Muitas vezes o fato de precisar decidir sobre qual será sua carreira logo após terminar o ensino médio, se torna algo difícil. Atualmente, muitas pessoas se formam em uma área e depois percebem a vontade de atuar em outra. Dessa forma, é preciso ter consciência, coragem e determinação para ir atrás de um sonho. Por isso, o estágio se torna uma experiência essencial para viver na prática o cotidiano da profissão escolhida.

A transição de carreira

Diversas pessoas têm a sensação de estar desperdiçando suas habilidades no local errado: 90% dos brasileiros se encaixam nesse perfil, segundo a Survey Monkey. "As graduações de áreas mais tradicionais também não se envolvem na preparação para o mercado dinâmico trazido pela inovação tecnológica", afirma o professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie, Thiago do Val.

Nesse sentido, ele lista algumas dicas para ajudar nessa missão de se encontrar:

Conheça seu perfil: formado em Direito, o professor admite ter uma personalidade diferenciada e, por isso, não se encaixaria em escritórios mais tradicionais. No entanto, não se intimidou e encontrou seu próprio caminho. "É essencial identificar suas competências e não se acomodar em uma posição insatisfatória.", afirma.

Não acredite em tudo nas redes sociais: a maioria das pessoas só publicam a parte boa de suas vidas. Por isso, não se engane: eles também têm problemas e dificuldades. Muita gente se sente fracassado ou decepcionado por estar em uma constante comparação com os amigos por conta do conteúdo nas redes sociais.

Prepare-se: faça cursos de especialização: depois de saber quais seus interesses e objetivos, é hora de se especializar. "A Internet está repleta de cursos gratuitos e eles podem dar a base para se sentir mais seguro em futuros processos seletivos. A vida está corrida, mas encontrar seu lugar é importante. Reserve um tempo para se preparar e buscar oportunidades"

Não tenha medo de assumir riscos: segundo o especialista, se ater às escolhas originais e temer mudanças são as principais fontes de angústia e insegurança atualmente. "Qualquer formação pode te dar opções de transição. Não tenha medo de dar a ‘cara a tapa’ e se arrisque", complementa.

Inovação e criatividade na mudança

A troca de profissão envolve muitos fatores. Afinal, apostar em uma nova área e deixar anos de experiência em outro ramo não é simples. Ainda assim, durante a pandemia de Covid-19, uma boa parte da população seguiu esse caminho. Conforme pesquisa realizada pela Microsoft - Works Trend Index 2021, 40% dos entrevistados pelo mundo consideravam essa opção ainda no ano de 2021. Na América Latina, esse número chegou a 53%. Entre os motivos estavam a possibilidade de empreender e a flexibilidade de administrar trabalho e convívio familiar.

Contudo, segundo o especialista em inovação e excelência operacional, Marco Santos, é necessário se destacar dos demais. Para isso, é fundamental aplicar métodos inovadores ao processo realizado e técnicas para agregar valor ao seu serviço. Afinal, o mundo corporativo está cada vez mais competitivo e concorrido.

Segundo Santos, empreendedores, colaboradores ou até mesmo gestores sem essa prática são deixados para trás. “Essa procura por novidades ocorre eventualmente em nichos pouco visados ou até mesmo estabelecendo uma nova categoria para surpreender clientes. Essa premissa é básica para quem quer se destacar e precisa ser considerada", explica.

O especialista destaca alguns fatores para quem quer seguir novos rumos:

Inove para gerar valor: uma boa forma de saber se essa alteração gera valor para o produto ou para a sociedade é responder à seguinte pergunta: "por que estou fazendo isso?". Segundo o executivo, é crucial ter relevância ou um diferencial. "Isso pode ser um pouco difícil. Se não há um propósito claramente definido, temos apenas algo novo, mas a resposta não será satisfatória", explica.

Aplique o intraempreendedorismo: um colaborador pode agir como empreendedor dentro de uma empresa estabelecida. Esse processo se chama intraempreendedorismo e pode ser uma tática interessante para os integrantes mostrarem seu potencial e aplicarem novas ideias. “É a criação de um negócio dentro de uma organização”, comenta.

Novos métodos em equipe: é relevante inserir seus pensamentos em conjunto com outros colegas, para conciliar suas propostas às missões da companhia. Como consequência do sucesso desse tipo de atitude, pode ocorrer o reconhecimento por parte dos pares e das lideranças, além de promoções e aumentos salariais.

Aplique o design thinking à rotina: por meio de princípios como empatia, otimismo, interação, confiança, experimentação e aprendizado com os erros, problemas complexos, abertos e ambíguos podem ser resolvidos. Segundo o empresário, a metodologia possibilita abordar as necessidades dos usuários por meio de uma perspectiva humana.

Para uma corporação, isso representa a oportunidade de construir ou remodelar produtos e serviços com uma abordagem mais ágil, rápida e eficiente. “O grande benefício é entender o consumidor, seus hábitos e desejos”, afirma.

Faça cursos de aperfeiçoamento: pesquise sobre o novo segmento, esclareça dúvidas e avalie a experiência dos professores dos cursos para conseguir os ensinamentos necessários.

Aproveite o conhecimento da antiga área: todo aprendizado é fundamental na vida corporativa. Uma das ferramentas da criatividade é a possibilidade de se fazer associações de diferentes universos para chegar a uma nova solução. "Mesmo em contextos diferentes, as vivências sempre podem ser transformadas e adaptadas às novas situações", finaliza.

Logo, ter coragem e vontade para desbravar novos mundos será determinante para você alcançar o sucesso. Se manter em um local pelo resto da vida por comodidade ou medo não é a melhor opção para ninguém. Correr riscos e buscar a felicidade faz parte da trajetória. Ao alcançar esse objetivo, seus dias serão mais leves e, consequentemente, causarão efeito positivo em sua produtividade e saúde mental.

Portanto, não fique parado! Se atualize, corra atrás de se capacitar cada vez mais e realize seus sonhos. Para começar uma nova história, atuar como estagiário é a melhor alternativa. Afinal, você estará aprendendo com pessoas do setor, fará networking e vivenciará o dia a dia da sua nova função. Se procura uma possibilidade, acesse o nosso painel de vagas. O Nube está na torcida por você. Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe