Cada vez mais as empresas precisam se comunicar com seus talentos. Um dos maiores desafios dessa comunicação é a diversidade entre seus funcionários, estagiários e candidatos. O impacto é sentido na percepção da marca como empregadora e fazer esse gerenciamento tem sido desafiador.

O gerenciamento de talentos

Uma dificuldade é criar a reputação da corporação como um lugar diferenciado de trabalho para atrair e reter os melhores do mercado. “Quando falamos sobre gestão de marca, também chamada de employer branding, pensamos imediatamente na criação de caminhos e possibilidades para dar visibilidade com transparência e verdade. Com tanta concorrência, isso se torna fundamental”, comenta o vice-presidente regional da Radancy, Caio Infante.

Segundo o especialista, é preciso debater sobre diversidade. No entanto, isso não se trata apenas da contratação de pessoas da comunidade LBGTQIA+, negros ou deficientes, por exemplo. “Os públicos diversos da atualidade incluem, por exemplo, os profissionais de tecnologia, os jovens e o pessoal de meio ambiente ou de outros setores bem específicos também. Em outros países, isso já tem nome: customização da experiência do candidato.”, explica.

Esse processo tem o objetivo de oferecer a autenticidade, tão buscada hoje em dia na hora da procura por emprego. Isso é percebido em como a organização realmente é, como ela atua interna e externamente no dia a dia, incluindo a análise de perfil do líder e dos seus potenciais possíveis pares. “Considerando o crescimento da exigência de alinhamento de valor, a verdade ganha espaço, principalmente quando falamos dos mais novos, um público tão difícil de ser engajado”, ressalta Infante.

O assunto vai muito além de cumprir tabela ou cota. É preciso apostar em um conteúdo específico sobre cada alvo. “Construir essa jornada é o futuro do mercado e é o caminho para se diferenciar. Garantindo, assim, a contratação e a retenção das melhores opções disponíveis”, finaliza. Nesse sentido, contar com um agente de integração, como o Nube, é essencial. Afinal, ele fica responsável por captar e selecionar os melhores aspirantes para cada vaga.

A ajuda da tecnologia

Nos últimos anos têm se falado muito em transformação digital e como isso afeta o cotidiano do empresário. Para se manter no mais alto nível de competitividade, é necessário estar atualizado às mudanças. É crucial entender como isso afeta a gestão de sua equipe, afinal, a computação tende a gerar os melhores resultados. Sendo assim, é importante ter em mente como utilizar a modernidade na gestão de talentos.

A analista de Recrutamento e Seleção do Nube, Jéssica Quione, comenta as alterações recentes. “Nos últimos anos, os processos seletivos estão mais digitais, com o uso de novas ferramentas e técnicas de avaliação, com a possibilidade de realizá-los de forma 100% on-line. Isso já estava em crescimento e, com o agravamento da pandemia, virou um recurso de extrema relevância. Dessa forma, reduz os custos, proporciona agilidade entre as etapas e facilita a participação dos interessados”.

A condução de uma gestão moderna, a integração de times e a formação de bases sólidas para a obtenção de resultados, fica mais simples com o investimento em modernidades. Mesmo assim, o planejamento continua sendo um passo fundamental nessa jornada. Não adianta investimento em tecnologia de gestão se não houver alinhamento estratégico.

Quando o RH se coloca à disposição para calcular e desenvolver suas atividades a longo prazo, é possível perceber a necessidade de introduzir inovação nas rotinas. Esse departamento pode fazer mais e melhor sem aumentar o uso de fundos, graças aos instrumentos digitais.

Para isso, Jéssica destaca a valia de um bom staff. “São responsáveis por divulgar, atrair, selecionar, avaliar e contratar. Ter integrantes capacitados é crucial para garantir os melhores talentos. Isso traz benefícios, como: redução de rotatividade, melhora no clima organizacional, avaliação de competências, assertividade na escolha e aumento de produtividade para as demais tarefas”, finaliza.

Sendo assim, esteja sempre atualizado sobre as novidades e não seja deixado para trás. Dessa forma, sua companhia será sempre forte e competitiva. Caso deseje estagiários e aprendizes para caminhar ao seu lado, entre em contato com o Nube!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe