissão. “A faculdade é indispensável e sempre será, mas os aprendizados do dia a dia são muito diferentes. Isso agrega muito para definirmos os passos a serem dados no futuro”, compartilha. 

Justamente por isso, ele aproveita as chances obtidas para interagir com colegas mais experientes e absorver o máximo de conhecimento dos supervisores. “É legal ter uma relação de amizade com todos, porque isso facilita na hora de lidar com os desafios”, diz. 

Quer ter uma vivência assim? Então veja como se cadastrar no Nube:

  1. Acesse www.nube.com.br e acesse “Cadastro
  2. Preencha suas informações
  3. Monte seu currículo em nossa plataforma
  4. Acesse o “Painel de Vagas
  5. Faça buscas de acordo com seu perfil 
  6. Achou algo de seu interesse? Basta clicar em se candidatar! 

A partir daí, você receberá um e-mail confirmando sua candidatura e, em seguida, será orientado sobre as etapas seguintes dos processos seletivos. É importante sempre manter seus dados atualizados para entrarmos em contato com as melhores colocações para você! 

Vale ressaltar: os serviços do Nube para quem se cadastra são gratuitos. Ou seja, não há cobranças em nenhuma etapa do processo, seja antes ou depois de concorrer às chances ofertadas em nosso portal. 

Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. É possível baixá-lo na Apple Store (para celulares iPhone) e na Play Store (Android). Ficar por dentro dos avisos é essencial, afinal, as colocações abrem e fecham em tempo real! 

Para tirar proveito máximo dessa experiência e ter mais visibilidade no mercado de trabalho, é possível seguir algumas orientações. Veja as sugestões elencadas pelo supervisor da Unyleya:  

 

  • Desenvolvimento de rede de contatos

Na prática, fazer networking consiste em criar uma rede de contatos capaz de oferecer ajuda mútua no desenvolvimento de carreira. Isso é construído pelo contato com pessoas conhecidas, colegas de trabalho e do ensino superior, professores, entre várias outras possibilidades.

Ter boas conexões traz oportunidades de descobrir novidades na área de atuação, receber e fazer indicações, encontrar parcerias para montar um negócio e, é claro, construir uma carreira mais sólida. Também favorece um posicionamento assertivo no mercado de trabalho.

Souza considera o estágio como um momento de grande importância no percurso de desenvolvimento da trajetória. “É uma chance única de inserção no mundo laboral, com aprendizados, construção de experiências e a vivência dos desafios relacionados ao campo escolhido para atuar”, avalia.

Para fortalecer sua rede, vale investir na interação com quem já está no seu ramo há mais tempo, como  também criar laços com mestres e companheiros de faculdade, por exemplo.  Outra opção é visitar eventos do segmento e estar presente em plataformas como o LinkedIn, seguindo pessoas e entidades consideradas referência em seu campo. 

 

  • Estudar as tendências

 

Atualizar-se sobre as mais recentes informações do setor é fundamental para saber onde vale a pena investir ou sobre quais caminhos mais interessam. É imperativo sempre pesquisar e estar à disposição para aprender mais sobre os itens valorizados pelas organizações. Observar as tendências da economia e da sociedade também é outra medida necessária para fazer apostas no desenvolvimento de carreira.

Com essa prática, é mais fácil prever os itens esperados pelos recrutadores, bem como os tipos de currículo mais valorizados no momento e as habilidades indispensáveis no desenvolvimento profissional. 

 

  • Oportunidades e desafios

É importante ao candidato demonstrar proatividade para encontrar uma colocação no segmento almejado por ele. 

De acordo com Fábio, é preciso sempre considerar a proposta educativa desse modelo de atuação. “É o ato educativo escolar supervisionado pela instituição de ensino, desenvolvido no ambiente corporativo, visando à preparação do estagiário para a vida profissional futura”, conforme estabelece a Lei nº 11.788/2008, também conhecida como Lei do Estágio.

“Além de se constituir como a porta de entrada de muitos, também propicia a complementação e qualificação do processo de formação, favorecendo o aprendizado na prática”. Também é favorecida a aplicação dos conhecimentos construídos nos cursos em situações reais. 

Os primeiros passos de uma carreira

A educação é um dos fatores com maior poder de aumentar a empregabilidade. Uma graduação é fundamental para dar início a diversas possibilidades, desenvolver qualidades indispensáveis e aprofundar o conhecimento sobre determinado nicho. A princípio, é fundamental encontrar um curso com o qual a pessoa se identifique. 

A partir daí, é vital analisar a matriz curricular e as oportunidades criadas a partir da graduação. Essas são maneiras de escolher o caminho ideal para seguir. “Mesmo se o ensino não exija a realização do estágio obrigatório, vocês devem realizar o extracurricular. Esse tipo é remunerado e pode ser realizado desde o primeiro período da formação”, sugere Souza.

Que tal algumas dicas para entrevistas?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe