Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-o-intercambio-pode-determinar-os-rumos-da-vida-adulta

Como o intercâmbio pode determinar os rumos da vida adulta 

Notícia | 04/03/2022

Vinícius Lima

A adolescência é uma fase da vida de muitas dúvidas, questionamentos e descobertas. Um dos grandes desafios dos jovens no período é o sentimento comum de se verem perdidos, desmotivados e inseguros com relação ao futuro. Por isso, fazer um intercâmbio pode ajudar e muito, a mudar essa situação. Inclusive, é uma ótima experiência para colocar no currículo e se destacar em vagas de estágio, jovem aprendiz ou até mesmo em outras fases da carreira. 

Vantagens da prática

“Quando um indivíduo viaja para um lugar desconhecido, com outros hábitos e cultura, ele ganha vivência de mundo, amadurece e aprende na prática muito além de um novo idioma” – resume a CEO da Eagle Intercâmbio, Arleth Bandera. Além das mudanças comportamentais causadas nesse período em um país estrangeiro e longe dos pais, o currículo profissional também ganha outro status

Justamente por conta disso, muitos pensam em passar por essa vivência. Para se ter uma ideia, de acordo com estudo do Nube, 73% dos mais novos pretendem ter essa possibilidade algum dia e outros 16% já estão juntando recursos financeiros para alcançar esse objetivo. 

Quem já passou por essa possibilidade

Prova disso é Luana Reis. Aos 16 anos, aproveitou a chance de concluir o ensino médio fora do Brasil e fez o high school em uma cidade de 1,5 mil habitantes chamada Evadale, no Texas. “Sonhava com Nova York, imaginava minha vida sendo como nos filmes americanos e eu acertei, porém eu vivi um longa metragem no interior do Texas”, conta. 

O cenário e vida tida como padrão lá fugia de seu repertório e bagagem. “Tudo era diferente da minha realidade, eu estava acostumada com São Paulo, cidade grande, com prédios e muitas pessoas. Lá, eu tinha de acordar cedo para dar comida para as galinhas, eu aprendi a andar de cavalo e, o mais importante, aprendi como a felicidade não está no lugar onde você mora, mas sim em nós mesmos”, aponta. 

A situação atual tem mais otimismo

O momento está mais propício, hoje, para embarcar com tudo nessa caminhada. Isso porque, após os dois anos de pandemia, há mais flexibilização com a promessa otimista de controle da crise sanitária. Antes do vírus pegar o mundo de surpresa, o número de intercambistas brasileiros não parava de aumentar. 

De acordo com o levantamento “Selo Belta 2020”, com dados referentes a 2019, cerca de 386 mil estudantes deixaram o território nacional para explorar conhecimentos no exterior. O número representava, até então, um crescimento de 5,8% em relação ao apontamento realizado anteriormente. 

Vantagens da experiência

Luana aproveitou a experiência de todas as maneiras, incluindo as dificuldades iniciais de adaptação e a saudade de casa. Além disso, a grade curricular para esse  tipo de passagem costuma ser recheada de atividades extracurriculares facilitando o entrosamento e o aprendizado. 

Como planejar um intercâmbio pós-pandemia?

Ela pôde retornar aos Estados Unidos alguns anos depois, com a sua mãe e seu irmão caçula e dessa nova viagem, surgiu a Eagle Intercâmbio. “Quando fui, saí da minha zona de conforto, melhorei a fluência no inglês e descobri novos interesses e, com isso, faço questão de atuar auxiliando pessoas como eu a vivenciarem a mesma coisa”, conta. 

Evidentemente, existem os impasses a serem ultrapassados. “Claro, temos os ‘perrengues’ e a falta da família ou do lar bate, mas todos os obstáculos são superados quando nos conscientizamos de tudo a aprender e conhecer, além do quanto evoluímos nessa jornada”, reforça Luana.

Por que fazer intercâmbio?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete