Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
falar-ingles-e-fundamental-no-mercado-de-tecnologia

Falar inglês é fundamental no mercado de tecnologia 

Notícia | 28/02/2022

Rodrigo Barreto

Dominar o inglês tem sido cada vez mais relevante em nossas vidas. Para quem busca um emprego, esse requisito é fundamental. Em algumas áreas essa exigência é ainda maior, como no caso da tecnologia. Alguns hábitos do cotidiano podem ajudar nessa missão, como assistir a séries e filmes, leitura e música. Sendo assim, é essencial praticar para evoluir nessa competência e conquistar uma oportunidade de estágio ou aprendizagem.

Como melhorar seu inglês

Quem tem o desejo de seguir uma profissão com a necessidade da fluência no idioma, precisa do conhecimento e também de estar sempre treinando para não perder o ritmo e melhorar o nível. “Hoje, no mercado de trabalho voltado para a área de tecnologia, é muito importante o domínio do inglês. Entretanto, ainda há uma carência muito grande dessa habilidade”, a responsável pela aquisição de talentos da Ioasys, Olívia Louzada.

Para o gerente de conteúdos do PES English, Luiz Fernando Schibelbain, os erros - ou tentativas de acerto - na hora de falar não são motivo para não praticar. “Quando aprendemos uma nova língua, treinar com quem está pelo menos um nível acima é fundamental para consolidar e aumentar o vocabulário. Cometer pequenos deslizes de gramática ou pronúncia é normal. O importante é se comunicar”, afirma.

Nesse sentido, o especialista aponta sete dicas para destravar de vez o inglês:

1- Autoconfiança é tudo: confie em seus estudos. Tudo isso é linguística para garantir uma boa performance na hora de dialogar. Boa parte da desenvoltura está na autoconfiança. Nunca duvide de si mesmo. Inclua gestos e faça perguntas.

2- Pratique sozinho: “uma boa estratégia é gravar a si mesmo enquanto tenta contar uma história, por exemplo. Depois você pode ouvir e encontrar pontos de melhoriar”, aconselha Schibelbain.

3- Não é preciso ter pressa: tente desacelerar enquanto fala, assim seu cérebro terá tempo de pensar e os possíveis desvios se tornarão cada vez menos frequentes.

4- Errar é normal: “cometer erros é natural, até mesmo em português. Então, não se culpe e nem se preocupe em ser perfeito na hora da conversação”, ressalta.

5- Leia em voz alta: vale usar livros, jornais, revistas, artigos da Internet e até letras de músicas. Isso ajuda a treinar e a encontrar palavras, expressões ou sons com grau maior de dificuldade.

6- Cante em inglês: ouvir a pronúncia de falantes nativos ajuda muito. Então, solte a voz com suas canções favoritas.

7- Vá em busca de vocabulário: há sempre muitas formas de dizer a mesma coisa. Pesquisar sobre elas aumenta seu vocabulário e tem impacto significativo na maneira como você se comunica.

 

Termos no setor de tecnologia

Profissionais com essa competência tendem a receber salários mais altos e subirem de cargos. No entanto, pensando com a cabeça de gestor, é interessante todos da equipe terem essa capacidade. “Para contribuir com a mudança deste cenário, nós incentivamos os colaboradores a desenvolverem essa proficiência oferecendo um curso de inglês in company, 100% custeado pela empresa”, destaca Olívia.

Sendo assim, veja alguns exemplos de termos utilizados no dia a dia corporativo na área de TI:

Hash table: é uma estrutura de dados bastante usada na área de Ciência da Computação. Ela associa chaves de pesquisa a valores. Seu objetivo é fazer uma busca rápida e obter o valor desejado.

Troubleshooting: é uma forma de analisar ou solucionar um problema. Esse fluxograma indica os possíveis problemas de um produto, processo ou sistema operacional. Além disso, ele também mostra quais as causas e como proceder diante de cada adversidade.

Integrated Development Environment (IDE): um software bastante utilizado por desenvolvedores. Ele fornece diversos recursos aos programadores, ajuda na elaboração de aplicações e facilita diversos processos.

Cloud-based: esse termo se refere a aplicativos, serviços ou recursos disponibilizados por um provedor de computação em Nuvem para usuários por meio da Internet.

Scripting language: uma linguagem de programação usada em um sistema de tempo de execução. Ela automatiza e agiliza a execução de tarefas.

Portanto, é fundamental obter esse conhecimento para atuar com tecnologia. Esse mercado está em amplo crescimento e cada vez mais surgem oportunidades no Brasil e fora. Dessa forma, é uma grande chance para quem domina outro idioma.

Se qualifique e esteja sempre em evolução para sair na frente dos concorrentes. Caso busque uma oportunidade de estágio ou aprendizagem, acesse o nosso painel de vagas.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete