Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
jovem-voce-preza-pelo-bem-estar

Jovem, você preza pelo bem-estar? 

Notícia | 23/03/2022

Giovanna Cavalli

Você sabia que existe o Dia Mundial da Felicidade? Esse fator tornou-se o foco de muitos indivíduos, principalmente, nos últimos anos e até por conta da pandemia. A característica se estende em diversos cenários tais como o corporativo, doméstico, acadêmico, entre outros. Você, jovem estagiário ou aprendiz, tem essa preocupação?

A mudança vem de dentro

A data foi celebrada dia 20 de março, domingo, e criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2012, visando promover a felicidade e alegria entre as pessoas. O objetivo era evitar conflitos e guerras sociais, étnicas ou qualquer outro tipo de comportamento ameaçador a paz e o bem-estar de todos.

Segundo o terapeuta Beto Colombo, durante nossas jornadas encontramos flores e pedras, mas precisamos apreciar o caminho. “Muita gente sabe muito sobre quase todos os assuntos, são profundos entendedores de como as tecnológicas funcionam, mas são analfabetos existenciais em relação a eles mesmos. Se, existencialmente, você não se sente bem no seu lugar, possivelmente aquele não é o seu espaço”, diz.

Pensando nisso, o especialista elencou alguns pontos importantes para ser alegre e motivado diante de qualquer situação. Veja:

Desacelere o pensamento - com o isolamento social, desenvolvemos a tendência de ficar idealizando muito as coisas, pensando mais e agindo menos. Portanto, saia do mundo das ideias e viva o presente. Nesse sentido, a ansiedade, na grande maioria das vezes, é gerada por quem vive no futuro. Esses indivíduos costumam acelerar a mente para chegar naquela busca elaborada.

Confie em si - atualmente, muita gente se perdeu de si mesmo e vivem pautadas na opinião alheia. Sendo assim, acabam pagando um preço muito alto, pois a sociedade exige sempre mais e mais. “Há uma grande diferença entre conhecer e percorrer o caminho. Não existe errado, todos levam a algum lugar e o prazer não está na chegada, mas na jornada”, assegura Colombo.

As companhias devem estar atentas

Esse estado de espírito reflete muito no ambiente laboral. Portanto, é preciso inicialmente alcançar isso sem esforço para depois realizar as atividades e colher os resultados sem labuta. “Essa é uma condição da clareza de objetivo, na qual se está presente e atento às responsabilidades, mas ao mesmo tempo sente-se descansado e energizado. Isso acontece na intersecção entre a ação essencial e o sentimento de satisfação”, explica a consultora organizacional, Caroline Marcon.

Nesse sentido, para ela, o profissional necessita primeiramente abandonar a crença de um trabalho produtivo alcançado por meio de sangue, suor e lágrimas. “As tarefas importantes não precisam ser feitas de forma sisuda e pesada”, diz Caroline. Ou seja,é preciso incluir o prazer no dia a dia, por meio de momentos de pausa intercalados na rotina.

Conforme a coach executiva, contribui também para isso evitar reclamações, pois elas focam no negativo tornando a atividade um fardo. “Desse modo, para cada murmuração diga algo bom e corte a negatividade”, recomenda. Pensando nisso, aos líderes e gestores corporativos, Caroline recomenda algumas práticas para maximizar a felicidade no ofício. Observe:

  • Ensinem algo de domínio e pratiquem essas vivências;
  • Simplifiquem: liberem espaço mental fazendo checklists para lembrá-los dos compromissos e foquem em poucas e boas
  • opções, evitando distraírem-se com excesso de informações;
  • Desenvolvam um time de alta confiança, com base nos três “Is”: integridade, inteligência e iniciativa.

Continue acompanhando nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diários com a participação de grandes especialistas. Assim, você se mantém alinhado às novas necessidades do universo laboral e se destaca. Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete