Uma coisa é fato: a inserção no mercado de trabalho pode ser um desafio para muitos estudantes. Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Estágios (Abres), de 2008 para 2021, houve uma queda de 18,18% no número de estagiários. Entretanto, a atividade é uma ponte para facilitar esse processo e é reconhecida por possuir muitos benefícios, tanto para o jovem quanto para a corporação. Nesse sentido, você sabe quem pode estagiar e quais são esses proveitos? 

Quem pode estagiar? 

Consoante à Pâmela de Almeida, selecionadora do Nube, para concorrer a essa oportunidade, “é preciso estar regularmente matriculado em algum curso de educação superior, técnico ou ensino médio”. Além disso, estudantes dos anos finais do EJA - Educação de Jovens e Adultos - também estão aptos. “O ato educativo é realizado junto ao aprendizado, sendo possível concorrer a essas vagas até o último semestre da faculdade”, ressalta. 

Existem duas modalidades para esse programa e ambas possuem resoluções distintas, são elas:

  • Estágio não obrigatório (extracurricular), quando não está previsto na grade escolar. 
  • Estágio obrigatório (curricular), aquele essencial para o cumprimento do plano de ensino. 

O técnico em química, formado pelo Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais (Coltec), João Victor de Sousa, precisava completar as horas curriculares para conseguir seu diploma e contou sua vivência. “Meu estágio foi realizado 100% remoto e é indiscutível o quanto a prática é uma maneira eficaz de pôr a mão na massa diante do conteúdo aprendido ao longo dos anos”, ressalta.

Quais as predeterminações da Lei? 

A Lei de Estágio, nº 11.788/2008, também rege alguns pontos. Por exemplo, a carga horária para esse discente é de seis horas diárias e 30h semanais. Quanto ao tempo máximo para a atividade, são dois anos na mesma companhia. Exceto em casos de pessoas com deficiência (PcD). 

Ademais, alguns direitos também são concordados dependendo da categoria seguida, como a bolsa-auxílio e auxílio deslocamento, quando houver. Nas duas determinações há o seguro contra acidentes pessoais e o recesso remunerado, também conhecido como “férias” para os participantes. 

Outras vantagens, como ajuda para custear o home office, plano de saúde e dentário, não são mandatórios pela legislação, porém, ficam a cargo da decisão do contratante. Ainda, a organização recebe diversos incentivos. Como não há vínculo empregatício, ela fica isenta de impostos e direitos trabalhistas, tais como FGTS, INSS, ⅓ sobre férias e 13º salário. 

Como conseguir um estágio? 

Para Sousa, é preciso explorar opções. “Procure uma possibilidade em uma subárea do seu curso, na qual você tenha interesse em trabalhar no futuro. Justamente pela execução ser diferente da teoria, é possível se surpreender positivamente ou negativamente”, ressalta. A ideia é facilitar a identificação de campos mais favoráveis, com insights do melhor funcionamento para você. 

Além disso, “não fique ansioso ou inseguro de seus conhecimentos: você está lá para aprender e ser ensinado, não vão te cobrar tudo de uma vez!”, comenta Sousa. Essa é a preocupação de muitos acadêmicos. O programa é exatamente para oferecer experiência, inclusive, a tão requisitada nas ocupações CLTs. 

Para Pâmela, é essencial estar sempre esperto quanto ao compartilhamento de posições. “Faça busca frequente nos portais, bem como conecte-se com profissionais do seu segmento. Para isso, o LinkedIn é uma ótima alternativa, pois você tem acesso antecipado às oportunidades abertas”, explica. 

“Por último, posso dizer: a Internet e as redes de apoio ao estudante, como o Nube, são uma excelente maneira de encontrar alguma oferta”. Além disso, Pâmela ressalta: “é importante manter o cadastro sempre atualizado e encaminhar seu currículo (CV) para as vagas abertas”, pontua. 

Ainda, Pâmela salienta: “o importante é não esperar a chance cair do céu, mas sim buscar ativamente realizando contatos, inscrições, divulgação do CV, entre outros”. Ou seja, siga a recomendação do técnico em química e da selecionadora do Nube, cadastre-se em nosso site, explore o Painel de Vagas e visualize a chance ideal para você! 

Como escrever um e-mail para uma vaga de estágio? 

infográfico 20-04-22

Segundo Pâmela, esse é um passo vital. “nesse momento, o candidato estará manifestando seu interesse por uma vaga, por isso, é importante seguir um roteiro em seu e-mail, demonstrando sua postura profissional, vontade e cordialidade”, expõe. Nesse sentido, a especialista demonstrou um exemplo, confira: 

“Saudação.

Apresentação (Nome, idade, curso)

Fale do seu conhecimento sobre a vaga em aberto e o motivo de interesse na mesma.

Destaque suas vivências profissionais (lembrando: não é obrigatório por se tratar de um estágio. Funciona apenas para quem visualizar a mensagem em questão entender um pouco mais sobre o seu perfil).

Relate quais são seus objetivos profissionais.

Faça um agradecimento para finalizar”. 

Esqueça aquela ideia de enviar o mesmo recado com seu CV para diversos endereços eletrônicos de companhias totalmente diferentes. É imprescindível personalizar os dados de acordo com a oportunidade buscada. Isso porque, por exemplo, um treinamento de dobradura pode não ser útil para uma função como administrador. Por isso, é preciso estar atento à sua carta de apresentação. 

Como me comportar no processo seletivo? 

Você foi aprovado, e agora? Uma nova oportunidade se abrirá em sua vida. Antes disso, vai precisar assinar o seu termo de compromisso de estágio. Para facilitar sua vida, o Nube usa assinatura digital. Assim, com apenas alguns cliques do seu celular ou computador, você já estará com seu contrato pronto. Esse procedimento, por ser rápido, facilita o seu início na empresa. Mais uma facilidade para quem está ansioso para começar uma nova jornada. 

Imagine esta  situação. Após seguir essas indicações, você foi chamado pelo departamento responsável! Agora, é o momento de entender como se comportar durante um processo seletivo. Para Pâmela, “é fundamental passar informações para lhe proporcionar a contratação. Evidenciar aptidões, como deixar claro seus pontos fortes, abordar seus objetivos profissionais, demonstrar foco, tanto na área quanto na empresa, e, principalmente, o motivo do interesse”, afirma. 

“Durante a entrevista, o selecionador poderá conhecê-lo para verificar se o seu perfil está alinhado com as buscas da vaga em questão. Por isso, é de extrema relevância mostrar competências de acordo com as perguntas feitas”, destaca. Além disso, controle o nervosismo e tente agir com naturalidade. Para isso, técnicas de respiração auxiliam a diminuir a ansiedade. 

Outro fator é a autoestima, se posicionar com confiança acrescenta credibilidade às suas respostas. Segundo um levantamento do Nube, feito com quase 40 mil jovens, cerca de 45% acreditam em seus potenciais e isso os ajuda a alcançar melhores resultados. Já 30% ficam receosos e isso impõe certo obstáculo em seu êxito. Para fugir da insegurança, é crucial praticar o autoconhecimento. 

Por fim, não se esqueça: o Nube é seu aliado para conseguir uma vaga de estágio ou de aprendizagem. Inclusive, usamos a tecnologia da Total IP para fazer as ligações dos aprovados. Logo, se receber uma mensagem gravada, atenda, pois poderá ser a grande chance para você entrar no mercado de trabalho. Muitos candidatos descartam a ligação e perdem a oportunidade. Portanto, seja astuto e não as dispense. 

Continue acompanhando nosso blog, conheça nossas redes sociais e invista em si mesmo: faça nossos cursos gratuitos para realçar suas habilidades. Por fim, não se esqueça: conte sempre conosco!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe