Ser ultra produtivo é a meta para muitos estudantes, estagiários, aprendizes e efetivos. Afinal, isso resulta em consequências positivas, como crescimento profissional e aprimoramento de habilidades. Entretanto, o rendimento está muito ligado com a possibilidade de realizar tarefas das quais você goste. Todavia, conheça dicas para atingir a alta performance enquanto concilia seu tempo com melhorias em todos os aspectos da vida.

Felicidade e sensação de pertencimento aumentam a produtividade

Conforme levantamento do Great Place to Work, sobre as melhores empresas para se trabalhar, colaboradores felizes e autoconfiantes rendem até 12% mais. Para a diretora e consultora da Priorize Gestão de Processos e Pessoas, Camille Holmer, “o maior engajamento provoca menos absenteísmo, índice de rotatividade e afastamento em função de problemas de saúde mental. Esses são ganhos robustos, pois aumentam os lucros em até 10% nesses processos operacionais”, afirma. 

Afinal, cuidar dos funcionários, criar processos satisfatórios e entender suas necessidades são as máximas principais, responsáveis por melhorar a rentabilidade e eficácia de um negócio bem sucedido. É essencial para os líderes pensar em suas equipes e criar estratégias para elevar a sinergia entre elas. Isso pode parecer uma tarefa difícil, tendo em vista as particularidades de cada um, como cultura, saberes, métodos, entre outros. No entanto, compreender as demandas individuais é indispensável para um trabalho humanizado. 

Consoante à Camille, “é preciso despertar nas pessoas a sensação de pertencimento, de felicidade. Muitas vezes, esse sentimento é um lugar confortável para tomar um café, outras vezes é ser ouvida por um líder, se sentir acolhida em um problema pessoal. Indivíduos alegres trabalham muito melhor e de forma mais produtiva”, conclui. Isso também faz a marca ganhar reputação, desenvolvendo verdadeiros embaixadores mesmo dentro de “casa”.  

5 dicas para aumentar a sua produtividade 

Segundo Jennifer de Paula, diretora de marketing e gestão da MF Press Global, sem um planejamento e mudanças de hábitos específicos, fica mais complicado alcançar essa meta. Porém, existem dicas para alcançar esse estado de espírito e a especialista elencou uma lista. Confira: 

infográfico 23-03-22

1) Aprenda a dizer não:

“É a melhor forma de não sair do foco. Isso vale para pedidos externos e dizer não para si mesmo. Evite frases como ‘vou ver se posso’ e seja direto quando o assunto for se negar a fazer algo fora do objetivo no momento”, pontua a especialista.

2) Organize suas metas: 

Para Jennifer é crucial ter os propósitos sempre à mão e dar o ‘start’ diário organizadamente, por ordem de precessão. “Olhe seu plano diário no início, meio e final do dia. Assim, saberá se concluiu tudo ou se o final da lista se tornará a prioridade do dia seguinte”, explica.

3) Pare de verificar seu e-mail e WhatsApp:

A diretora defende: se organizar também quer dizer estipular a quantidade de vezes para olhar a caixa de entrada do e-mail ou o grupo do WhatsApp. “Tente definir horários para verificar as mensagens, como uma vez a cada 3 horas dependendo de sua demanda”, aconselha.

4) Cuidado com o termo "multitarefas":

Ter vários afazeres diários e finalizar todos com sucesso não quer dizer fazer tudo ao mesmo tempo. Isso diminui sua produtividade, pois está pulando de tarefa em tarefa sem se concentrar em nenhuma”, argumenta Jennifer. 

5) Fique atento aos sinais de cansaço mental:

Fazer pausas saudáveis para recuperar as energias, como uma caminhada pelo escritório ou um breve alongamento, pode ser vital para preservar a saúde mental. “Não se cobre tanto quando a necessidade do descanso chegar. Forçar a barra trará grandes chances de não ser bem-sucedido na atividade”, detalha Jennifer. 

Por fim, para aumentar seu rendimento enquanto você cuida de si mesmo, o Nube é seu aliado! Diariamente, compartilhamos conteúdos, com opiniões de diversos experts, para você alcançar o sucesso corporativo e também melhorar os cuidados consigo mesmo! Continue acompanhando nosso blog e conheça as redes sociais. Não se esqueça: conte sempre conosco! 

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe