Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
nove-dicas-para-ser-um-bom-profissional

Nove dicas para ser um bom profissional 

Notícia | 22/03/2022

Rodrigo Barreto

No início de cada ano, as pessoas se planejam e fazem metas. Elas aproveitam a ocasião para avaliar as atitudes tomadas durante o último ciclo e também para se programar para o próximo. Nessa época, muitos refletem sobre a carreira e buscam novos caminhos e atitudes para melhorar nesse âmbito. Sendo assim, saiba como deve agir para ser um bom funcionário ou estagiário.

Dicas para ser um bom profissional

Após um período difícil por conta da pandemia, o mercado de estágios está agitado e essa é uma ótima hora para quem tem esse desejo. “A 1ª Temporada de Estágios está movimentando o cenário com números expressivos de vagas abertas, podemos observar contratações para diversas áreas. Isso ocorre devido à conclusão de curso ou efetivação de estudantes e pela retomada da economia”, explica a coordenadora de recrutamento e seleção do Nube, Jéssica Quione.

Para o mentor de carreira e executivo de vendas, Luciano Santos, é fundamental pensar em um plano B, pois uma trajetória bem-sucedida não precisa de um planejamento bem detalhado, mas planos de contingência são essenciais.” Estabilidade é uma ilusão. Nunca temos certeza de quando podemos deixar a empresa atual contra a nossa vontade. Por isso, precisamos estar sempre preparados para esse tipo de guinada”, afirma o executivo. Para ele, isso pode ser impulsionado a partir de várias iniciativas, tais como: investimento em educação, projetos pessoais, hobby, fortalecimento do networking e reserva financeira.

Outra ação importante é aprender com quem chegou antes. “Eles têm muita história para contar sobre decisões tomadas, situações desafiadoras, processos desenvolvidos, perspectivas e experiências”, relata Santos. Dessa forma, é possível saber como lidar com imprevistos ou novidades no caminho. Ter um mentor para escutar seus anseios e debater soluções te ajuda a enxergar as situações de perspectivas diferentes.

O especialista destaca alguns pilares da empregabilidade. “O currículo já não é mais só um pedaço de papel. Contar sua narrativa de maneira positiva em uma entrevista pode ser o diferencial entre conseguir ou não a vaga e o networking é uma construção de longo prazo, melhora sua imagem e, consequentemente, suas chances de conseguir uma oportunidade”.

Atualmente, é essencial ser uma pessoa plural. Isso significa se interessar e buscar conhecimentos relacionados a assuntos além do âmbito de sua atuação, proporcionando novas possibilidades. “Na hora do processo seletivo, deve-se destacar as informações relevantes sobre sua trajetória, habilidades, atentar-se a apresentação pessoal e postura e demonstrar vontade”, acrescenta Jéssica.

Nove dicas para ser um bom profissional

  • Tenha um plano B
  • Aprenda com quem chegou antes
  • Foque em currículo, narrativa e networking
  • Seja uma pessoa plural
  • Crie uma boa relação com seu gestor
  • Deixe claras suas intenções
  • Livre-se de hábitos negativos
  • Tenha coragem
  • Pense em você

Mais conselhos para a carreira

Para o mentor, a relação com quem está acima de você na hierarquia deve ser uma via de mão dupla. Além do óbvio, é preciso guiar as ações do líder em relação a você para tudo funcionar de maneira eficiente. “Gerenciar o gestor é: possuir um bom alinhamento com ele, oferecer ajuda, aprender a se comunicar e ter conversas difíceis”, explica.

Para quem deseja galgar posições melhores na profissão é necessário declarar a própria intenção. A organização não sabe suas vontades, aspirações e pensamentos. Nesse sentido, é interessante passar essas informações aos dirigentes. Dessa forma, quando surgir uma lacuna, você será lembrado.

Outra dica é livrar-se de hábitos negativos. Os principais são: mentir, brigar com a realidade, não saber dar e receber feedback, importar o ranço dos outros, trair a confiança, não considerar perspectivas diferentes, comparar-se com os colegas, temer o julgamento alheio, não tomar decisões e fechar as portas para novidades. Para a coordenadora do Nube, esse último é bastante relevante. “Cada vez mais as companhias investem em tecnologias. Além disso, os processos seletivos têm acontecido a distância e requer adaptação”.

O executivo de vendas chama a atenção para uma atitude: ser corajoso. Afinal, nem tudo sairá como planejado e muitas vezes colocará você em situações inesperadas, nas quais será preciso usar o “frio da barriga do medo” como combustível para seguir em frente. “É possível mudar nossa trajetória, ir atrás de um sonho antigo e abandonar nossos fardos”, afirma.

Para finalizar, ele aconselha a pensar mais em você mesmo, pois não significa ser antiético, mas pensar no próprio bem-estar prioritariamente. Dessa forma, é algo benéfico para ser admitido por uma instituição. “Se investirmos em nós e desenvolvermos, seremos mais bem preparados e isso impactará no nosso desempenho. Todos saem ganhando”, conclui.

Portanto, esteja ligado nessas dicas, se destaque e saia na frente dos concorrentes. Caso busque uma oportunidade de estágio, acesse o nosso painel de vagas. Ah, fique de olho, pois entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro acontecerá a Feira de Estágios Nube 2022. Não perca!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete