Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
5-dicas-para-se-preparar-para-vestibulares-de-julho

5 dicas para se preparar para vestibulares de julho 

Notícia | 01/02/2022

Vinícius Lima

A necessidade de estudar e revisar todo o aprendizado em cada disciplina é cada vez maior como forma de se preparar para os próximos vestibulares, programados em sua maioria para julho. Os vestibulandos precisam estar focados e preparados para encarar a “maratona” de testes e, dessa forma, ingressar no tão sonhado nível superior. 

Por outro lado, nem todos os alunos têm a oportunidade de frequentar um cursinho presencial, por conta de diversos fatores. O principal deles é o alto custo das mensalidades, horários das aulas, trajeto até o local, além de outras despesas. Uma alternativa para contornar essas dificuldades são as iniciativas on-line disponíveis por meio de plataformas digitais. 

Para o professor e influenciador Michel Arthaud, da Plataforma Professor Ferretto, os preparativos feitos de forma virtual têm vários benefícios. “As aulas pela web trazem sérias vantagens porque o estudante consegue fazer o próprio cronograma de estudos sem sair de casa tornando-se protagonista do seu ensino. Esse indivíduo conta com diversos materiais, vasto conteúdo e um grupo de instrutores altamente qualificados para atender a todas as matérias”, diz.

Abaixo, o professor destaca cinco dicas essenciais para se aplicar para as provas: 

infográfico 01-02-22

  • Organize-se e crie uma rotina 

É fundamental ser organizado e ter disciplina. Para isso, é preciso criar uma rotina e equilibrá-la com outros compromissos ou atividades, como o lazer, também essencial no dia a dia. “Trace um cronograma, definindo as tarefas de maneira específica, com data e horas marcadas para cumpri-las e siga esse plano à risca. Quando colocamos um prazo certo para determinada obrigação, nossa produtividade aumenta”, explica Arthaud. 

  • Analise as condições do ambiente

O ambiente é um fator muito importante na hora de estudar. Tudo ao redor impacta na concentração e, consequentemente, no rendimento. É preciso de um local tranquilo, com uma estrutura adequada e com boa iluminação. “Quem está de casa deve procurar um lugar reservado e combinar com seus familiares ou outras pessoas para evitarem interrupções durante o horário de foco. Além disso, nada de ficar com a TV ligada, música ao fundo, celular com o som alto e com mensagens apitando a todo instante ou qualquer outro fator capaz de tirar a sua atenção”, alerta. 

  • Saiba os assuntos abordados nas avaliações

“Anote tudo, esteja com todos os materiais necessários, faça resumos e exercícios práticos. Se empenhe e, se for preciso, grave a matéria no celular. Além disso, deixe outras preocupações, planos e pensamentos para outro momento. Tente visualizar como toda a atenção e esforço compensará futuramente”, aconselha. 

  • Acompanhe seu rendimento

De nada adianta ficar se dedicando se não acompanhar seu rendimento e verificar se, de fato, aprendeu ou não o conteúdo. “Você precisa progredir. Do contrário, estará perdendo tempo. Reveja os temas, refaça os exercícios se for necessário, leia muito e pesquise sobre o assunto. Procure verificar sempre sua evolução”, ensina o professor. 

  • Planeje uma recompensa

Além de todas as dicas anteriores, o mestre ainda dá mais uma ideia, válida como um “bônus” para o estudante: Segundo ele, recompensar a si mesmo para cada objetivo atingido pode ser um poderoso motivador. “Prêmios simples, como terminar os estudos 15 minutos antes ou mesmo uma checada rápida nas redes sociais - ou seja, fatores responsáveis por atrapalhar - podem se tornar um estímulo para seguir em frente”, finaliza.

Fernando Soares terminou o ensino médio no final de 2021 e, por enquanto, não obteve a almejada aprovação em nenhuma faculdade. Ele quer cursar direito e, para isso, vai se aplicar nos próximos meses. “É uma corrida contra o tempo, mas coloquei como meta terminar de rever as matérias até 10 de junho para descansar e não deixar a cabeça agitada até o dia anterior de uma prova”, conclui. 

Como estudar melhor para o vestibular?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete