Uma coisa é certa: a dimensão digital chegou para ficar. Estudantes, estagiários, aprendizes e efetivos, cada vez mais, precisam adaptar suas habilidades para se inteirar nessa nova realidade. Com o advento do metaverso, se tornou mais latente a necessidade de aprender sobre tecnologia e suas variações. Afinal, estar por dentro das tendências te torna um profissional do futuro. Quer entender mais? Continue nesta matéria!

Aprender programação não é difícil! 

Segundo Cristovão Wanderley, sócio-diretor da Stratlab e especialista em tecnologia e dados, “aprender a criar, adaptar e corrigir sistemas, está ao alcance de todos, pelo menos o básico. Deveríamos aproveitar essa oportunidade”, ressalta. Para ele, é como disse Steve Jobs, em 2013, quando soltou a seguinte frase: "todo mundo deveria aprender a programar um computador, porque isso ensina você a pensar".

O primeiro contato de Wanderley com esse espaço foi entre 1986 e 1987, desde essa data, muita coisa mudou. “Independentemente se é de Python, PHP, Java, JavaScript, Go, C e C++, a base de todo esse aprendizado está na lógica e sem ela não chegamos a lugar algum”, pontua. Por meio da programação, é possível exercitar outras áreas do cérebro, além das mais utilizadas no cotidiano. 

Ademais, existem diversos proveitos de se adquirir esse conhecimento. “Organização, atenção aos detalhes, persistência, resiliência, criatividade e reforço ao aprendizado contínuo”, Wanderley pontua alguns. Entretanto, além dessas soft skills, entender pelo menos o básico também pode ajudar bastante na hora de encomendar um aplicativo ou um software a um expert no assunto. 

Segundo estatísticas publicadas na página WebsIterating, em dezembro de 2021, existiam mais de 1,9 bilhão de sites pela web. Além disso, o usuário médio global passa 6 horas e 43 minutos on-line todos os dias. Desse intervalo, alguns minutos podem ser doados para esse ensino-aprendizagem. “A sensação de criar o primeiro código e ver seu funcionamento é incrível. É o mais perto de chegar a ter um superpoder ou usar a Força, como diriam os Jedis”, comenta Wanderley. 

4 livros para você dominar ainda mais a tecnologia 

Pensando em ampliar suas referências, Aryadne Zonetti, head de marketing da edtech ITuring, separou quatro livros relevantes para te ajudar na evolução profissional quando negócios se misturam com a tecnologia. Confira: 

  1. Atravessando o abismo (Geoffrey A. Moore, 3. Ed, 2021)

Essa obra é muito importante para quem aceitou o desafio de participar da criação e desenvolvimento de uma startup. “Ela traz exemplos, cases e alguns frameworks para ajudar o profissional de marketing, no caso, a organizar as estratégias a fim de avançar para mercados maiores e como a tecnologia faz parte deste contexto”, comenta Aryadne.  

  1. Hacking Growth (Sean Ellis, Morgan Brown, 2018)

“Aqui está um material direto das metodologias usadas em um dos maiores centros do mundo: o vale do silício”. Também baseado em amostrar e com uma visão prática, os autores compartilham técnicas focadas em crescimento acelerado. 

  1. Marketing 5.0 (Philip Kotler, 2021)

“É difícil falar de negócios sem mencionar Kotler, mesmo dentro de um universo em constante evolução e transformação digital. Neste último livro há muito sobre como a tecnologia impacta o comportamento de consumo e como isso muda o marketing, operações, experiência do cliente e outras áreas”, evidencia Aryadne. Nele, há um destaque para "as empresas precisam também focar em mudança de cultura, porque essa pode ser a maior barreira para a transformação digital." 

  1. Avalie o que importa (John Doerr, 2019)

Aprenda as métricas mais relevantes para o estágio da sua companhia. Entenda a metodologia de OKR (do inglês, Objective and Key Results) para mensurar e definir estratégias mais assertivas. “É um clássico”, conclui Aryadne.

Por fim, para ficar por dentro do mercado de trabalho e das novas relações, continue acompanhando o nosso blog. Diariamente, compartilhamos conteúdos com opiniões de diversos especialistas, para você se atualizar das novidades corporativas, bem como, desenvolver novas competências. Não se esqueça: conte sempre com o Nube! 

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe