Uma pesquisa realizada com gestores de multinacionais aponta: liderança e comunicação são as habilidades mais importantes para o sucesso dos negócios. De acordo com o estudo da Hult EF Corporate Education, 27% possuem expectativa da maior parte de seus orçamentos serem destinados ao desenvolvimento de soft skills, em até dois anos. Por isso, cada vez mais estudantes, estagiários e aprendizes procuram aprimorar essas capacidades para se tornarem destaques nas seletivas. 

Por que as soft skills são tão valorizadas?

Ainda conforme os dados, entre 16 países, o Brasil foi considerado como a nação onde as organizações mais investem em seus funcionários para o aprendizado de novas aptidões. Segundo Eduardo Santos, diretor geral da Hult EF Corporate Education, isso mostra uma predisposição. “Deixa ainda mais evidente uma tendência mundial: as empresas estão empenhadas em investir nas competências pessoais de seus funcionários. As soft skills, como são conhecidas, são menos suscetíveis aos avanços tecnológicos. Em outras palavras, as inovações não conseguem substituí-las”, explica. 

infográfico 28-01-22-1

Em terras tupiniquins, 68 líderes responderam à pesquisa e diferentemente do resultado mundial, no qual ‘liderança e comunicação’ são consideradas as aptidões mais essenciais, os brasileiros apontaram ‘tomada de decisões estratégicas’ (29%) e ‘planejamento de negócios’ (21%) como cruciais para os resultados da companhia. 

Já no momento da contratação, para cargos juniores, 26% apontaram ‘conhecimentos técnicos’ e ‘tomada de decisões estratégicas’, seguidas por ‘comunicação’ (26%). Para funções nas quais são exigidas mais experiência, foram elencados ‘agilidade e adaptabilidade’ (26%) e ‘inteligência emocional’ (24%). Já para os sêniores, 22% optaram por candidatos com ‘perfil de liderança’ e maduros para ‘tomar decisões de forma estratégica’ (21%). 

Consoante a Santos, “é imprescindível não só valorizar como também construir e cultivar uma cultura de aprendizado, identificando e integrando os conhecimentos especializados das equipes. Isso dará sustentabilidade e aprofundará os laços do colaborador. É válido pontuar: todas as iniciativas devem ser inclusivas”. Afinal, a diversidade é crucial para a evolução dos times e das corporações. 

Para Nathália Ferreira, repórter estagiária na TV Campos de Minas e discente de comunicação social na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), cada vez mais esse know-how é valorizado. “São fundamentais, vemos isso o tempo todo dentro de algumas matérias e cursos voltados para os recursos humanos e gestão de pessoas”. Isso porque torna mais fácil as interações corporativas, de qualquer setor, “facilita principalmente na comunicação, se fazer entender bem, sem gaps. Diante disso, a empatia e a inteligência emocional me parecem ser habilidades muito procuradas”, ressalta. 

3 maneiras de desenvolver soft skills

infográfico 28-01-22

  1. Aprenda a se autorregular: 

Se você aprender a administrar suas emoções, vai se recuperar rapidamente de estresses diários. Isso está muito ligado ao autoconhecimento, quando um sentimento surgir, tente tomar consciência dele e nomeá-lo, para deixá-lo passar sem reagir imediatamente. Assim, você alcança foco e mantém o corpo relaxado. Uma ótima opção para isso é praticar meditação! 

  1. Saiba gerenciar o seu tempo: 

Quando for interrompido, se pergunte: isso pode esperar? É urgente? Pode ser deixado de lado nesse momento? Muitas das vezes a resposta é “sim”. Dessa forma, você prioriza suas demandas e quando for comunicar sua decisão, fale de maneira educada e gentil, afinal, a comunicação clara é imprescindível. 

  1. Crie sua própria cultura de feedback:

É importante existir essa transparência dentro das entidades, inclusive, você pode adaptá-la para os indivíduos, de uma maneira mais pessoal. Peça aos amigos, professores e familiares para avaliarem suas habilidades e use as respostas para se auto melhorar. 

Por fim, o Nube reconhece a importância das soft skills não só para o ambiente empresarial, mas também para o crescimento pessoal dos indivíduos. Por isso, diariamente compartilhamos conteúdos, com opiniões e sugestões de diversos especialistas, para você alcançar o sucesso em todos os aspectos. Não se esqueça: conte sempre conosco para o sucesso! 

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe