Segundo uma pesquisa, realizada pela consultoria Korn Ferry, a presença feminina em cargos de conselhos de administração de empresas brasileiras subiu 14% em 2020, contra 7% em 2014. Ou seja, cada vez mais, elas ocupam cadeiras de autoridade e aumentam a sua participação nas tomadas de decisões. A luta de estudantes, estagiárias, aprendizes e efetivas para ter espaço dentro das corporações finalmente vem apresentando resultados relevantes. 

Aumenta a força feminina corporativa também em vagas temporárias 

Além disso, as mulheres também apresentam expansão em cargos temporários. Conforme dados do IBGE, o número de pessoas nessa situação está abaixo de 13 milhões. Entretanto, essas oportunidades são o caminho para muitos cidadãos retornarem ao trabalho, agora com a economia aquecida principalmente. 

Para Victoria Regina Almeida, é uma grande chance. “É a minha primeira vez trabalhando como temporária: estou há dois meses atuando em uma operadora de saúde, como enfermeira auditora de serviços assistenciais. Tem sido uma ótima experiência”, conta. Nessa modalidade, o trabalhador tem anotação em carteira e os direitos são assegurados pela Lei 6.019/1974. 

Diferentemente do estágio, regido pela Lei 11.788/2008, não há vínculo empregatício entre contratado e contratante, mas ainda sim existem diversas vantagens, como bolsa-auxílio, auxílio refeição e deslocamento, recesso remunerado e eventuais combinados. Inclusive, em nosso Painel de Vagas há diversas possibilidades para discentes à procura do ingresso profissional. 

No topo das pirâmides organizacionais: quem manda são elas!

Consoante à Priscilla Fiorin, líder de comunicação para América Latina da Autodesk, “a liderança feminina no mercado de trabalho é uma tendência, vem se expandindo e aumentando a representatividade das mulheres em posições mais estratégicas. Hoje, elas ocupam muitos cargos em setores antes exclusivamente ocupados por homens, tornando o ambiente profissional menos desigual”, afirma. 

Um campo com muitas possibilidades para elas, o qual vem ganhando mais força ultimamente, é o da tecnologia, tradicionalmente tomado por homens. No Brasil, esse setor possui 37% de mulheres em sua mão de obra, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). 

Para Priscilla, chegar nesse patamar é resultado de muita luta. “Ao longo da minha trajetória profissional de mais de 20 anos, lembro de momentos nos quais me senti menos valorizada por ser mulher, mas nem por isso me resignei pois sabia da minha capacidade”, conta. É preciso ser confiante e acreditar no próprio potencial.

“Não é à toa: a nossa participação cresce consistentemente há décadas e as portas estão abertas nas companhias. Sem dúvida, tem muito ainda a ser feito, mas vejo o mercado caminhando positivamente e as mudanças estão acontecendo. Cada vez mais, estamos assumindo um protagonismo, conquistando novas posições, transcendendo os cargos ocupados e desbravando novas frentes”, conta a líder de comunicação.

Nesse sentido, é crucial se inspirar umas nas outras, como acompanhar plataformas e seguir perfis de mulheres fortes e corajosas, donas do próprio negócio ou mesmo CEOs e demais denominações. Ao entregar visibilidade para essas pessoas, a tendência é gradativamente puxarmos mais mulheres para o topo das pirâmides organizacionais. 

Conheça 20 mulheres inspiradoras no ramo da tecnologia 

De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), há uma projeção para a presença feminina ultrapassar 60% nas corporações. Ou seja, a equidade de gênero na dimensão empresarial cada vez mais está garantindo espaço para as mulheres crescerem e se desenvolverem. Isso porque empresas com maior diversidade apresentam níveis mais altos de inovação e colaboração. 

Sendo assim, o Grupo Daryus elencou o “TOP 20 Women to Follow”, ranking para destacar as referências nas áreas de Cibersegurança, Cyber Threat Intelligence, Forense Digital, Gestão de Riscos, Gestão de Crise e Continuidade de Negócios, Privacidade de Dados, Compliance, Segurança da Informação, Governança e Gestão de TI. As indicações vieram de um formulário amplamente divulgado e passaram por uma curadoria interna. 

Consoante a Nadia Guimarães, COO no Grupo Dayrus, a ideia dessa lista tem como premissa divulgar esses perfis para mais pessoas serem influenciadas a também crescerem profissionalmente. “Minha dica para as mulheres da minha área é para sempre se atualizarem frente ao seu mercado, busquem conhecimento e apliquem na construção das suas práticas a fim de aprimorá-las e não ficar para trás", destaca. 

Ana Moura, especialista em forense digital e coordenadora de pós-graduação no Instituto Daryus de Ensino Superior Paulista (Idesp), indica: “ingressem no setor, muito embora os percalços técnicos sejam grandes, as mulheres precisam vencer essa resistência. O ambiente é predominantemente masculino, mas nada impede de se destaquem, tomem seu posicionamento no mundo acadêmico ou no mundo da investigação em si”, recomenda. 

Já Pedrita Miranda, gerente regional da HSI Institute, também aconselha para quem pretende iniciar nesse campo de inovação: “Faça tudo com excelência. Trabalhe para verem cuidado, capricho e competência nas coisas. Estude muito para ter embasamento e repertório. Individualmente ou em um time, seja o ponto de referência. Mostre sua competência antes de tudo”, ressalta. 

Sendo assim, conheça agora o “TOP 20 Women to Follow”: 

  • Karla de Mattos Martins:  CEO na Dmmtech - Especialista em Privacidade e Proteção de Dados  
  • Rubia Ferrão:  Sócia-fundadora na Pigão, Ferrão e Fioravante Sociedade de Advogados Direito Digital - Proteção de Dados Pessoais 
  • Grazielle Viana: CEO na M2 Cloud Services - Especialista em Proteção de Dados 
  • Paula Papis: Security Delivery Senior Manager na Accenture - Especialista em Cibersegurança 
  • Cristiana Maia: Analista Sr na Stone Pagamentos - Especialista em Compliance, Privacidade e Proteção de Dados 
  • Ana Clara Gonzaga: Gerente de Governança Ágil & Qualidade de Software na Plurall - Especialista em Governança e Gestão de TI 
  • Ana Moura: Coordenadora de Pós-graduação no IDESP - Especialista em Forense Digital 
  • Karol Cordero - Diretor de Recursos Globais no DRII 
  • Érica Delgado: Gerente de Privacidade e Cyber Security na Capgemini 
  • Andrea Thome: Líder Brasil da WOMCY - Especialista em Cibersegurança, e Governança 
  • Viviane Maldonado: Data Protection Expert na Nextlaw Academy - Especialista em Proteção de Dados 
  • Nadia Guimarães: COO no Grupo DARYUS 
  • Fernanda Munim: Gerente de Continuidade de Negócios no Banco BV - Especialista em Gestão de Crises e Gestão de Continuidade de Negócios 
  • Camila Ishikawa:   Leader of Women in BCM Latin America - DRII Especialista em Continuidade de Negócios 
  • Marcia Tosta: CISO | CSO | Gerente Executiva da Segurança da Informação na Petrobras 
  • Marcia Mascari: Superintendente de Continuidade de Negócios no B3 
  • Carol Bozza: Diretora Regional de Vendas LATAM na Aqua Security - Especialista em Cibersegurança 
  • Déborah Zapata:  COO / CLO na Agile Think 
  • Chloe Demrovsky: Presidente e CEO do DRII 
  • Pedrita Miranda: Gerente Regional na HSI Institute Especialista em Governança e Gestão de TI 

Para continuar incentivando a evolução feminina, o Nube é aliado da causa. Inclusive, a maior parte da nossa gestão é formada por mulheres! Continue acompanhando nosso blog e conheça as redes sociais, para ter contato com a opinião de especialistas de muitos nichos. Dessa forma, você se atualiza sobre as predisposições corporativas enquanto investe no próprio futuro profissional. Lembre-se: conte conosco para alcançar o sucesso! 

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe