Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
a-1a-temporada-de-estagios-de-2022-tera-mais-de-50-mil-vagas-abertas

A 1ª Temporada de Estágios de 2022 terá mais de 50 mil vagas abertas 

Notícia | 14/02/2022

Rodrigo Barreto

Já pensou em começar o ano conseguindo uma vaga de estágio? A 1ª Temporada de Estágios é uma das melhores horas para isso. Segundo levantamento do Núcleo Brasileiro de Estágios - Nube, de janeiro até março serão abertas cerca de 50,6 mil oportunidades para estudantes de todo o Brasil. O maior número até hoje, representando um aumento de 18,2% em relação ao mesmo período de 2021, quando o país começava a recuperação após o forte impacto da pandemia.

Esse período é destacado pela grande movimentação no mercado. Isso ocorre porque muitas pessoas terminam sua formação ou seus contratos são encerrados. De acordo com pesquisa do Nube, entre 40% e 60% dos estagiários são efetivados por apresentarem bom desempenho e atenderem às expectativas dos gestores. Dessa forma, permanecem nos quadros da corporação com a carteira assinada. Quem não alcança esse objetivo, parte em busca de novos desafios. Sendo assim, acontece uma reformulação dentro das organizações. Estagiários de órgãos públicos também não podem seguir carreira, pois dependem de concurso.

Para o presidente do Nube, Seme Arone Junior, esse é um momento importante de reaquecimento. “Após o período de crise, houve uma forte aceleração e hoje, felizmente, a quantidade de vagas já supera em 29% o valor de 2019 e se torna o recorde das Temporadas de Estágios. Com a retomada da economia, as corporações precisaram reforçar suas equipes e abriram diversos postos. Logo, o cenário é positivo e estamos otimistas com o ano de 2022”, analisa.

Para os alunos do nível superior, serão aproximadamente 44 mil chances, um acréscimo de 20,5% em relação a 2021. Já para quem está no ensino médio ou técnico, serão 6,6 mil, um crescimento de 4,8%. “Os estudantes enfrentaram diversos obstáculos para continuarem matriculados. No entanto, a adequação ao modelo remoto popularizou esse tipo de atuação e, hoje, diversas colocações são no formato híbrido ou home office”, complementa o presidente.

Um exemplo disso é Rayane Castelo Branco. Ela cursa Design Gráfico na Universidade Cruzeiro do Sul, no Rio de Janeiro. No entanto, ingressou em uma empresa de São Paulo, capital. “Para mim foi incrível, pois atuo na minha área mesmo sem sair de casa. Aliás, tenho colegas de equipe de diversos estados. Apesar de nunca ter me encontrado com eles e nem com meu chefe, a relação é maravilhosa por conta da comunicação interna eficaz e do clima organizacional implementado”, explica. Ou seja, habitantes de cidades pequenas também podem atuar em grandes centros, democratizando as possibilidades e inserindo mais talentos no mundo corporativo.

Logo, quem se manteve firme e buscou se capacitar ainda mais, conquistou uma vantagem. “Houve uma mudança na maneira dos empresários pensarem. Atualmente, novas competências são valorizadas em um processo seletivo. A inteligência emocional, empatia, capacidade de se adaptar e superar adversidades são algumas das procuradas pelos recrutadores”, explica Arone Junior.

Esse tempo em isolamento também teve seu lado positivo para quem soube aproveitar. Diversos cursos on-line e novas alternativas surgiram. Isso, somado ao tempo livre por conta das férias escolares, torna-se uma chance de fortalecer o currículo. “Quem ampliou o conhecimento e desenvolveu novas habilidades, com certeza largará na frente para conseguir sua ocupação”, expõe o presidente.

As seletivas também passaram por modificações e muitas delas acontecem agora de maneira virtual. Por isso, é fundamental ter familiaridade com essa forma mais tecnológica de entrevista. Estar bem preparado, conhecer sobre a companhia e ter confiança na fala é essencial. Ademais, o fato de estar em sua residência não exclui a necessidade de uma boa apresentação.

Dessa forma, é interessante contar com um ambiente favorável para a conversa fluir tranquilamente. “O candidato deve escolher um local silencioso, com boa iluminação e confortável. É preciso assegurar o funcionamento da sua Internet e solicitar a todos ao redor para não haver interrupções. Por fim, usar da sinceridade, demonstrar sua sabedoria e vontade de aprender. Aproveite a 1ª Temporada de Estágios e boa sorte!”, finaliza Arone Junior.

Fonte: Seme Arone Junior, presidente do Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios
Serviço: A 1ª Temporada de Estágios de 2022 terá mais de 50 mil vagas abertas

Compartilhe

Enquete