Os planejamentos do início do ano são tão certos quanto o nascer e o pôr do sol. As pessoas aproveitam a ocasião para avaliar as atitudes tomadas durante o último ciclo e também para traçar planos e metas para o novo período. Nesse momento, muitos profissionais, infelizes ou com dúvidas sobre o caminho tomado em suas carreiras, refletem sobre suas necessidades para fazerem suas trajetórias se tornarem mais promissoras. Isso pode acontecer tanto com quem é estagiário, aprendiz, funcionário efetivo ou líder. 

Anos como mentor de carreiras forneceram ao executivo de vendas do Facebook e escritor, Luciano Santos, subsídios para mostrar o caminho das pedras a quem deseja ser feliz nesse campo. Recentemente, o especialista publicou um livro pela Editora Gente “Seja egoísta com sua carreira - descubra como colocar você em primeiro lugar em sua jornada profissional e alcance seus objetivos pessoais”. 

Dentre as orientações dadas na obra, o mentor de carreira separou dez de grande destaque. Veja: 

Dicas para ter uma vida profissional realizada

  1. Tenha um plano B. Conforme Santos, uma carreira bem-sucedida não precisa ter um planejamento bem detalhado, mas táticas de contingência são fundamentais. “Estabilidade é uma ilusão. Nunca temos certeza de quando podemos deixar contra a nossa vontade a empresa na qual atuamos. Por isso, precisamos estar sempre preparados para esse tipo de guinada”, afirma o executivo. Ele cita investimentos em educação, projetos pessoais, hobbies, fortalecimento da rede de contatos e reserva financeira como boas estratégias.
  2. Aprenda com quem chegou antes. Os mais experientes “têm muita história para contar sobre decisões tomadas, situações desafiadoras, processos desenvolvidos, perspectivas e vivência”, relata Santos. Ele ressalta como aprender com quem trilhou os caminhos antes de nós “é uma das maneiras mais poderosas de lidar com o futuro”.
  3. Conte com um mentor. Essa figura é a responsável por escutar seus anseios, dividir a própria bagagem e debater possíveis caminhos e soluções para qualquer obstáculo. Pode ser seu líder atual, alguém do seu círculo e etc. 
  4. Cuide bem dos três pilares da empregabilidade: currículo, narrativa e networking. É preciso entender como o CV já não é mais só um pedaço de papel. Além disso, como contar sua narrativa de maneira positiva em uma entrevista pode ser o diferencial entre conseguir ou não uma aprovação. Por fim, como “o networking é uma construção de longo prazo, melhora muito sua imagem e, consequentemente, suas chances de conseguir aquela vaga interna, trocar de emprego ou se recolocar no mercado”, assegura o executivo de vendas.
  5. Se torne uma pessoa plural. Significa ter interesses e buscar conhecimentos relacionados a assuntos além do âmbito de sua atuação. “Isso proporciona novas possibilidades, a opção de empreender e impactos positivos nos relacionamentos, criando um efeito exponencial de oportunidades”, destaca o mentor de carreiras.
  6. Possua coragem. Santos pondera como nem sempre sua caminhada sairá como planejado e muitas vezes colocará você em situações inesperadas, nas quais será preciso usar o “frio da barriga do medo” como combustível para seguir em frente. “Eu acredito firmemente na possibilidade de dar uma guinada em nossa trajetória, ser possível ir atrás de um sonho antigo ou criar novos caminhos”, conta. Para isso, é preciso coragem.
  7. Seja egoísta com sua carreira. Adotar essa postura é entender como a empresa estará pensando em seu próprio interesse e você deve fazer o mesmo. Conforme o mentor de carreiras, tal abordagem não significa ser antiético, mas pensar no próprio bem-estar prioritariamente. Isso acabará sendo benéfico para a companhia contratante. “Se investirmos em nossa carreira e nos desenvolvermos, seremos, então, profissionais mais bem preparados e isso impactará no nosso trabalho. Ganha você e ganha a marca”, conclui.

Luiza Vieira, estudante de pedagogia, conta não deixar o tempo passar. Ela estagia na área e, sempre quando arranja uma janela em sua rotina agitada, aproveita o tempo para investir em suas habilidades. “Sempre estou lendo um livro, fazendo um curso ou participando de alguma palestra voltada ao meu tipo de abordagem com as crianças. Isso expande nossos horizontes”, finaliza. 

Por isso, é importante ficar ligado nas tendências e realidades da sua área para atuar com assertividade e alcançar seus sonhos. 

Você sabe como definir seus objetivos?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe