Desde a chegada da pandemia, estudantes, estagiários, aprendizes e efetivos vivem momentos instáveis, frágeis diante da situação socioeconômica brasileira. Ou seja, o emocional, por vezes,  tem sido impactado de forma negativa. Com a vacinação em massa e a retomada ao presencial, tornou-se ainda mais necessário buscar meios para dar a volta por cima, tanto em contexto profissional quanto pessoal. Nesse sentido, a meditação é uma prática cada vez mais visada pelas empresas, pois traz bons resultados em todos os aspectos. 

A saúde mental do colaborador também é responsabilidade da empresa 

Segundo Adriana Drulla, mestre em psicologia positiva pela Universidade da Pensilvânia, “podemos pensar na nossa saúde mental como uma balança com dois pratos. No primeiro, está o peso dos seus problemas. No segundo, estão os recursos para você lidar com estas questões. Quando dito isso, entenda tanto como a ajuda de um colega de trabalho ou de um fornecedor - mecanismos externos - quanto a prática do autocuidado, respiração e exercício físico - internos”, afirma. 

- Para termos saúde emocional:

Para Adriana, em um mundo no qual temos pouco controle sobre os obstáculos enfrentados, é preciso investir em dois pontos. “Primeiro, na interpretação feita sobre os desafios - precisamos nos certificar de não aumentar o problema, ruminando excessivamente, acreditando em teorias trágicas e irracionais. Segundo, devemos desenvolver artifícios para lidar com a realidade”, aconselha. 

- Pelo lado da empresa: 

Além disso, a psicóloga também destaca o quanto é importante investir na saúde mental do colaborador, de modo a oferecer subsídios para eles darem conta do amanhã sem se entregarem para a ansiedade. “Por exemplo, profissionais perfeccionistas podem considerar-se pouco competentes. Isto trará o sentimento de não ter instrumentos para lidar com as adversidades enfretadas”, ressalta Adriana. 

Segundo uma pesquisa realizada pela Wellable, foi constatado uma grande parte de corporações investidoras em medidas para a melhoria do bem-estar dos cooperadores. Dessas, 67% oferecem programas de assistência aos empregados; 46% valorizam métodos de educação em saúde mental, tais como palestras e treinamentos; 30% adotam escalas de trabalho mais flexíveis e 39% pregam o acesso à plataformas digitais especializadas.

Ademais, as práticas de mindfulness - exercícios para a melhoria da capacidade de atenção e concentração - estão sendo encaradas como alternativas proveitosas. Inclusive, muitos espaços de coworking já oferecem essas realizações guiadas para seus frequentadores. 

Meditação: uma alternativa viável 

Seu principal objetivo é ajudar as pessoas a estarem mais conscientes do seu aqui e agora, criando um cotidiano saudável e com qualidade. Conforme dados do Gympass Data Hub, no Brasil, houve um crescimento de 35,6% na utilização de aplicativos ligados à nutrição, hábitos melhores, educação financeira e outros cuidados consigo mesmo. Ou seja, gradativamente, os usuários estão em busca de melhores costumes.

Consoante a Gözde Ertekin, diretora de conteúdo da Meditopia, “a consciência nos ajuda a explorar o nosso verdadeiro eu, ensinando sobre a possibilidade de estarmos presentes em cada momento da vida, mostrando uma maneira completamente diferente de interagimos com nossas emoções e pensamentos. Sua eficácia tem sido demonstrada em numerosos estudos. Uma prática regular pode trazer mais felicidade, saúde, equilíbrio e gratidão”, explica. 

De acordo com a Gympass, a meditação ajuda em:

infografico 03-03-22

  • Redução do estresse
  • Sono regular e de qualidade
  • Relacionamentos saudáveis e comunicação melhor
  • Maior concentração 
  • Aceitação e autoconhecimento

Aqui, no Nube, temos um programa diário de meditação e alongamento, no qual todos os funcionários são convidados a relaxar para alcançarem melhores resultados. Afinal, o descanso e o ócio também são produtivos. Por fim, continue nos acompanhando para receber mais dicas e opiniões de diversos especialistas. Além disso, não se esqueça: conte sempre conosco! 

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe