A carreira profissional é um assunto delicado e com muitos caminhos. Por isso, a jornada feminina tem sido debatida nos comitês de diversidade, inclusão, empoderamento e outros grupos nas empresas. Esse novo olhar mira uma esteira da evolução e tem sido importantíssimo tanto para uma estagiária quanto para a CEO.

O universo feminino

A maternidade, por exemplo, traz predicados positivos para as relações corporativas. “Muito aprendizado. Entendi de forma completamente diferente o paradigma criado sobre tal circunstância atrapalhar a ocupação da mulher. Ser mãe nos torna mais responsáveis, mais humanas, mais multitarefas e mais flexíveis. Competências fundamentais inclusive para a liderança”, diz a diretora comercial e de marketing da Generali, Claudia Lopes.

Cuidar dos filhos não interfere na capacidade de produzir, trabalhar e executar atividades com excelência. “Entretanto, pode existir uma subvalorização ocasionada pelo carma social sobre o ‘dever’ de cuidar da casa, dos descendentes e do marido. Uma barreira na evolução sempre foi muito bem encaixada nos discursos sexistas. Com os novos olhares do mercado e a emancipação delas, cada vez mais colaboradoras estão assumindo suas múltiplas jornadas sem depreciar a qualidade do próprio ofício”, acrescenta a dirigente.

Tal circunstância sempre foi tratada como paradoxo. “Quando as moças começaram a assumir papéis coadjuvantes de sustentar a casa e auxiliar seus companheiros nas despesas, elas eram apenas assistentes dos ‘chefes de família’. O cenário mudou e elas começaram a ganhar protagonismo. Com anos de luta, a inserção e os direitos garantidos pela legislação trabalhista, nós estamos conquistando espaço para investir nas nossas tarefas laborais sem deixar o pessoal de lado”, explica Claudia.

Como todo mundo pode se organizar?

Para o autor do livro “Como vencer na vida sendo apenas você”, médico e empresário, André Evaristo Marcondes, algumas características são comuns para todos nesse processo, passando pelo autoconhecimento, a capacidade de se aprimorar e inspirar os outros ao redor, relacionamentos pessoais, desenvolvimento de aptidões universais e comunicação.

Nesse sentido, na própria obra, o escritor dá dicas para alicerçar uma caminhada de sucesso. Veja:

  • Força: liste suas habilidades e especializações;
  • Oportunidades: analise o cenário e elenque as vantagens e aliados às suas forças;
  • Fraqueza: identifique pontos fracos e a melhorar;
  • Aparência e boas maneiras: além da roupa, a forma como você se apresenta é também essencial para uma boa impressão. Ser agradável, manter a postura reta, tratar o próximo com educação e respeito podem destacar você;
  • Trace um plano de estudos: devemos levar em conta a época de constantes mudanças rápidas, então uma atualização contínua é necessária. Isso determina a sua permanência e competitividade no universo corporativo ou te deixa para trás;
  • Desenvolvimento de competências: ética, liderança, inteligência emocional, gestão do tempo, produtividade e lidar com críticas são pilares hoje em dia;
  • O marketing é importante: essa é uma área essencial com uma série de ferramentas para uma estratégia efetiva para a vida pessoal e profissional. Nada disso adianta sem um plano de divulgação, sem mostrar aos outros, corretamente, suas qualidades e qualificações;
  • Atenção às redes sociais: as contas particulares são observadas, então qualquer conduta extremista prejudica. Por isso, vale a pena pensar nos canais usados e nos conteúdos.

Ele mostra a importância da organização. “A base está nos valores familiares, a prioridade da educação, a dedicação na construção de ações positivas com corpo, alimentação, atividade física, a espiritualidade, a inclusão da cultura e eventos para a ampliação do networking e – não menos importante – a instrução financeira”, conclui Marcondes.

Então, invista em você! Continue acompanhando nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e contamos com a participação de diferentes experts. Assim, você destaca a sua corporação em meio ao mundo empresarial. Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe