Com a adequação às pressas para o remoto, muitos estudantes, estagiários, aprendizes e CLTs se viram diante de inúmeros obstáculos há quase dois anos. Se já vínhamos em um período de exaustão, a pandemia intensificou ainda mais esse sentimento. O home office proporcionou um descanso desequilibrado, muitas pessoas não souberam separar o lazer das tarefas profissionais, afinal, tudo estava em um mesmo ambiente. Nesse contexto, entender como cuidar melhor da saúde também se torna produtivo. 

Cuidar bem de si também é um diferencial corporativo 

O termo “ócio” é utilizado para se referir ao “não fazer nada”, ou seja, estar isento de atividades em alguma circunstância, principalmente do ponto de vista motor. Consoante à Monica Machado, fundadora da Clínica Ame.C e pós graduada em psicanálise e saúde mental, “a rigor, isso não se aplica propriamente aos processos cerebrais, pois, tal como os outros órgãos do organismo, o cérebro nunca para de funcionar”. Logo, estamos em constante esforço por dentro. 

Em contrapartida, “quando deixamos de prestar atenção em algo e nos deixamos divagar, algumas áreas específicas são ativadas, constituindo a chamada rede de modo padrão. Não ficamos sem pensar em nada, mas os pensamentos fluem sem foco ou uma direção específica”, afirma Monica. Entretanto, a cabeça só descansa mesmo quando está dormindo, pois é quando se refaz, organiza e consolida memórias, se preparando para absorver novas informações. 

No ambiente corporativo, estamos constantemente realizando tarefas exigentes, as quais demandam muita dedicação, resultando em um grande cansaço. Segundo dados da Universia Brasil, nossa mente só mantém a concentração em uma mesma atividade por 90 minutos consecutivos, esse processo também é conhecido como ultradian rhythm. Após isso, a absorção vai caindo aos poucos e chega o momento da pausa para recuperar as energias. “Saia um pouco da frente do computador, dê uma volta, tome um café”, aconselha Monica. 

Como não deixar o ritmo do trabalho te levar à exaustão? 

Com os dados cada vez mais alarmantes, como os expostos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), nos quais o Brasil está entre os países com os maiores índices de ansiedade e depressão da América Latina, é preciso estar atento para não se tornar parte desses números. 

Conforme a psicóloga da Amparo Saúde, Muriell Coelho, “se você se sente sempre ocupado com a vida profissional, estudo, cursos, exercício físico, cotidiano doméstico, compromissos familiares, rotina de skincare e outras atividades, você não é único”, pontua. 

Nessa realidade, conhecer práticas de cuidado é essencial. "Devemos lembrar: o trabalho é apenas uma parte de quem somos e como nos colocamos no mundo. Por isso, a produtividade precisa ocupar um local de satisfação, gerando sentimentos de autonomia e auto responsabilidade diante da própria história". Por isso, confira algumas dicas elencadas pela especialista para tornar esse movimento mais positivo. 

- Não dispense feriados, folgas e finais de semana: esses momentos são fundamentais para recarregar as baterias.

- Tenha horários rígidos: tente não responder e-mails ou mensagens fora do expediente determinado. 

- Aprenda a dizer ‘não’: no começo é difícil, porém depois é libertador.

- Reorganize a sua agenda: talvez você esteja exercendo funções demais porque seus horários estão mal adequados.

- Estabeleça as suas prioridades: essa tarefa é realmente tão vital e urgente assim? Você vai se surpreender quando começar a se interrogar sobre isso. 

- Descubra atividades para te fazer bem: tenha hobbies e prazeres fora do ambiente de escritório.

Permita ao seu crânio ter minutos de ociosidade, recomenda Monica. Com isso, exercite seu expediente para não ter a sensação de toneladas nas costas. Por fim, diariamente compartilhamos conteúdos com opiniões de diversos especialistas para você cuidar de si mesmo com mais autoridade e constância. Continue nos acompanhando e conte sempre conosco!

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