Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-fazer-um-curriculo-para-uma-vaga-de-estagio

Como fazer um currículo para uma vaga de estágio? 

Notícia | 01/02/2022

Giovanna Cavalli

De acordo com o relatório “Year in Search 2021”, do Google, uma das perguntas mais realizadas pelos brasileiros foi: “como fazer um currículo para o primeiro emprego”. Foram mais de 80% nas pesquisas em 2021. Pensando nisso, nós reunimos dicas sobre o assunto para você estudante conseguir elaborar um bom documento e conseguir a tão esperada vaga de estágio e aprendizagem.

Passo a passo

Existem diversos tipos de processos seletivos, mas a grande maioria passam pela avaliação do curriculum vitae, conhecido popularmente como currículo (CV), em alguma etapa. Quem ainda não tem experiência profissional pode ter muitas dúvidas de como produzi-lo.

Antes de mais nada, para o CEO da LEO Learning, Richard Vasconcelos, hoje vale mais a pena concentrar tempo e energia em vagas alinhadas à sua carreira profissional ao invés de apostar no envio do CV em massa. “Não adianta panfletar o arquivo para qualquer vaga, isso reduz a chance de ser lido porque os departamentos de RH já recebem muitos com esse perfil. A lógica do candidato deve ser igual a um sniper, focando nas oportunidades mais equiparadas com os seus objetivos”, diz.

Nesse sentido, a CEO da Mindsight, Thaylan Toth, separou algumas dicas para ajudar com o preparo de tal apresentação. Veja:

Como-fazer-um-currículo-para-uma-vaga-de-estágio


1 - Por onde começar?
A apresentação deve conter os dados pessoais como nome completo, endereço, cidade e contato (e-mail e telefone). Não é necessário colocar foto e estado civil. Prossiga com o seu objetivo profissional. Essa informação deve estar escrita de forma clara para auxiliar o recrutador. Caso não saiba quais são os seus interesses, algo comum para o início de carreira, pode preencher com apenas: primeiro emprego, vaga de estágio ou aprendizagem.

2 - Não tem experiência? Calma!
A experiência não se resume só nos lugares onde trabalhou, mas nos aprendizados até o momento. “Seja um projeto durante a faculdade ou algum serviço voluntário no bairro, escola ou igreja. Essas atividades demonstram as habilidades adquiridas e ajudam a entender a personalidade do perfil”, exemplifica Thaylan.

3 - Formação acadêmica
Esse tópico deve conter uma breve descrição da trajetória escolar como o último ano do ensino médio, além do curso e da instituição atual. Vale incluir os cursos extracurriculares também.

Se você é fluente ou está cursando um novo idioma, adicione no CV indicando o nível (básico, intermediário ou avançado). Dessa forma, o avaliador terá uma visão clara do conhecimento sobre a maestria, facilitando o direcionamento para uma vaga com essa exigência.

4 - Formatação
Seja direto, pois os selecionadores recebem milhares de arquivos. Opte por fontes como Arial ou Times New Roman, consideradas de fácil leitura. Sobretudo, lembre-se de ter um bom português, sem gírias, informalidade, etc.

Nesse sentido, uma sugestão é depois de fazê-lo, descansar e retomar a leitura mais tarde. “Assim, você conseguirá revisar o texto e evitar possíveis erros gramaticais e de coesão. Além disso, você pode encaminhar o CV para um amigo ou familiar, novos olhares podem gerar insights inéditos e evitar falhas”, conclui a CEO da Mindsight.

Ademais, o mais recomendado é enviar o documento em PDF pelo fato de não ser editável e passar também uma imagem mais profissional. Em relação ao tamanho, é ideal reunir todas as informações em uma página - no máximo duas. “Muito além disso é sinal de falta de objetividade e, portanto, tem boas chances de não atrair os recrutadores”, complementa Vasconcelos.

O Nube tem um EAD gratuito sobre “como elaborar um currículo”. Nele, é possível entender como valorizar as vivências acadêmicas e voluntárias, bem como tornar-se mais competitivo no mercado de trabalho. O curso ainda vale certificado de horas complementares.

Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de diferentes especialistas. Dessa forma, você se destaca no universo corporativo. Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete