Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
freelancer-conheca-as-oportunidades-em-alta

Freelancer: conheça as oportunidades em alta 

Notícia | 17/02/2022

Laura Pereira

Segundo uma pesquisa, realizada pela Bare International em 2021, 60% dos empregados do país estavam fazendo algum tipo de bico para complementar a renda. Seja como fonte principal ou mesmo ganhos extras, cada vez mais, estudantes, estagiários, aprendizes e CLTs estão aderindo ao trabalho freelancer. A tendência é um aumento significativo para este ano, por isso, é essencial conhecer quais oportunidades estão em alta. 

Criatividade é essencial para qualquer freelancer

A demanda por novas competências é latente, principalmente, com as evoluções tecnológicas. É preciso levar em conta uma evolução contínua, sem expectativas de desaceleração, pois as inovações acontecem a todo instante. Nesse sentido, para conquistar as diversas possibilidades oferecidas pelo mercado de trabalho, é preciso se manter sempre atualizado. 

Um estudo da Adobe, em parceria com o LinkedIn e Civitas Learning, foi elaborado para entender o impacto do desenvolvimento de habilidades na formação dos jovens em universidades. “O objetivo era medir os efeitos da integração das aptidões criativas e da aprendizagem digital nos cursos de ensino superior e o impacto disso na carreira”, explica Karollyne Souza, channel account manager da Adobe.

Além disso, a pesquisa também detalha a análise do conceito de criatividade por intermédio de dados globais do LinkedIn, reforçando ainda mais o efeito tangível dessa maestria para a profissão. O volume de funcionários com expertises criativas cresceu 78% nos últimos dois anos e novos graduados, em várias funções e segmentos, garantiram salários iniciais de 3% a 16% mais altos quando incluíram esses conhecimentos em seus perfis na rede social. 

Consoante à Pal Petrone, porta-voz do LinkedIn, “o surgimento da inteligência artificial está tornando os talentos sociais cada vez mais importantes, porque são justamente aquilo não automatizado pelos robôs”. Por isso, gradativamente, para conquistar uma chance, é preciso investir em “fortalecer a capacidade de comunicação, liderança, motivação, flexibilidade, persuasão e trabalho em equipe”, complementa. 

“Em suma, ter essas habilidades é essencial para o sucesso”, destaca Karollyne. “Essa demanda tem aumentado na força de trabalho nos últimos cinco anos e exibir essas qualidades em um perfil no LinkedIn pode contribuir para a melhoria da trajetória”, conclui.  

Profissões em alta em 2022

Com essa multiplicação de possibilidades, Walter Vieira, CEO da Closeer, startup responsável por ofertar vagas temporárias de autônomos por meio de um aplicativo, elencou quatro cargos em alta, com demandas expressivas de procura. 

  1. Camareira: 

Segundo a Closeer, o número de oportunidades cresceu 386% durante o período avaliado. “Como o setor hoteleiro é um dos maiores quanto à operação dessa maneira, é normal esse surgimento considerável de vagas, considerando o período de retomada do turismo. Por outro lado, apresentam muita dificuldade de preenchimento, pois falta mão de obra qualificada”, ressalta Vieira. 

  1. Ajudante geral: 

“Esta função faz parte de diversos setores, por isso está em alta”, seu aumento foi de 376%.

  1. Garçom/Garçonete:

Por se tratar do mercado de foodservice, um dos mais visados, a multiplicação de chances, nos últimos meses, foi de 180%. Para o CEO da Closeer, esse movimento já era esperado, considerando a crise sanitária em sua realidade mais otimista. 

  1. Ajudante de cozinha:

“Aqui vale o mesmo da função anterior. Muitos restaurantes tiveram de demitir seus quadros durante o período mais crítico da pandemia. Como agora eles precisam reforçar e se reorganizar para voltar rapidamente, na reta final do ano passado, a demanda chegou a 168% a mais”, comenta Vieira. 

Por fim, o Nube reconhece o quanto a criatividade é essencial para encontrar soluções mais assertivas e adequadas às inovações atuais, uma competência cada vez mais procurada pelas companhias. Além disso, se você quer ampliar seus horizontes, também compartilhamos diversas oportunidades de estágio e aprendizagem. Confira nosso Painel de Vagas, cadastre seu currículo e encontre a ideal para o seu perfil! Conte conosco para ter sucesso em sua carreira!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete