Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
voce-sabe-o-que-e-transumanismo

Você sabe o que é transumanismo? 

Notícia | 26/01/2022

Rodrigo Barreto

A globalização e o avanço da tecnologia promovem uma constante transformação em nossas vidas. Com a pandemia, isso foi acelerado e, talvez, estejamos no ápice das modificações. Nesse período, diversas novidades foram implementadas em nosso cotidiano. Sendo assim, é preciso debater o transumanismo para estudantes, estagiários e funcionários se prepararem para o futuro.

O transumanismo

Trata-se de um ramo filosófico com a crença na possibilidade de aprimorar os humanos pelo incremento tecnológico. Isso acontece por meio da engenharia genética, da inteligência artificial e da nanotecnologia molecular, entre outros. “Acima de tudo, acredita-se em uma melhoria substancial na saúde e no aumento da expectativa de vida”, comenta o CEO da S.I.N. Implant System, Felipe Leonard.

Desde a edição de 2020, os líderes políticos e empresariais participantes do WEF (Fórum Econômico Mundial) defendem sua visão sobre o pós Covid-19. Eles chamam o movimento de ‘Great Reset'. Para eles, a pandemia expôs as fraquezas de nosso antigo sistema e, portanto, apresentam uma oportunidade perfeita para começar do zero.

Pelo olhar das corporações, existe um intercâmbio natural entre a Quarta Revolução Industrial e o transumanismo. A primeira causou impactos positivos na economia global. “A qualidade de vida melhorou e, hoje, temos à disposição toda eficiência e comodidade de se comprar pela Internet, guardar nosso dinheiro em carteiras digitais, sermos atendidos por telemedicina e dispor de muitas oportunidades de lazer a partir de serviços de streaming. Para completar, podemos ter um emprego em qualquer localidade”, destaca Leonard.

Por outro lado, a automação de funções ajudou a melhorar, de modo geral, os resultados das organizações. Houve redução de custos e os colaboradores migraram de tarefas mecânicas para operações mais complexas. Produtos e serviços podem agora ser aprimorados com recursos digitais. Isso gera novas oportunidades econômicas.

Em todos os setores, fica evidente o impacto das inovações. As plataformas digitais permitem um envolvimento maior do consumidor, especialmente pelas redes sociais. Isso obriga os dirigentes a repensarem, a todo instante, seus projetos e processos como um todo. Ao mesmo tempo, acirrou a concorrência. Afinal, com o uso de aplicativos, é possível melhorar a qualidade, agilidade nas entregas e, ainda, oferecer preços competitivos.

Como reter profissionais de tecnologia?

Essa área vem crescendo sem parar e novas profissões vão surgindo. Apesar dessa boa perspectiva, existe uma falta de pessoas capacitadas para trabalhar no setor e muitas vagas não conseguem ser preenchidas. “Os departamentos de TI vêm intensificando seus esforços para reter colaboradores valiosos e bater de frente com a alta rotatividade e gap de talentos”, comenta o country manager da Deel, Cristiano Soares.

Nesse sentido, ele faz algumas recomendações para evitar esse problema:

DICAS-PARA-RETER-PROFISSIONAIS-DE-TECNOLOGIA

Recrutamento: é fundamental a descrição da vaga estar alinhada com as expectativas para a posição, tornando possível filtrar de forma mais eficaz os candidatos. “Defina os principais pontos da cultura organizacional e estratégias importantes antes de qualquer coisa”, comenta o especialista.

Plano de carreira: promover oportunidades de aprendizado e desenvolvimento pode ser um dos mecanismos para manter o engajamento do time. Além disso, esse investimento retorna a curto prazo, pois os novos conhecimentos serão aplicados internamente.

Trabalho remoto: isso já é uma realidade na maior parte das corporações ao redor do mundo. Por isso, é preciso ter em mente: tentar regredir para um modelo presencial pode ser um agravante, principalmente quando se trata desse segmento.

Liderança: gerenciar pessoas é uma tarefa desafiadora, mas ganha destaque quando o assunto é engajamento da equipe. A liderança horizontal deve ser priorizada nesses casos, com o intuito de promover troca de ideias e experiências entre todos do grupo.

Portanto, mantenha-se atualizado com as tendências do mercado e não fique para trás. Se deseja contar com estagiários e aprendizes ao seu lado nessa caminhada, entre em contato com o Nube. Esperamos por você!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete