A expressão “o trabalho dignifica o homem” é bastante conhecida, não é mesmo? O verbo utilizado na frase significa enobrecer. Logo, é possível perceber como o labor, seja durante o estágio, aprendizagem ou em outras fases da trajetória, tem um papel muito importante nesse contexto. 

No ano passado, uma pesquisa global da empresa de consultoria McKinsey & Co. mostrou como 100 milhões de pessoas ao redor do planeta vão deixar seus empregos e ingressar em novas linhas de trabalho até o final desta década por impacto da pandemia da Covid-19. “Seja por opção ou pelo fato do seu posto ter desaparecido, trabalhar, além de proporcionar o sustento, contribui para a saúde emocional e o bem-estar dos indivíduos, promove o sentimento de utilidade e realização pessoal, ainda ajudando na construção da autoconfiança. Contudo, atuar com amor mobiliza uma série de outras habilidades no ser humano”, aponta o headhunter e CEO da Prime Talent Executive Search, David Braga.

Amor é parte essencial da rotina profissional

Segundo ele, quando temos paixão pelas nossas ocupações, acordamos animados e mais empenhados com os afazeres do dia, nossa capacidade de gerenciar e resolver as tarefas se torna mais eficiente. Também investimos energia com prazer para realizar cada vez mais. “É nítido perceber um profissional amando sua função e outro insatisfeito com seu dia a dia. Um esbanja empatia, liderança e entusiasmo por onde passa, o outro procrastina tarefas, vive reclamando pelos cantos e tem produtividade baixa”, observa.

Nesse contexto, o headhunter sugere a quem estiver frustrado avaliar onde se está hoje e para onde quer ir na trajetória. “A vida pede decisão e ação. Se você está em uma ocupação a qual não te desafia, o que pode ser feito para mudar? Qual a sua parcela de culpa nisso? É importante refletir se você se sente realizado e se coloca propósito no trabalho, afinal, a maior parte das suas horas do dia provavelmente são destinadas a atividades laborais”, indaga.

Obras inspiradoras

Para quem busca inspiração para traçar objetivos na caminhada, veja as indicações de livros, séries e filmes destacados por alguns CEOs bem sucedidos: 

  • “Uma Terra Prometida” (livro)

 

Indicação de Marcela Toguti, Diretora Executiva do Instituto Anga

“Uma autobiografia com tom muito íntimo e vulnerável, inspira e provoca muitas reflexões, não só profissionais, como pessoais também. Barack Obama é um líder focado. Reconhece suas origens e não abre mão de seus valores e princípios. Estrategicamente, faz uso de seu poder político para articular polaridades entre pessoas, organismos e até nações. Somado às grandes questões da agenda de um dos homens mais poderosos do mundo, ele também traz os questionamentos, sentimentos carregados por qualquer ser humano em seus dilemas de vida”.

 

  • “This Is Us” (série) e “Leading Well From Within” (livro)

 

Indicação de Stephanie Crispino, CEO da Tribo

“A série fala sobre relações humanas por meio de relacionamentos amorosos e familiares. Ela mostra a maneira como a gente se conecta, aspectos aprendidos e reproduzidos a partir de interações conectando passado, presente e futuro pelas emoções”. Já o livro “traz o outro lado, o da razão, da teoria de conteúdo para entender como as coisas funcionam. A capacidade de uma liderança de não só sentir, mas de lidar com os sentimentos e utilizar isso no cotidiano. O neurocientista Daniel Freeland foi um dos mentores da Tribo e ensinou como tudo acontece dentro do nosso cérebro e do nosso organismo a ponto da gente conseguir cultivar uma gestão mais consciente, sabendo navegar entre a reatividade e a criatividade inevitavelmente presentes”.

 

  • “Poder além da vida” (filme)

 

Indicação de Gabi Teco, CEO da Qura

“Os diálogos ensinam sobre carreira, além de falar muito sobre a importância do autoconhecimento, do propósito e da necessidade de viver o agora, em conexão plena com a vida e o universo. O coadjuvante tem um papel de um líder-mentor para o protagonista, fazendo perguntas e instigando o protagonista a se conhecer mais, a lidar com frustrações e saber manter o foco naquilo realmente relevante”. 

  • A Quinta Disciplina (livro)
    Indicação de Pedro Nascimento, Sócio e COO do Grupo Anga

“A maioria das literaturas voltadas à gerência nos ensina a sermos capitães de barco, mas esta mostra como não adianta nada se a embarcação é ruim. ‘A Quinta Disciplina’ mostra como ser Engenheiro Naval. Para o comandante, toda a tripulação depende dele para funcionar, contudo, o engenheiro compreende como o navio deve funcionar independentemente de qualquer coisa. Isso ajuda a valorizar o trabalho de todos os marinheiros”.

 

  • Radicle Candor - Be a Kick-Ass Boss Without Losing Your Humanity, de Kim Scott (livro)

 

Indicação de Douglas Souza, Sócio do Grupo Anga

“A obra ajuda a entender o valor da honestidade, mesmo se ela for dura, para criar relações de confiança com as pessoas e, com isso, destravar a mais alta performance de toda equipe”.

  • Paradoxo da Prosperidade (livro), O novo paradigma da Liderança (livro) e Aperte F5 (livro)

Indicação de Carolina Utimura, CEO da Eureca

“Os três contribuem para acreditar ainda mais nos negócios conscientes, para entender ainda mais sobre coordenação de modo em geral, principalmente para quem se tornou um líder recentemente”.

Realização é prioridade

De acordo com Braga, muitas pessoas, mesmo as experientes, têm buscado a realização como prioridade em relação à alta remuneração. Contudo, para quem tem esse alinhamento, é preciso buscar o equilíbrio na rotina. “Os profissionais de sucesso organizam suas agendas para darem conta de todas as demandas. A vida não pode ser apenas trabalhar e pagar contas”, alerta. 

Assim, ao atuarmos com atividades compatíveis com nossos gostos e objetivos, melhoramos nossas competências e capacidades. Isso porque somos diariamente testados e precisamos dar tratativas a variados problemas e questões. “Nesse ambiente, aprendemos a lidar com o diferente. Com isso, podemos empreender nossos conhecimentos, formações e características, técnicas e emocionais, para mudar processos, melhorar sistemas e, sobretudo, impactar vidas. O que seria legado na prática senão tudo isso?”, questiona.

Faça sua história! O Nube acredita em seu potencial!

Como se faz uma carreira de sucesso?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe