Uma coisa é certa: o turismo foi um dos mais prejudicados com a pandemia. Entretanto, agora, com a vacinação em massa e o mercado mais aquecido, o setor se reergue para estudantes, estagiários, aprendizes e efetivos. De acordo com o levantamento do Conselho de Turismo (CT), da Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), em novembro de 2021, houve um faturamento de 14,7  bilhões de reais, um aumento de 19,3% em relação a 2020. Quer entender melhor sobre o assunto para conseguir um estágio na área? Continue nesta matéria! 

O turismo durante a pandemia 

Ainda conforme os dados, esta foi a oitava elevação consecutiva do nicho. Porém, o resultado ainda é 15,5% inferior ao consolidado no período pré-pandemia. Todavia, o destaque foi para o transporte aéreo, superando em 63,3% o faturamento do mesmo mês no ano anterior. Apesar disso, o total de 4,3 bilhões de reais ainda está 19% abaixo quando comparado a 2019. 

Como consequência, as vagas para o segmento se tornaram escassas. Para Luisa Epifanio, discente de turismo na Universidade Estácio de Sá, ainda é um momento de obstáculos para encontrar estágio. “O setor foi muito afetado nos tempos de crise sanitária. Agora, com a retomada, as exigências e requisitos triplicaram ainda mais”, comenta. 

As atividades culturais, recreativas e esportivas também apresentaram resultados positivos, registrando um crescimento de 12,1% para uma receita de 1,1 bilhão de reais alavancada pelos eventos corporativos e sociais. Isso é resultado de um incentivo maior, pois, com a volta ao presencial, as pessoas estão mais propensas a estimular o acontecimento de celebrações. 

Como está o momento para o setor de turismo? 

Consoante à Mariana Aldrigui, presidente do CT da FecomercioSP, com as férias de verão, os números costumam aumentar. “O volume de reservas e as manifestações de intenção de viagens se concretizaram em negócios. Isso animou os empresários do setor”, avalia. Agora, investir no turismo está mais assertivo, apesar “da variante ômicron no país”, pontua Mariana. 

Em geral, os próximos meses ainda reservam desafios e incertezas. Com a chegada dessa variação viral, o cenário se transformou novamente e os números dos meses passados ainda não demonstram seu impacto neste ano. Isso também influencia nas pesquisas de Luisa. 

Para a estudante, o ato educativo é essencial. “Além de enriquecer nosso currículo, podemos ter uma vivência profissional antes de terminar a graduação e ficamos mais preparados”. São benefícios para diversas carreiras, principalmente, aquelas nas quais é preciso ter uma experiência empírica antes de realmente atuar no mercado. 

3 dicas para conseguir um estágio em turismo 

1) Prepare o currículo

Esse é o primeiro passo, pois é sua carta de entrada e identificação. Prepare-se para organizar todas as informações acadêmicas e profissionais, complemente com conquistas e realizações relevantes. Além disso, elabore um layout atrativo, para chamar atenção dos selecionadores. Saiba mais realizando o curso gratuito do Nube: como elaborar um currículo? 

2) Acerte o português

Sabe onde os estudantes mais erram na hora do recrutamento? No português, em especial, na comunicação escrita. Logo, preste bastante atenção. De acordo com uma pesquisa do Nube, 40% dos candidatos são eliminados logo na primeira etapa, porque falham nesse critério. 

3) Valorize suas competências

Algumas aptidões são muito buscadas e valorizadas pelas empresas. Gestão de tempo e flexibilidade, por exemplo, são requisitos importantes. Quem as demonstra já sai na frente em qualquer recrutamento, pois se mostram como participantes dedicados e dispostos a aceitar novas atividades. Se desenvolva com nossos cursos gratuitos, clique aqui! 

Por fim, o Nube é seu aliado para alcançar o sucesso profissional, independentemente de qual profissão você escolher seguir. Acesse nosso Painel de Vagas para encontrar a ideal, de acordo com o seu perfil. Continue acompanhando o nosso blog e conheça as redes sociais, para ter acesso a opinião de inúmeros especialistas. Não se esqueça: conte sempre conosco!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe