Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
o-prejuizo-da-falta-de-uma-comunicacao-eficiente

O prejuízo da falta de uma comunicação eficiente 

Notícia | 24/02/2022

Giovanna Cavalli

A comunicação é essencial para o desenvolvimento profissional e, inclusive, pessoal. Com o isolamento social causado pela pandemia, por exemplo, muitas pessoas enfrentaram desafios e dificuldades nos relacionamentos. Por isso, entenda a importância de uma boa desenvoltura ao se expressar, principalmente, se você está em busca de uma vaga de estágio ou aprendizagem.

Passo a passo para melhorar a sua comunicação

Recentemente, em um dos episódios do reality show Big Brother Brasil (BBB 22), uma participante “perdeu a cabeça” durante uma dinâmica do programa e arcou com as consequências. “Infelizmente, essa explosão, seja ela interna ou externa, traz efeitos, podem ser leves ou graves, por isso é fundamental aprender a controlá-la”, esclarece a gestora de carreiras e desenvolvimento humano, Madalena Feliciano.

Essas dificuldades em dialogar e apresentar seus ideais e posicionamentos são enfrentadas por grande parte da população. Contudo, isso pode ser corrigido. Nesse sentido, a especialista elencou algumas dicas. Veja:

infográfico 24-02-22

Invista em autoconhecimento - reflita sobre seus sentimentos e emoções e coloque no papel seus pontos positivos e negativos. Inicie com uma mudança de atitude e postura. No começo pode ser desafiador, mas aos poucos, tudo fluirá bem melhor.

Perceba quais são os gatilhos - fez alguma coisa a qual não agradou a si mesmo? Pare e pense: por que agi desta forma? “É uma pergunta a ser feita constantemente. Busque observar as circunstâncias as quais te tiram do eixo”, ressalta Madalena.

Desenvolva a empatia - aprenda a se colocar no lugar do outro. Se ele te ofendeu ou te tirou do sério, respire e reflita. Dessa forma, talvez você até aprenda mais sobre as pessoas e como lidar com elas.

Entenda a realidade - não estamos no controle de tudo, logo, foque nas situações favoráveis e pare de reclamar, julgar, acusar, apontar, não ajudará em nada. Tente entender as lições tiradas daquilo e como agir diferente no futuro.

Seja gentil consigo mesmo - você é humano e errar faz parte. “Só não podemos insistir nas falhas. Ademais, pratique exercícios, faça meditação e tenha um hobby, isso ajudará muito”, complementa a gestora.

Desenvolva a inteligência emocional - essa habilidade é a maior responsável pelas nossas conquistas e pelas nossas derrotas, sendo assim, trabalhá-la diariamente trará grandes benefícios para a vida pessoal, profissional e saúde mental.

Procure ajuda - “hoje em dia, existem diversas terapias breves, cursos e treinamentos para ajudar no autoconhecimento e perceber a raiva, a mágoa, a culpa. Certamente essa ação o levará para um outro nível, assumindo de vez o controle da situação”, finaliza Madalena.

O reflexo do relacionamento interno nas corporações

Esse assunto inclusive reflete na diálogo interno eficiente nas corporações para propiciar um ambiente mais saudável e colaborativo, propenso à criatividade, ao trabalho em equipe, à inovação e, consequentemente, a melhores performances e resultados. “A forma de trabalhar está mudando e as empresas precisam buscar meios de manter esse fator em dia dentro dos novos cenários trazidos pela transformação digital”, explica o CEO da Colaborativa, Ricardo Kudla.

Segundo pesquisa do The Institute of Internal Communication (IoIC), apesar dos desafios apresentados pelo vírus, os profissionais incumbidos por essa comunicabilidade se esforçaram para aumentar o engajamento do time. Inclusive, enquanto estes experts costumavam ser vistos como um simples apoio a outras áreas e os CEOs agora os entendem como parceiros, os quais têm um papel proativo na continuidade dos negócios.

Continue acompanhando nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e contamos com a participação de diferentes especialistas. Assim, você destaca a sua corporação em meio ao mundo empresarial. Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete