Desenvolver os colaboradores é importante para quem quer manter a equipe atualizada e competitiva. Segundo dados do Fórum Econômico Global, até 2025, pelo menos 50% dos profissionais vão precisar aprimorar novas habilidades para se manter ativos. Sendo assim, estagiários e aprendizes devem ficar atentos.

O cenário

Conforme pesquisa do Nube com mais de 25 mil participantes, 33,94% esperam estímulo ao trabalho em equipe e treinamentos constantes das empresas as quais pretendem atuar. Nesse sentido, é fundamental buscar formas de oferecer essas qualificações corporativas. Além disso, essa é uma maneira de valorizar o time.”Investir nisso por meio de cursos e práticas não é só um diferencial competitivo, mas um bom indicador de negócio, afinal, é mais barato em relação a encontrar talentos prontos”, diz a CEO e fundadora da Sólides, Mônica Hauck.

Pensando nisso, a head of revenue growth da Voxy, Eliane Iwasaki, elencou algumas tendências para estar no radar de líderes e interessados em manter seus contratados sempre inovando. Veja:

1 - Aposte noe-learning 
Assim como a educação formal pode adotar o modelo on-line, as entidades também. De acordo com análise da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento, em 2021, 62% das companhias já são adeptas do ensino a distância (EAD) no Brasil.

Conhecido como e-learning, o método permite um acompanhamento mais próximo dos programas de desenvolvimento, além de ser uma solução escalável com visibilidade de dados. Ainda, por outro lado, também é uma solução mais acessível.

2 - Busque por uma plataforma de aprendizagem
A Learning Experience Platform (LXP), por exemplo, é uma ferramenta estruturada com Inteligência Artificial para identificar as necessidades e interesses do funcionário e, assim, ajustar a capacitação conforme cada um dos fatores. “A ideia é a LXP entender o aluno como uma pessoa única e, com base nisso, tentar não apenas trabalhar as áreas de maior demanda como proporcionar conteúdo relevante e garantir o engajamento”, afirma Eliane.

3 - Nova metodologia: o microlearning
Esse recurso está entre as principais propensões para 2022 e tem como base oferecer materiais menores, mas com a mesma densidade de instrução. Dessa maneira, o indivíduo absorve o conhecimento em pílulas de poucos minutos.

4 - Lifelong Learning
Basicamente, significa aprender de forma constante. Acompanhando esse conceito, o upskilling e o reskilling também não podem ficar de fora. A ideia do primeiro é promover o progresso em áreas e habilidades já com algum nível de domínio. Já o reskilling é para o aprimoramento de novas aptidões. Ou seja, dois fatores significativos para o sujeito conseguir acompanhar as mudanças tecnológicas e, consequentemente, o mercado.

5 - Incentive o protagonismo do cooperador
Para Eliane, depois de traçar os objetivos, “é preciso dar autonomia para se sentirem responsáveis pelo próprio crescimento. O gestor deve oferecer o caminho, mas o aluno quem organiza a rotina e ritmo”.

Contudo, para ser um investimento bem aplicado, é essencial conhecer o perfil de quem compõem a organização. Diferenças geracionais, interesses e anseios de carreira, potencialidades e pontos a melhorar, traços de personalidade e até estilos de estudo. Tudo isso serve para orientar uma curadoria eficiente de assuntos e configurações de transmissão - workshops, palestras, aulas on-line, dinâmicas, leituras, coaching e mentoria, por exemplo - voltado tanto às características técnicas quanto às comportamentais, chamadas soft skills”, complementa Mônica.

Consoante a CEO, o departamento de recursos humanos tem papel determinante na execução desse mapeamento . “É uma etapa de valor chave para aumentar a conscientização dos dirigentes sobre seus staffs e empoderá-los, com isso, concede-se mais autonomia e protagonismo na jornada laboral”, finaliza.

Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diários com a participação de grandes especialistas. Assim, você se mantém alinhado às novas necessidades do universo laboral e se destaca. Conte com o Nube!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe