Uma coisa é fato: as redes sociais têm crescido muito. Com a chegada da Covid-19, seu uso se intensificou e muitos estudantes, estagiários, aprendizes e efetivos conseguiram uma renda extra utilizando suas ferramentas. Segundo um estudo realizado pela Hootsuite e WeAreSocial, o Brasil é o 3º país do mundo com o maior uso desses canais, chegando a uma média de 3 horas e 42 minutos por dia. Em geral, mais de 4,2 bilhões de pessoas as usam, representando 53,6% da população mundial. Nesse sentido, saber explorar as mídias é essencial para elevar os lucros e estar por dentro das tendências. 

Para empreender, é necessário estar por dentro das tendências

O comportamento dos internautas e a invasão virtual, como o metaverso, abrem infinitas possibilidades e oportunidades oferecidas pela modernidade. Isso não pode ser desprezado pelos empresários. Afinal, estar ativo é um diferencial competitivo. Porém, muitos ainda não entenderam como esses canais podem impulsionar o seu negócio. 

De acordo com Camila Silveira, autoridade em vendas nas redes sociais, o aplicativo de maior crescimento tem como o lema principal gerar conexão direta. "Muitos empreendedores ainda estão na fase inicial ou de observação com uma certa resistência. Entretanto, a grande realidade é o ditado ‘quem chega antes bebe água limpa’ e faz parte do maior desempenho da plataforma", pontua. 

Para a profissional, se você quer crescer em qualquer rede social, o ponto inicial é desenvolver uma tática. "A dominante do Tik Tok, por exemplo, é desvendar os desafios das trends, ou seja tendências, e saber como usá-las. Uma forma simples e fácil de saber esta resposta, será dedicar alguns minutos à página “PARA VOCÊ/ FOR YOU’, a qual apresenta todas as opções de maior alcance diária, semanal e mensal entre os vídeos postados”, explica Camila. 

Com isso em mente, ela listou alguns pontos para se ter atenção, visando crescer suas vendas. Veja: 

1) Utilize músicas em alta e se mostre embalando seus produtos;

2) Mostre três jeitos de usar suas mercadorias em vídeos rápidos; 

3) Vídeos de expectativa versus realidade geram bastante engajamento; 

4) Tutoriais feitos com imagens

5) Exiba seu ambiente de trabalho com trends e efeitos

Seja um influenciador digital! 

Os influenciadores se tornaram protagonistas na estratégia de comunicação das marcas. Conforme uma pesquisa da Kantar, nos últimos anos, eles chegaram a estrelar 70% das campanhas digitais. Logo, é possível perceber como a relevância desses profissionais tende a crescer. 

Consoante à Aline Bak, especialista em marketing de influência digital, “eles são formadores de opinião capazes de inspirar milhões de seguidores. Nesse sentido, estimulam discussões e conduzem à ação. Acima de tudo, as pessoas confiam neles”, ressalta. Relativamente nova, essa carreira é um dos caminhos mais promissores para se conquistar sucesso na Internet. 

5 dicas para te ajudar a percorrer esse caminho 

Por isso, Aline elencou algumas dicas para você mergulhar nesse universo. Confira: 

  1. Encontre um nicho de atuação: 

“Quanto mais focado e especializado você for, mais fácil será desenvolver uma comunidade”, afirma a expert. Assim, é importante escolher algo pelo qual se tenha verdadeira paixão, pois esse trabalho requer pesquisas e criação de conteúdo constantemente.

  1. Escolha seus canais:

Dependendo do segmento, certos meios podem ser melhores em relação a outros. De forma geral, os millenials, por exemplo, preferem Instagram e TikTok. “Agora, se os seus tópicos forem voltados para os negócios, o LinkedIn pode ser uma escolha mais eficaz. O importante é você escolher uma ou mais plataformas onde seu público esteja com regularidade”, conclui Aline. 

  1. Seja consistente:

Há alguns anos, era possível postar de forma esporádica e ainda assim ganhar terreno. Contudo, o cenário é diferente na atualidade. “Quem busca consolidar sua trajetória e ficar na mente dos usuários precisa se basear na frequência das postagens, apoiado em um planejamento estratégico”, comenta Aline.

  1. Escreva legendas significativas:

Os textos são uma excelente oportunidade para iniciar uma conversa, agregar valor e formar conexões significativas. “É fundamental conhecer seu público e pensar na melhor forma de dialogar com ele. A partir de informações como gênero e faixa etária, é possível criar uma linguagem própria”, indica Aline. 

  1. Interaja com seus seguidores:

Frequentemente o perfil recebe curtidas e comentários em suas postagens. “É crucial estar conectado com os internautas e, portanto, é preciso interagir respondendo às dúvidas e curtindo as colocações, por exemplo”, finaliza Aline. 

Por fim, o Nube é seu aliado para te informar sobre as maiores tendências, não só corporativas. Por isso, conheça nossas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para ter acesso à opinião de diversos experts, com ângulos e experiências diferentes. Além disso, não se esqueça: conte sempre conosco para alcançar o sucesso!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe