Para conseguir se destacar no trabalho remoto e ter feedbacks positivos por parte de seus gestores, vários detalhes entram em cena, talvez o principal deles seja a autogestão. Mesmo com cada colaborador em sua casa, o profissional faz parte da engrenagem de uma equipe e, por isso, essa habilidade precisa aflorar, seja durante a vivência como jovem aprendiz, estagiário ou efetivo. 

Você consegue organizar sua agenda sem ajuda de ninguém para realizar todas as exigências da sua colocação? “Esse gerenciamento individual vai melhorar a rotina de todos, inclusive de seus líderes se não conseguem acompanhar todos de seu time com aquela atenção presencial. O colaborador, caso consiga se virar bem sozinho, vai se destacar”, explica Eliane Catalano, coordenadora de recrutamento e seleção da RH Nossa. 

Vale para qualquer ocupação

Essa ferramenta serve para quem atua sozinho, em dupla, em grupos pequenos ou grandes. Administrar o próprio relógio e as prioridades do cotidiano garantem a entrega dos combinados sem atropelos. “Isso não significa precisar se isolar. Em um trabalho coletivo, por exemplo, vai ser necessária a ajuda para terminar alguma atividade ou tirar dúvidas. O gerenciamento pessoal serve para não acontecerem engasgos na rotina. Já imaginou se, por desorganização, uma incumbência deixar de ser realizada e desencadear uma sucessão de atrasos? Vai prejudicar a empresa inteira”.

Catalano listou alguns detalhes responsáveis por aprimorar essa capacidade de coordenação individual. Veja:

 

  • Tenha consciência de si

“É o famoso autoconhecimento, o começo para o gerenciamento ser possível. Ao saber seus limites, fica bem mais fácil lidar com o tempo enquanto atua em casa para seguir pelas melhores tomadas de decisão. Quem lida bem com isso, acaba aproveitando ao máximo suas características comportamentais e técnicas”.

 

  • Saiba priorizar o que é importante

“No domicílio, temos distrações capazes de atrapalhar nossa rotina. Na verdade, o labor invadiu o espaço doméstico e é normal ter um cachorro latindo ou obra do vizinho fazendo parte da trilha sonora do cotidiano. Defina de maneira clara e objetiva quais as ações de sua responsabilidade sempre com as mais importantes primeiro e concentre a atenção no emergencial”.

 

  • Tenha seu método

"Agilizar as incumbências diárias e manter a lista organizada das restantes é básico, mas cada pessoa tem seu modo de operar. Faça testes de rotinas até encontrar a melhor para o seu perfil”.

 

  • Prazos e tarefas

“Independentemente de como você vai trabalhar, seja organizado em cada atividade do dia e da semana. Não se perca na execução das obrigações, pois se uma atrasar, vai impactar as demais. Prazos sempre funcionam, mas eles devem ser adequados com o seu gestor.”

  • Confira se está funcionando

“Tudo o que você realizou está surtindo resultados? Se sim, parabéns, está no caminho certo. Essa autoavaliação serve para manter seu ânimo e o resultado será sentido pelos seus colegas e supervisores”.

 

  • Seu espaço, seu corpo

“Não vamos deixar a saúde de lado. Cuidar do estado físico e mental, beber água constantemente, comer direito e alongar-se faz parte”, finaliza Eliane.

Marcia Pereira, estudante de administração, enfrentou esse desafio quando, ainda no começo de 2020, precisou estagiar remotamente. “Nunca tinha lidado com isso, então foi difícil no começo, eu realmente me perdia. Fiquei improdutiva no começo, mas também foi por culpa minha, eu tinha medo desse desconhecido”, conta. 

Depois de ter se regrado, as coisas começaram a fluir com naturalidade e suas entregas voltaram a ter assertividade. “Hoje, de casa, tenho um rendimento maior relacionado ao anterior à crise da Covid, mas foi depois de muita luta”, brinca a universitária. Por isso, é preciso se atentar às orientações e adequá-las à sua realidade. 

O que está por trás da produtividade?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe