Com a chegada da Covid-19, muitos estagiários, aprendizes e efetivos enfrentaram desafios para se adaptarem ao remoto. Agora, com a vacinação em massa e o mercado mais otimista, o obstáculo está na volta ao escritório. Pensando nisso, elencamos algumas dicas para facilitar esse retorno. 

A tecnologia se tornou aliada no retorno ao presencial 

Conforme um relatório da consultoria KPMG, 48% das entidades voltarão às atividades presenciais ainda este ano. Como foi no teletrabalho, as inovações se tornaram um diferencial para tornar os processos mais ágeis e acessíveis. Isso também vem acontecendo nessa nova fase da crise sanitária, na qual o controle vacinal e acompanhamento do bem-estar dos trabalhadores se tornou essencial. 

Para Everton Cruz, CEO da Mooh!Tech, esse será um momento de adequação de procedimentos. “A responsabilidade será coletiva e as organizações precisarão se adaptar de forma rápida usando as novas tecnologias como suas aliadas. Estar atento à saúde dos profissionais é um planejamento para ajudar, até mesmo, na diminuição de custos, considerando a possibilidade de períodos de licenças e afastamentos por doenças”, explica. 

Consoante ao especialista, em tempos de pandemia, os empreendimentos precisam compreender os novos obstáculos e o primeiro passo é a instauração de protocolos para receber os funcionários. “O planejamento pode fazer toda a diferença. Além disso, todo o controle pode ser realizado utilizando bancos de dados da própria companhia”, afirma o CEO. 

"A responsabilidade profilática deve ser um norte de todas as corporações neste momento. Não bastará apenas voltar às atividades sem pensar no próximo e como nossas ações afetarão o futuro", disse Cruz. Entre os fatos levantados por ele, a prevenção se mostra como medida para economia da receita, como é o caso dos encargos dos cooperadores doentes, ampliando o vírus e gerando um efeito dominó. Ademais, é crucial cuidar para evitar um esgotamento emocional de quem retornará. 

Dicas para tornar o retorno ao escritório mais assertivo 

De acordo com Henry Costa e Ed Beccle, fundadores do Glorify, existem maneiras de aprimorar esse momento, de modo a auxiliar gestores a ajudarem seus times a evitar a estafa ou demais situações complexas. Confira:

- Crie espaços para feedbacks:

Forneça canais para conversas e encoraje as pessoas a buscarem ajuda, caso seja necessário. Incentive a equipe a interagir sobre seus problemas profissionais em feedbacks de rotina. 

- Ofereça recursos para apoio psicológico:

Treinamentos de saúde mental podem ajudar o funcionário a enfrentar suas questões e se fortalecer, alcançando melhores resultados no dia a dia corporativo. Para isso, existem diversas formas de dialogar sobre o assunto com o público, seja por meio de ações pontuais, programas com especialistas ou ferramentas voltadas para o bem-estar, como é o aplicativo do Glorify. 

- Incentive a prática esportiva:

Embora a prática de esportes e atividades não estejam ligadas diretamente à dimensão empresarial, é perceptível como ajuda no desenvolvimento dos indivíduos. Portanto, incentive esse ponto entre o staff, ou até mesmo estudar uma língua estrangeira ou tocar algum instrumento, de modo a evoluir competências. 

- Promova uma cultura corporativa positiva:

É vital ter sintonia entre colegas, por isso, promover uma cultura corporativa para transmitir “segurança psicológica” e bem-estar é imprescindível. Ambientes com maiores níveis de estresse e ansiedade aumentam as perspectivas negativas e dificultam a resolução de adversidades.  

Por fim, fique ligado no nosso blog, pois diariamente compartilhamos indicações e sugestões para te ajudar a alcançar o sucesso, independentemente do seu momento na carreira. Além disso, contamos com as opiniões de diversos experts, assim, você se atualiza sobre o mundo com a visão de inúmeros ângulos e experiências. Não se esqueça: conte sempre com o Nube!

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