Todos nós fazemos planejamentos e, infelizmente, não concluímos por várias circunstâncias, como finanças, falta de planejamento, disponibilidade, imprevistos e outros. Manter uma programação requer disposição e muitos não aceitam renunciar a uma zona de conforto para iniciar algo novo por medo, insegurança ou não aceitar modificar os pensamentos bloqueadores e trabalhar por um foco. Esse problema pode afetar estudantes, estagiários, funcionários e gestores.

O impacto da saúde mental

Muitas pessoas não querem fazer esforço, preferindo o mais confortável ou fácil. Se enganando, sabotando e impedindo, assim, qualquer crescimento pessoal. Hoje, uma das maiores dificuldades é a pandemia. Ela causa frustrações, medo e outras reações emocionais. “Cuidar da saúde mental é primordial para retomarmos nossas atividades de rotina e nossos relacionamentos”, comenta a psicóloga, Deise Saluti.

A atrofia social causa a paralisia de nossas ações com o resto do mundo e causa sentimentos ruins. A adaptação se torna difícil para o “novo normal”, afinal, não sabemos o futuro. “Por essas e outras questões, precisamos buscar apoio terapêutico e evitar alguns transtornos, como T.O.C, (Transtorno Obsessivo Compulsivo), T.A.G (Transtorno de Ansiedade Generalizada), depressão ou insônia”, ressalta Saluti.

Planejar requer viver um dia após o outro. Precisamos continuar rotinas, sonhos e projetos, mesmo com as adaptações necessárias por conta da Covid-19. Não podemos desacreditar de um futuro melhor, com grandes conquistas. É preciso um impulso para a retomada.

Realizar as metas

No início do ano, é comum termos muitas metas para os próximos meses. No entanto, algumas pessoas não criam objetivos factíveis e, às vezes, não sabem como atingi-los. Segundo um estudo feito, em 2020, pela Statistic Brain Research Institute, 50% de quem faz planos para o ano seguinte, muda de ideia já em janeiro.

Para conseguir elaborar um escopo, segundo o fundador do Grupo Voitto, Thiago Coutinho, é necessário entender seu significado. “O conceito busca aliar uma finalidade desejada a medidas quantitativas, contabilizando números e estipulando período de tempo para serem cumpridas.”

Muitas vezes, os indivíduos tendem a sonhar muito alto, dificultando a realização. Isso é um fator desestimulante. Para Coutinho, o ideal é seguir a metodologia SMART, ou seja, os desejos precisam ser específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais. “Não adianta querer colocar os pés pelas mãos. Precisamos trabalhar com a realidade, claro, sempre nos desafiando”.

Por isso, esse modelo é uma ferramenta muito recomendada para o âmbito empresarial e pessoal, para não fugir da realidade. “Já pensou se uma pessoa coloca para si “quero ler dez livros em um dia”, qual a chance de conseguir? Quase nenhuma. Por isso, ela não se empenhará”, explica o especialista.

Dessa forma, é preciso dar um passo de cada vez e saber o seu limite. Afinal, avançando um pouco, você já estará evoluindo. É importante almejar coisas grandes e ter ambição, mas deve haver equilíbrio e consciência. Caso contrário, pode gerar frustração, decepção e desistência.

Contar com um time qualificado ao seu lado também é uma grande alternativa. Ter pessoas capacitadas e com pensamentos diversos, faz o negócio andar. Ter funcionários com vontade de crescer e estagiários cheios de talento para mostrar, são ótimas armas para você trilhar o caminho do sucesso.

Por isso, a criação de um bom ambiente é essencial. Ter uma equipe motivada, proativa e remando juntos, é a maior força de uma organização. Além disso, a tecnologia é uma grande aliada para você captar candidatos de qualquer localidade e para agilizar e otimizar processos dentro da corporação.

Portanto, planeje-se e entenda suas limitações e virtudes. Dessa forma, você saberá por onde seguir. Assim, ter êxito fica mais fácil. Se deseja contar com estagiários e aprendizes nessa missão, entre em contato com o Nube!

 

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe