Seja por necessidade ou por vontade, o brasileiro tem veia para montar negócios. De acordo com o ranking global GEM 2021 (Global Entrepreneurship Monitor), o país é o sétimo colocado na lista das nações com mais empreendedores no mundo. Entretanto, seguir esse caminho não é uma tarefa fácil e, diante de fatores como o aumento da inflação e a crise econômica, prosperar é um objetivo árduo. 

Com a proposta de promover o desenvolvimento de negócios e facilitar o dia a dia de quem quer gerenciar uma iniciativa dessas, a Academia Ninja, projeto desenvolvido pelo GetNinjas, elencou dicas de como fazer sua empresa crescer. Veja abaixo as orientações para alavancar seus resultados:

1 - Seja o piloto do seu negócio

Por conta da correria do dia a dia, pode passar despercebido a gestão de alguns processos, como a conferência de notas fiscais ou de algum documento importante o qual você poderá precisar futuramente. Por isso, utilize ferramentas responsáveis por auxiliar a ter o controle de tudo, desde registros financeiros, até os arquivos de todos os procedimentos. Coordenar bem será fundamental para a tomada de novas decisões depois.

2 - Vender bem, para vender sempre

É preciso ser cauteloso e voltar alguns passos antes de começar a vender o seu serviço ou produto. Para isso, deve-se levar em consideração estudar o perfil do seu público-alvo. Dessa forma, você conseguirá adaptar a sua exposição de acordo com a real necessidade do seu cliente e ser mais assertivo na tramitação, além de ter mais chances de fidelizar o público.

3 - Tire as ideias do papel e mergulhe

Como gestor, você precisa analisar o comportamento do seu mercado de atuação para identificar qual é a solução a ser oferecida para a problemática previamente identificada. Para ter efeito, busque oportunidades para aplicar suas iniciativas, tendo em mente os possíveis riscos e estando consciente das suas escolhas.

Letícia Vieira, estudante de administração, confessa o interesse em fundar uma ONG - Organização Não Governamental - voltada ao auxílio a pessoas em situação de vulnerabilidade. “As pessoas pensam nas ONGs e esquecem a sua parte institucional, da contabilidade, recursos humanos e etc. Eu estou na faculdade para ter as bases para construir uma iniciativa capaz de fazer sentido”, conta. 

Seja qual for seu objetivo dentro desse campo, uma premissa deve ser seguida: quem não é visto, não é lembrado. Assim, as estratégias de comunicação, marketing e relações públicas precisam sempre fazer parte do posicionamento de uma marca no mundo organizacional. 

Justamente por isso, organizar e/ou participar  de eventos dentro do seu ramo é essencial para, além de construir networking, obter novos leads, parcerias e etc. Com a leitura é possível adquirir conhecimento e expandir muitas áreas da vida, principalmente a profissional. 

Pensando nisso, Leandro Reinaux, CEO da Even3, indica alguns livros responsáveis por trazer dicas valiosas para quem está planejando esses encontros, sejam eles on-line, presenciais ou híbridos.

Veja as obras:

1 - Marketing de Eventos. Como Promover com Sucesso Eventos, Festivais, Convenções e Exposições - Leonard H Hoyle Júnior 

A obra reflete três décadas de experiência do autor à frente de encontros bem-sucedidos. Traz as novidades mais recentes do marketing e do e-commerce, incluindo modelos práticos. Mostra ao leitor como aplicar as últimas tecnologias para atingir o público-alvo e tornar o projeto mais rentável. 

2 - Organização de eventos: procedimentos e técnicas - Marlene Matias

A autora mescla teoria e prática ao abordar conceitos e estratégias para o planejamento e a organização dessas empreitadas. A sexta edição traz dados recentes sobre o mercado, no cenário nacional e internacional. 

3 - Organização de Eventos: Teoria e Prática -  Maria Giacaglia

É interessante para quem quer uma visão teórica geral sobre o tema. Além de apontar vantagens e desvantagens da contratação de empresas especializadas, a autora discorre sobre os diferentes tipos de investidas e seus objetivos. Contudo, não se limita à teoria e também descreve como aplicar os conceitos na prática e mensurar seus resultados. 

4 - Eventos – Uma Alavanca de Negócios - Ricardo Souto Ferreira

Uma leitura objetiva, clara e direta, trazendo preceitos para a reflexão sobre a administração estratégica nas organizações. O produto compartilha conceitos do Programa Estratégico de Gestão de Eventos - PEGE. 

5 - Organização de eventos – Da Ideia à Realidade - Carmem Zitta

Um verdadeiro guia com técnicas utilizadas na organização de simpósios, cerimoniais, exposições, entre outros. Estão reunidas dicas práticas envolvendo o target, a duração e os cuidados para se ter sucesso na organização. 

6 - Planejamento de eventos esportivos e recreativos - Dilson José De Quadros Martins

Este aborda as etapas de planejamento, programação, gerenciamento e execução voltado  aos segmentos esportivos e recreativos, levando em conta o perfil desses campos e a atmosfera de alegria e empolgação o qual eles precisam proporcionar. 

7 - Gestão estratégica de eventos: Teoria, prática, casos e atividades - Maria Giacaglia

Maria Giacaglia trata de ferramentas e avalia o setor de forma integrada com as áreas de marketing e comunicação. O leitor tem acesso a um modelo de gerência criado pela própria autora. Além dos cases reais, também traz atividades para aplicação dos assuntos expostos. 

8 - Criatividade em eventos - Francisco Paulo de Melo Neto

A obra analisa tendências e estratégias criativas e bem-sucedidas aplicadas em diferentes perfis e formatos. 

O especialista finaliza dizendo: “planejar e organizar um evento nem sempre é tarefa fácil, da ideia à execução, e requer um olhar atento às novidades e tendências, garantindo o melhor resultado e uma boa experiência para os participantes", comenta. 

Marketing Digital: descubra a carreira do futuro

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe