Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
agenda-nube-novas-tendencias-no-mercado-estao-surgindo

Agenda Nube: novas tendências no mercado estão surgindo 

Notícia | 27/03/2022

Giovanna Cavalli

Desde o ano passado o mercado de estágios está retomando. Os números de vagas, em todo país, têm superado as expectativas e, em algumas regiões, inclusive, faltam candidatos para suprir a demanda. Vários setores também têm surpreendido os estudantes. O tecnológico, por exemplo, está em constante evolução e se intensificou com a pandemia, sendo uma das áreas mais crescentes no Brasil. Quer saber mais? Então, estagiários e aprendizes fiquem atentos!

Alta demanda no setor de tecnologia

Esse aumento no ramo da high tech vai ao encontro da expansão de iniciativas inovadoras nas companhias. Para se ter uma ideia, segundo dados do Datahub, a quantidade de aberturas de empresas desse âmbito subiu 210% só em 2020, quando comparado com o último levantamento em 2011. Além disso, o caos sanitário da Covid-19 também acelerou os projetos de transformação digital de negócios brasileiros em 87,5%.

Dessa forma, essas instituições passaram a buscar mão de obra qualificada e gerar novas oportunidades. Veja: somente em 2020, com a adoção do trabalho remoto, foram pouco mais de 59 mil novas vagas criadas. De acordo com dados da Softex - organização social voltada ao fomento da área de TI, integrante do Projeto TechDev Paraná - até o fim de 2022 deverá haver mais de 408 mil posições dessa esfera a serem preenchidas.

Jovens procuram desenvolvimento profissional nas empresas

O Brasil é o 10º maior mercado do mundo no setor e líder na América Latina. Ainda assim, em contrapartida, a nação capacita, aproximadamente, somente 46 mil pessoas, nesse sentido, anualmente. Além dessa situação, outra dificuldade enfrentada é atrair essas pessoas para as equipes. Afinal, com a alta procura, os talentos passaram a ter a chance de escolher para qual entidade desejam trabalhar, com opções até internacionais.

Sendo assim, são vários os fatores de influência. “Os indivíduos estão visualizando mais aspectos corporativos ao escolher a corporação para qual vão atuar, agora. Indo muito além do salário ou benefícios, eles buscam ambientes com plano de carreira, propósitos semelhantes aos seus, escuta ativa e liderança positiva. Isso é ótimo, pois torna a contratação muito mais efetiva para ambas as partes”, explica o diretor de gente e gestão do Grupo 3778, Rodrigo Malucelli.

Em vista disso, o Nube fez uma pesquisa perguntando “o que é mais necessário uma empresa ter para brilhar seus olhos?”, a mais de 11 mil respondentes. Para 69,35%, trata-se da possibilidade de aprendizagem e desenvolvimento profissional. Já para 15,47%, um espaço capaz de proporcionar satisfação e realização pessoal é o essencial para tomar a decisão.

Fique por dentro de toda a programação!

Então, com base nessa demanda do mercado, o Nube, toda semana, leva uma equipe às universidades para orientar os jovens, tirando dúvidas de estágio e, sobretudo, disponibilizando vagas. Assim, estamos com a agenda recheada de eventos para mais uma temporada. Acompanhe:

Segunda-feira, 28 de março
Goiânia - Faculdade ESUP, no período da noite
Goiânia - Universidade Salgado de Oliveira, manhã e noite
São Paulo - Unasp, manhã e noite
São Paulo - Unipaulistana, noite
São Paulo - Fatec Itaqua, manhã e noite
São Paulo - ETEC GV, manhã

Terça-feira, 29 de março
Goiás - Feira PUC Goiás, nos períodos da manhã e noite
Goiânia - Universidade UniAraguaia Bueno, noite
São Paulo - ETEC GV, noite
São Paulo - Unicid, manhã e noite

Quarta-feira, 30 de março
Goiânia - Faculdade Alfredo Nasser, nos períodos da manhã e noite
Goiânia - IFG, manhã e noite
Aparecida de Goiânia - C. E. José Alves de Assis, manhã e noite
São Paulo - Feira Dia da Juventude (Rolê da Empregabilidade e do Jovem Eleitor), das 10h às 16h
São Paulo - Unicid, manhã e noite

Quinta-feira, 31 de março
Goiânia - Faculdade Delta, no período da noite
São Paulo - USCS Conceição, manhã e noite
São Caetano do Sul - USCS Barcelona, manhã e noite
São Caetano do Sul - USCS Barcelona, manhã e noite

Vale a pena reforçar também uma data muito importante: da Feira de Estágios Nube 2022. O evento acontecerá de 30 de agosto a 1º de setembro. Serão três dias com diversos conteúdos, muitas vagas abertas e vários benefícios. Nas edições anteriores, mais de 180 mil estudantes foram encaminhados para possibilidades. Ou seja, anote aí para não perder!

Além disso, caso você não faça parte dessas instituições de ensino, temos cursos EAD gratuitos e dicas de carreiras semanalmente aqui no site. Continue acompanhando o nosso blog e as redes sociais, pois publicamos matérias com a participação de grandes especialistas, todos os dias. Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete