Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
voce-faz-pausas-no-trabalho

Você faz pausas no trabalho? 

Notícia | 09/03/2022

Giovanna Cavalli

Quem já está acostumado com ambientes profissionais cheios de responsabilidades, sabe bem valorizar aquele momento do cafezinho. O importante é a pausa para literalmente “dar um tempo”, “recarregar as baterias” e conseguir voltar para a estação de trabalho renovado. Se você é estagiário ou aprendiz, comece sua jornada no mercado já sabendo sobre esses benefícios.

Promova hábitos saudáveis na equipe

Apesar da maioria das empresas já possuírem um espaço reservado para o café ou descompressão, poucas entendem a fundo a importância disso para o time e a corporação como um todo. “Não se trata de um lugar para se distrair ou apenas se afastar do serviço, mas é um recinto de convivência para promover a comunicação e integração entre as pessoas. A iniciativa é simples, de pouco custo, porém causa um efeito favorável ao bem-estar, saúde e satisfação dos contratados”, diz a consultora de RH e especialista em desenvolvimento de pessoas, Kelly Stak.

O hábito saudável estimula ainda o compartilhamento de ideias. “Além disso, é uma ótima maneira de engajar e facilitar o relacionamento entre os contratados, mesmo mantendo o distanciamento e todos os cuidados necessários com a Covid-19. Sobretudo, conversar auxilia na troca de conhecimentos e informações”, complementa a especialista.

De acordo com levantamento da Harvard Business Review, funcionários infelizes rendem 18% menos, causam 49% mais acidentes laborais, geram 16% menos lucro e ainda são responsáveis por um aumento de 37% nas taxas de absenteísmo. “Com base nisso, o setor de recursos humanos (RH) deve utilizar cada vez mais estratégias assertivas para garantir o comprometimento”, afirma o CEO e fundador da Qranio, Samir Iásbeck.

Promova ações internas

Todavia, para essa “estratégia” funcionar como planejado é fundamental tomar alguns cuidados. “Os internos precisam entender o objetivo do local, o qual não é para a ‘famosa escapadinha’ para as redes sociais e celular. Por isso, além de ser agradável, a sugestão é ser visível para evitar comodismo, pois seria uma boa oportunidade de virar a ‘central de fofocas da firma’, a já conhecida ‘rádio peão’, alerta Kelly.

Portanto, várias atividades exigem muita concentração e, se não houver um intervalo, todo esforço se torna improdutivo. Por isso, segundo a consultora, é preciso tratar do bem-estar dos talentos para evitar o baixo rendimento, o qual pode adoecer, desfalcar a equipe e gerar despesas.

Essa estafa é um dos principais fatores problemáticos enfrentados pelas companhias hoje. De acordo com a pesquisa da ISMA-BR, representante brasileira da Associação Internacional de Administração do Estresse, 72% dos trabalhadores brasileiros sofrem de alguma sequela da exaustão. O percentual deles com Burnout, por exemplo, é de 32%.

Além da iniciativa estrutural, incentivar pequenas mudanças de hábitos podem contribuir para deixar a mente em ordem. Afinal passamos grande parte dos dias no ofício. Então, vantagens como terapia, apoio de experts e benefícios voltados à saúde mental são também excelentes meios de estimular e valorizar seus cooperadores.

Embora o tema seja ainda um desafio, cada vez mais os gestores devem atentar-se para a potencialidade disso. Afinal, é possível obter ganhos tanto na qualidade de vida dos contratados, quanto financeiros para entidade diminuindo o turnover, por exemplo.

Sendo assim, invista nas pessoas! Para isso, continue acompanhando nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e contamos com a participação de diferentes especialistas. Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe