Uma coisa é fato: o sentimento de pertencimento transforma as interações entre colegas, a dedicação e os resultados alcançados pela equipe. Com ele, estagiários, aprendizes e efetivos se sentem especiais e realmente parte do negócio. Quando isso acontece, é consequência de estratégias bem elaboradas, mostrando uma valorização do trabalho e envolvimento nas decisões. Sendo assim, cada vez mais, se torna essencial investir em uma melhora do clima organizacional. 

Qual sentimento você quer despertar em seus colaboradores? 

Consoante à Thalita Aben Athar, gerente de atendimento na MCM Brand Experience, “durante a pandemia, muitos funcionários entraram para o time das empresas, porém nunca houve um contato presencial. Com a retomada se tornando uma realidade mais tangível, a cada dia, é o momento de falar de reencontros ou, até mesmo, de primeiros encontros, mas principalmente refletir sobre o pertencimento, pilar fundamental dentro das relações profissionais”, afirma. 

Afinal, como é esse sentimento? Para muitos, a carreira corresponde ao maior objetivo de vida. Nesse sentido, o investimento intelectual, senso colaborativo e a dedicação fazem parte do comportamento de quem deseja ser notado e inserido na dimensão corporativa. Quando as relações se estreitam, positivamente para todos, é natural o desenvolvimento dessa emoção, ocorrendo gradativamente e de forma confortável. Isso diz respeito a se sentir no lugar certo e exercendo tarefas construtivas. 

Para alcançar esse nível de satisfação, não basta apenas estar disposto, a companhia também é responsável por produzir e estimular esse estado de espírito. “Eventos e ações de reconhecimento pelo seu esforço são muito bem-vindos”, sugere Thalita. “Para isso, não existe receita mágica, mas dedicação, compreensão e tempo. É recomendado um prazo entre 30 e 40 dias para começar o planejamento. Escolher o momento e horário apropriado também é uma peça-chave para ter um bom desempenho e alto engajamento”, finaliza. 

É preciso ouvir seu colaborador! 

Outro ponto essencial, também motor desse tema, é a compliance - ato de cumprir regulamentações estabelecidas pela corporação. Quando o cooperador entende sua importância e consegue seguir esse padrão, ele se sente dentro das especificidades de onde atua, de modo a também promover essa conduta. Um exemplo para ouvir e entender como está o clima interno é o canal de denúncias. “Ele é uma ótima alternativa para promover uma cultura ética e de valor dentro da organização”, pontua Renato Almeida, sócio da S2 Consultoria.

Ademais, dessa forma, é possível entender se algo está impróprio. “Afinal, quando um colaborador se sentir ameaçado ou sofrer alguma injustiça, pode recorrer para ajudar a solucionar o seu problema”, ressalta Almeida. Assim, há a oportunidade de interferir antes de transformar alguma atitude em um processo judicial, prejudicando a saúde mental dos envolvidos, a ocupação em si e a reputação, confiança e credibilidade da marca mediante ao mercado. 

Pensando nisso, Almeida selecionou algumas dicas para ajudar você a implementar esse meio de comunicação na sua instituição. 

- Crie e compartilhe um código de conduta

“É um documento para orientar sobre os comportamentos aceitos”, comenta o sócio da S2 Consultoria. Afinal, é preciso considerar a individualidade e percepção única de cada indivíduo, por isso, é essencial ter um relatório fixo para consulta recorrente. 

- Escolha um canal 

“Ele deve ser bem organizado. O processo não pode ser bagunçado, tampouco, não funcionar corretamente”. Por isso, estabeleça uma política prévia de como a denúncia acontecerá e quem avaliará essa questão, de preferência, crie um comitê. 

- Promova campanhas 

Invista em uma boa divulgação, nos murais de comunicação interna, nos grupos e demais meios. “Campanhas humanizadas, como ‘dedo duro do bem’, são ideias inteligentes para mostrar como as situações abusivas não podem acontecer”, conta Renato. 

Com o objetivo de tornar o ambiente profissional mais confortável para os envolvidos, o Nube é seu aliado! Diariamente, compartilhamos dicas e sugestões de diversos especialistas para te ajudar a melhorar o clima organizacional, bem como, alavancar os lucros. Confira nossos cursos gratuitos e não se esqueça: conte sempre conosco!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe