Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
trabalho-voluntario-traz-beneficios-pessoais-e-profissionais

Trabalho voluntário traz benefícios pessoais e profissionais 

Notícia | 16/02/2022

Vinícius Lima

A pesquisa do Itaú Social e Instituto Unibanco realizada pelo Datafolha no último mês de dezembro aponta um interesse no voluntariado em 71% dos brasileiros. A iniciativa espontânea é ainda mais necessária com a pandemia da Covid-19 e, com as confirmações de novos casos da variante Ômicron, o auxílio é ainda mais urgente. 

No contexto da crise sanitária vivida atualmente, a realidade é cruel para muitos: “sem emprego, sem comida, sem teto. Portanto, toda e qualquer forma de ajuda é válida”, afirma a enfermeira Uyara da Conceição. Ela encontrou uma instituição para ser auxiliar por meio da plataforma do Instituto Conecta Brasil.

Não tem preço

No mês de fevereiro, dado o aumento da nova cepa, o Conecta está com campanhas de ‘Combate ao Covid’ abertas, como da instituição goianiense Núcleo Mãe Dolorosa. Essa é apenas uma das milhares de possibilidades de atuação com a filantropia, seja para o auxílio de humanos, animais ou a natureza.

Uyara, inclusive, é um exemplo de quem exerce esse tipo de atividade em sua própria área de atuação, pois atua auxiliando mães na área da saúde, na organização Projeto Amor de Mãe. “Percebo como a prática me proporciona mais experiência e qualificação na minha profissão e ainda tenho o enorme benefício de exercer minha humanidade... são trocas sem preço”, conta.

Nem sempre o projeto está ligado à sua profissão

Já a estudante Maria Eduarda Vasquez se dedica a um setor diferente daquele de seus estudos, mas confirma sentir muita satisfação ao agregar suas qualidades em prol do próximo. Ela aconselha a todos a prática, afinal, pequenos atos fazem toda a diferença. “O mínimo detalhe pode ser a única esperança para quem recebe. É um ato de amor e de respeito com o próximo”.

De acordo com Lina Bocchi, analista de relacionamento do Instituto Conecta Brasil, o trabalho voluntário permite o aperfeiçoamento de habilidades únicas. Dentre os ganhos, estão não só a sensibilidade de olhar o outro com empatia, mas também o favorecimento da atenção aos detalhes, escuta ativa, senso de pertencimento, altruísmo e solidariedade. 

Satisfação e network

Ainda para a analista, diversos outros critérios são favorecidos internamente. “A pessoa passa a se preocupar com propósito, engajamento e valores. Cria-se zelo e vontade de buscar alternativas extras para solucionar situações-problema para ajudar os outros”, compartilha. 

Para Tom Peters, escritor e economista americano especializado em práticas de gestão de negócios, cercar-se de pessoas diferentes é um ponto fundamental para a evolução profissional. Nesse sentido, participar de programas desse tipo é um ótimo exemplo. “A atuação ajuda no desenvolvimento de competências como liderança, comunicação e resolução de problemas e trabalho em equipe”, conclui Bocchi.

Iniciativas dentro dos empreendimentos têm aumentado

Talvez por esses motivos tantas corporações valorizam cada vez mais em seus times a contratação de indivíduos envolvidos com boas causas, seja em tempo ou doações. Inclusive, é notável o crescimento da vertente da cultura do voluntariado empresarial no Brasil. 

A adoção de práticas ESG (sigla em inglês que significa Environmental, Social and Governance, correspondendo às práticas ambientais, sociais e de governança de uma companhia) abriu um novo horizonte de possibilidades de desenvolvimento na carreira, especialmente durante a pandemia. “Do ponto de vista profissional, a participação em programas de ajuda, apesar de não ter esse objetivo, contribui para o aprimoramento pessoal de competências como comunicação e resolução de problemas”, reitera Lina.

Trabalho voluntário traz felicidade?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe