Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
voce-sabe-quais-soft-skills-sao-tendencia-para-esse-ano

Você sabe quais soft skills são tendência para esse ano? 

Notícia | 08/02/2022

Laura Pereira

Uma coisa é fato: o mundo passou por uma transformação radical nos últimos anos e muitos estudantes, estagiários, aprendizes e CLTs precisaram adequar suas habilidades para seguir esse mesmo caminho. A inteligência artificial, a robótica, a automação e a evolução tecnológica são foco em uma atualidade VUCA (volátil, incerta, complexa e ambígua, como especialistas reconhecem). Nesse sentido, se manter sempre atualizado é a principal estratégia. 

Por que as soft skills são importantes?

Contudo, se por um lado o mercado de trabalho requer experts cada vez mais capacitados e digitalizados, por outro, as empresas estão percebendo uma necessidade de também investir nas aptidões de seus colaboradores, de modo a ir além da técnica. Com isso, gradativamente a atenção se volta para as soft skills. Ou seja, as competências sócio-emocionais ganham espaço ao serem notadas como imprescindíveis no ambiente corporativo. 

Consoante a Bernardo Teixeira Mafra, discente de comunicação social pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), “cada dia mais as organizações se convencem: o conjunto de habilidades necessárias para um profissional moderno não se restringe àquelas diretamente ligadas à sua atividade. Porque, independentemente da área ou função, estamos sempre conectados a uma rede de relações formadas por amigos, colegas de trabalho ou clientes”, afirma. 

Uma pesquisa publicada na revista The Economist aponta: no século 21, as demandas estão muito focadas nas maestrias humanas, entre elas se destacam a assertividade, flexibilidade, criatividade, persuasão, boa gestão do tempo, liderança, capacidade de ensinar, atitude positiva, empatia, pensamento crítico e trabalho em equipe, por exemplo. Estes conjuntos não são mensuráveis, mas fazem toda a diferença. 

Quais as soft skills em alta em 2022? 

Segundo a professora e especialista em empreendedorismo, Alice Salvo Sosnowski, “vivemos em um cenário cada vez mais digital”. Pensando nisso, ela elencou algumas perícias essenciais para serem desenvolvidas em 2022, com um processo contínuo de percepção, consciência e prática. 

  1. Adaptabilidade: 

Esteja sempre aberto para tirar conhecimentos das mudanças inevitáveis e procure não se prender em dilemas, paralisado diante do medo ou se distraindo facilmente. Aprenda rápido e parta para a ação mais efetiva. 

  1. Colaboração:

Se puder ajudar de qualquer forma, se coloque à disposição. Com isso, também não hesite em pedir socorro. Não somos uma ilha e precisamos um dos outros para sobreviver, alcançar metas e conquistas. Faça a sua parte para reforçar os laços com essas atitudes, pois eles nos unem como humanidade. 

  1. Comunicação:

Abra espaço para conversas transparentes e faça pactos de confiança com as pessoas. Dialogue de forma clara, objetiva e assertiva. Assim, sua vida fica mais fácil e fluida. O conselho de Mafra para evoluir esse ponto é se envolver com a sociedade. “Experimente algum tipo de trabalho no qual você lide diretamente com o público, seja vendas, atendimento ou voluntariado. Ou mesmo faça atividades lúdicas, como o teatro e o circo”, recomenda. 

  1. Inovação:

Reinvente e inove sua forma de atuar com o mundo. Crie novas maneiras de interação, de fazer negócios, de ver os amigos e estar perto da família. Pequenas atitudes diferentes do cotidiano podem desencadear novos insights e ideias. 

  1. Negociação:

Esta é uma arte útil para todos os âmbitos da vida, afinal, negociar está em inúmeras relações. Portanto, treine sua capacidade argumentativa, exercite a empatia e pratique o jogo do ganha-ganha. 

Por fim, cada vez mais, as soft skills também ganham espaço nos processos seletivos. Diariamente, o Nube compartilha conteúdos para te ajudar a evoluir em suas aptidões e conquistar a oportunidade tão esperada. Conheça nossos cursos gratuitos e confira as possibilidades ideias para o seu perfil no nosso painel de vagas. Enfim, não se esqueça: conte sempre conosco!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete