Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
a-integracao-do-time-na-volta-aos-escritorios

A integração do time na volta aos escritórios 

Notícia | 18/02/2022

Giovanna Cavalli

Muitas entidades estão optando por retornar aos escritórios, de forma híbrida ou não, variando de acordo com necessidades e interesses. Essa conjuntura exige diversas medidas das corporações: saúde, comunicação, espaço físico, etc. Logo, fique atento para receber bem seus estagiários, aprendizes e efetivos.

Por onde começar?

Passado o susto inicial da pandemia, as pessoas se adaptaram muito bem à nova realidade e, agora, tanto empresários quanto colaboradores se sentem confortáveis e favoráveis aos modelos modernos. No entanto, a volta se faz necessária e, ao mesmo tempo, a integração e engajamento dos times se tornam um desafio.

Pensando nisso, a presidente da International Coaching Federation (ICF), Cândida Semensato, elencou algumas dicas para ajudar gestores no entrosamento dos seus times. Veja:

Humanize as relações: promover encontros e estimular a troca de ideias entre funcionários e líderes é fundamental para manter as expectativas alinhadas. “O teletrabalho de certa forma distanciou os indivíduos, mas também pode enriquecer muito a nova relação laboral, com as perspectivas e dinâmicas diferentes de cada membro”, explica.

Treinamento: o coach, por exemplo, saberá apoiar o líder e seu grupo para o mesmo objetivo, criando situações colaborativas com propósito comum, metas identificáveis e mensuráveis. “Assim, constroem-se ligações sólidas, em um espaço seguro, de confiança, e energizante por meio do diálogo e também da definição clara das funções individuais, focando nos resultados e, ao mesmo tempo, desenvolvem-se habilidades e competências”, analisa a dirigente.

Cuide da saúde mental: fomos obrigados a passar por transformações abruptas, a começar pelos locais de ofício. “O cenário de transições, incertezas e a pressão natural por entregas são um terreno fértil para crises de ansiedade e aumento do estresse. Por isso, há necessidade em acompanhar o bem-estar mental de todos e, ao menor sinal de não conformidade, é fundamental buscar ajuda profissional”, avalia Cândida.

Mantenha uma escuta ativa: ser ouvido aumenta a confiança. “É o chamado employee listening, a técnica utiliza os feedbacks e ideias de funcionários para engajar os times de acordo com os objetivos da entidade”, continua a presidente da ICF.

Integração consciente: após um longo período distantes, é importante todos estarem “na mesma página”, com regras bem definidas e protocolos sanitários rígidos. “No início, o mais recomendado é o regresso gradual, com escalonamentos para evitar um grande contingente de pessoas no mesmo local”, conclui a líder.

Para a gerente de atendimento na MCM Brand Experience, Thalita Aben Athar, é comum dentro das corporações observar um grande empenho e cuidado ao planejar ações para se posicionar diante do mercado. Todavia, é de extrema importância valorizar quem esteve com você nesses mais de 24 meses. “A equipe olhou para frente e se comprometeu em fazer acontecer, agora merece ser prestigiada e reconhecida pelo seu esforço e dedicação. Eventos e ações de reconhecimento e agradecimento são muito bem-vindos”, sugere.

Então, não espere por cenários novos, faça isso agora. “Muitas instituições já planejam sua retomada total, mas há casos nos quais o espaço físico, inclusive, pode deixar de existir. Afinal, os formatos adquiridos nesses últimos tempos, on-line e híbrido, ganharam força e vieram para ficar”, finaliza Thalita.

Portanto, será determinante para as companhias acelerarem os esforços tanto em tecnologia, quanto em capacitação dos responsáveis em competências digitais e socioemocionais. Muitas instituições adotaram o mindfulness - como o Nube - e outras trouxeram terapia para os internos. Tudo isso, reflete e auxilia a administração remota com assertividade e alto desempenho e, sobretudo, cativa mais o staff.

Continue acompanhando nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e contamos com a participação de diferentes especialistas. Assim, você destaca a sua corporação em meio ao mundo empresarial. Conte com o Nube!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe