Qualidade de vida não é apenas fazer exercícios físicos, mas também se preocupar em ter um tempo para curtir a família e os amigos. Se você não consegue manter esse equilíbrio, você pode ter problemas em sua saúde física e mental. Recentemente, a OMS qualificou o Burnout como doença de trabalho, proveniente da ocupação excessiva. Você sabe como evitar isso?

Segundo pesquisa da International Stress Management (Isma), 30% dos mais de 100 milhões de trabalhadores brasileiros sofrem desse transtorno. Os dados são alarmantes e podem acometer qualquer pessoa, seja estudante, estagiário, aprendiz ou CLT. Por isso, é preciso estar atento para manter todos os aspectos em sinergia. 

De onde vem o Burnout e como ele aparece?

Cobrança intensa da empresa ou dos clientes, prazos curtos, metas inalcançáveis, exigência de horas ininterruptas, entre outras situações corporativas, podem levar à exaustão profissional. Segundo o psicólogo e docente de psicopatologia da UniAvan, Rafael Gustavo de Liz, os sintomas mais comuns são cansaço excessivo, dor de cabeça, insônia ou dificuldade para dormir, alteração no apetite e falta de concentração.

Em suma, a síndrome traz sentimentos de derrota, desesperança, fracasso, incompetência e uma contínua negatividade. “Burnout, se traduzido para o português, seria ‘uma chama se apagando’, o desejo adormecido, no qual o indivíduo tinha muita ambição, pretensões, mas acabou se esvaziando e esgotando em virtude de suas condições laborais”, explica o professor. 

 Na maioria dos casos, a vítima é  um profissional motivado, exercendo funções além da carga horária estipulada, com muita pressão referente ao seu cargo e, por medo e insegurança, não informa seu gestor sobre seu adoecimento constante recorrente da sobrecarga. Com isso, pode apresentar alterações de humor, fadiga, dores musculares, pressão alta, aceleração nos batimentos cardíacos e problemas gastrointestinais. “Essa pessoa passa a se alimentar mal, não se importa mais com a sua vaidade e se afasta de todos”, afirma Liz. 

Saiba como prevenir o Burnout

Sabendo dos sinais, é importante entender quais ações são necessárias para prevenir esse tipo de desgaste. Pensando em evitar essa situação, a diretora de operações da TotalPass, empresa de benefício corporativo com intuito de alcançar mais qualidade de vida, Isabelle Araujo, elencou algumas formas de se precaver em relação a essa condição:

Como ter o corpo e a mente em equilíbrio

- Estabeleça limites:

Em grande parte das vezes não é fácil ter essa conversa, mas é essencial retratar as circunstâncias para seu líder. Assim, estabeleça seus limites profissionais, esse é um ponto chave.

- Priorize seu lazer:

Ter momentos de diversão e uma válvula de escape faz toda a diferença, pois alivia o estresse, renova as energias e proporciona o descanso. “É essencial vivenciar momentos de lazer, para não comprometer a saúde mental”, afirma Isabelle. 

- Quebre a rotina:

“Inserir novas atividades na rotina ajuda a quebrar a sensação de estar preso em um ciclo, se soltar um pouco do cotidiano pode fazer muito bem”, pontua a diretora. Ademais, experimentar coisas novas sempre é positivo e pode despertar sua paixão para algo inesperado* e desconhecido. 

- Regule seu sono:

A insônia é um agravante muito característico em momentos de esgotamento. Não dormir ocasiona irritabilidade, por isso, é vital criar um ambiente tranquilo e relaxante. Se organize para conseguir dormir, no mínimo, oito horas por dia. 

- Procure ajuda profissional:

Dialogar sobre nossos problemas é fundamental para conseguir processá-los e, a partir disso, analisar as melhores alternativas para solucionar. Por isso, se estiver nesse tipo de estado, procure ajuda de um especialista, pois eles saberão tomar medidas mais assertivas. 

Por fim, cuidar da sua saúde é essencial para alcançar melhores resultados, seja em âmbito empresarial ou pessoal. O Nube reconhece a importância de dar atenção aos sinais, por isso, diariamente compartilhamos conteúdos com opiniões de diversos convidados para trazer ângulos de visão diferentes. Vale ressaltar: conte sempre conosco para melhorar o seu bem-estar!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe