Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-se-destacar-em-um-processo-seletivo

Como se destacar em um processo seletivo? 

Notícia | 04/02/2022

Giovanna Cavalli

Com o avanço da vacinação, o comércio avançou e a economia começou a se recuperar. Dessa forma, empresas voltaram a contratar, mas usando tecnologias e métodos diferentes adquiridos durante a pandemia. Sendo assim, quem procura por uma vaga de estágio, aprendiz ou efetivo precisa se preparar e estar alinhado a essas novas maneiras de recrutamento.

Nesse sentido, para ser o candidato certo para a companhia cobiçada, a head de pessoas da Let’s Code, Marcela Azambuja, listou algumas dicas a fim de ajudar os profissionais a se destacarem nos processos seletivos. Veja:

Aprenda a expor seus pontos fortes e não tenha medo de mostrar aqueles em desenvolvimento

Um dos primeiros passos para conseguir chamar a atenção no meio de tantos concorrentes é saber expor seus pontos fortes. Busque evidenciar entregas e projetos realizados, quais foram as contribuições, os diferenciais e demonstrar como cresceu durante o período. “Evite também ‘mascarar’ as questões em desenvolvimento, como ser ‘perfeccionista’ ou ‘teimoso/a’. O ideal é mostrar autoconhecimento, como está trabalhando em cima delas e os aprendizados com os erros passados”, conta.

Invista no desenvolvimento das soft skills

Saber como se portar e relacionar no ambiente de trabalho é fundamental. Vivemos em uma época na qual as relações humanas são amplamente valorizadas, principalmente por conta do isolamento social e a implantação do home office. Por isso, ter uma comunicação assertiva é a chave para ter uma boa convivência, em especial, no espaço laboral.

Outro ponto importante é saber ouvir e quando falar. Ideias são bem-vindas, porém, seja flexível, pois ter relacionamento positivo com a equipe favorece a produtividade de todos. “Adaptabilidade, resiliência e a capacidade de gestão de tempo também somam pontos na hora do recrutamento", destaca Marcela.

Engana-se quem pensa em tais skills como um dom, elas podem ser concebidas. “Assim como uma pessoa muitas vezes precisa de um curso de informática ou inglês, ela também precisa de aprender sobre inteligência emocional e gestão de tempo, habilidades focadas nas soft skills. Sempre podemos evoluir e isso deve nos mover sempre”, compartilha o fundador da Voitto, Thiago Coutinho.

Aprimore sua gramática e o inglês

A falta do segundo idioma pode dificultar a entrada no mercado, principalmente, diante da grande competição. Da mesma forma, a língua portuguesa correta é imprescindível. Cuidar da norma culta durante a entrevista e da escrita precisa no curriculum vitae (CV) é determinante inclusive para prosseguir com o processo.

Esteja atento às demandas do mercado

O analógico está migrando cada dia mais para o digital,por isso, é essencial estar à frente das tendências e manter-se atualizado. Para ser um bom aspirante, é necessário aprimorar seus conhecimentos técnicos, na resolução de problemas ou até mesmo na maneira de se expressar. Isso vale para estudantes e para os trabalhadores mais experientes. “Nos cursos criados pela Let’s Code, por exemplo, oferecemos o mais novo do mercado, além da experiência dos nossos professores, os quais transmitem vivências reais”, conclui Marcela.

Agora, com tudo isso em dia, cadastre-se no Nube. Somos uma das maiores corporações privadas de colocação de jovens no mundo corporativo. As vagas são abertas diariamente para várias áreas em todo o Brasil. Você receberá no seu e-mail as oportunidades compatíveis com o seu perfil.

Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de diferentes especialistas. Dessa forma, você se destaca no universo corporativo. Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete