O mês de janeiro chegou ao fim em um piscar de olhos. Já foi-se o tempo de fazer um balanço sobre 2021 e começar a analisar se seus objetivos estão no caminho certo para serem alcançados. Não obstante, é hora de colocarmos no papel os escopos não atingidos e pensar em um novo planejamento, seja ele pessoal ou profissional. Na trajetória pelo mercado de trabalho, estagiários, aprendizes, efetivos e líderes devem ponderar quais passos serão dados para não ficarem à deriva. 

O planejamento é indispensável

Para Cecília Barçante, gerente de empregabilidade da PreparaTodos, "planejamento é uma ferramenta essencial para qualquer ideia ser colocada em prática, seja na área dos estudos ou de trabalho. Com o ano de 2022, a relevância dessa ferramenta ressurge com o propósito de tentar cumprir aquelas metas estabelecidas anteriormente, mas não cumpridas".

O que você espera da sua carreira no futuro? Foi a pergunta feita pelo Nube em pesquisa com mais de 25,2 mil participantes. Para mais de 41,3% dos respondentes, a principal missão é fazer algo para contribuir com a sociedade. Outros 22,9% almejam trabalhar ajudando outras pessoas. 

Determinação e dedicação são conceitos essenciais

As intenções de receber um alto salário, mais oportunidades para conviver com a família e ter muito tempo livre também obtiveram destaque. Para ter a oportunidade de dominar a trajetória e, assim, chegar ao destino estipulado, é preciso determinação, foco, dedicação e conhecimentos. 

Além de pensar nesses escopos, também é crucial considerar a realidade na qual estamos inseridos. Em outro estudo, o Nube constatou como a maior preocupação dos jovens para o futuro é ter uma profissão capaz de fazê-los felizes e realizados, além da estabilidade financeira. 

De acordo com Cecília, é fundamental, além de definir os próximos passos, organizá-los de forma a serem, de fato, conquistados. Pensando justamente nesse cenário, a gerente elenca cinco dicas para quem deseja tirar os sonhos do papel nos próximos 11 meses. Acompanhe: 

infográfico 31-01-22

1 - Tenha objetividade

Algo importante a se considerar durante um planejamento é a objetividade. Não adianta trabalharmos com questões muito complexas ou com subjetividades. Estabeleça alvos claros, como "fazer um curso de inglês" ou "tirar a carteira de motorista". 

2 - Permaneça focado

Tenha foco na sua missão, não desperdice as oportunidades. Vá em busca do almejado. 

3 - Seja coerente

Tenha coerência com a sua programação. Coloque alvos alcançáveis dentro do período de um ano. 

4 - Mantenha a motivação

Mantenha-se motivado todos os dias. Crie o hábito de ter pequenas tarefas a serem ultrapassadas ao longo do tempo. Esses gestos podem auxiliar nesse engajamento. 

5 - Lute para conquistar

Não desista, mesmo se a vida estiver complicada. Seja persistente e vá em busca de seus desejos. 

Estágio como propulsor de sonhos

Aline Cavalcante estuda publicidade e propaganda. Recentemente, a universitária conquistou sua primeira vaga como estagiária e, mesmo em pouco tempo, tem visto mudanças em suas perspectivas. “O legal é a gente entender como funciona a profissão na prática, porque a teoria é necessária, mas completamente diferente”, conta. 

Assim, a futura publicitária confessa já ter definido com mais clareza qual direção seguir. “Eu tinha certeza do interesse em social media e planejamento de marketing empresarial, mas como comecei agora em uma agência, estou vendo um mundo distinto e muito atrativo para mim”, conclui a estudante. 

Objetivos: como cumprí-los?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe