Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
entenda-sobre-a-mudanca-nas-vagas-e-no-perfil-profissional

Entenda sobre a mudança nas vagas e no perfil profissional 

Notícia | 02/03/2022

Giovanna Cavalli

O conceito de carreira está sofrendo profundas transformações. Nesse sentido, as vagas, habilidades necessárias pelo mercado e o perfil do profissional também estão em mudanças para se adequar à nova realidade. Então, estagiários, aprendizes e trabalhadores em geral precisam estar atentos a essas alterações.

As novas tendências

A necessidade de isolamento em função da pandemia contribuiu para acelerar no país a adoção do home office e do modelo híbrido. Para se ter uma ideia, no início de 2021, o Brasil tinha 7,9 milhões de pessoas atuando a distância, segundo dados da última Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Essa situação mudou as expectativas do departamento de recursos humanos (RH) a respeito das contratações. Competências associadas à organização pessoal e à capacidade de entrega descentralizada passaram a ser cada vez mais demandadas.

Para a especialista e gestora de RH da JET, Camila Couto, é preciso preparar lideranças para identificar esses pontos. “Hoje, temos colaboradores espalhados pelo Brasil. Por isso, os gestores devem ficar ainda mais alerta às questões emocionais da equipe, trazendo as demandas ao RH. Precisamos falar dos sentimentos gerados com a crise sanitária, como medo e ansiedade e as entidades devem criar espaços para os indivíduos se sentirem acolhidas”, diz.

Muitos se ajustaram e não desejam voltar, pois ganharam benefícios e não querem perder, como o ganho de qualidade de vida. “Isso fez os profissionais desenvolverem aptidões mais fortes de comunicação, relacionamento, organização e planejamento. Devem ter a iniciativa de buscar relacionamentos quando precisam de ajuda, devem se expressar e ter proatividade para dar os primeiros passos. Enfim, destacaram-se aqueles com perfil multitarefa e foco em resultados, dentro de prazos”, complementa a gestora.

A colaboradora da JET, Mayara Sueto atua há sete meses totalmente remota, ela vive em Marília, enquanto o escritório fica na capital. “Vou para a sede, em média, uma vez por mês. Meu rendimento é muito maior quando estou em casa e os encontros no prédio são voltados para contato humano - não para o ofício em si”, comenta.

O surgimento de novas profissões

O crescimento da quantidade de sujeitos conectados criou uma nova figura no organograma de muitas companhias. O CRWO (Chief Remote Work Officer na sigla em inglês), é o responsável pela estrutura de operação híbrida ou remota. São indivíduos dedicados em todo o tempo em pensar e executar a estrutura descentralizada nas instituições com foco em aspectos como tecnologia, segurança da informação, cultura organizacional e automação de processos.

Para o CEO da Netglobe, Renato Batista, aos poucos as corporações têm conseguido estruturar o funcionamento das atividades para seus funcionários conseguirem aproveitar todas as novas perspectivas. “A conexão é o presente e o futuro e isso influenciará até o perfil dos talentos independentemente. Tudo acontece a partir de ligações estabelecidas”, conclui.

Continue acompanhando nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e contamos com a participação de diferentes especialistas. Assim, você destaca a sua corporação em meio ao mundo empresarial. Assista também ao programa Conexão Ilimitada da TV Nube: a pandemia e os desafios do novo normal. Conte com o Nube!                                                                                                                                                  

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete