Muita gente acredita ser essencial ter todas as habilidades requeridas pelo mercado para conseguir prosseguir em um processo seletivo. Contudo, não é só isso, existem outras razões. A importância da oratória e da verdade no Currículum Vitae, conhecido popularmente como currículo (CV) estão entre os principais motivos. Então, se você quer conseguir uma vaga de estágio ou aprendizagem, repare nisso!

As máscaras sempre caem, portanto, seja honesto

Segundo pesquisa do Nube com mais de 15 mil participantes, para 37,82% dos votos o pior erro cometido pelos candidatos é escrever informações falsas no próprio CV. Essa é uma percepção valiosa, pois quando um candidato mente existe um prejuízo tanto para si, como para a empresa. “As vagas são filtradas e disponibilizadas conforme as informações inseridas no documento, logo, não aparecerão de forma correta e o aspirante perderá tempo realizando inscrições para posições não alinhadas com o seu perfil técnico”, explica a analista de seleção do Nube, Beatriz Menezes.

Além disso, de acordo com ela, se uma farsa for mantida até o momento da contratação, o indivíduo terá dificuldades nas rotinas iniciais e provavelmente será desligado cedo. “Dessa forma, mancha sua imagem profissional e perde a oportunidade de fazer parte da companhia futuramente. Por isso, é fundamental manter os dados atualizados e concorrer a possibilidades combinadas com você”, complementa a especialista.

Cuida da oratória e atente-se ao CV

Já para 29,62% a linguagem informal e inadequada é o fator determinante. Nesse sentido, é essencial ter bom senso na hora de se comunicar durante uma entrevista. “Excesso de informalidade pode passar a impressão de falta de discernimento ou até desinteresse. Há instituições com uma cultura muito convencional e outras nem tanto, porém, mesmo nos ambientes mais descontraídos, é considerável tomar cuidado para não se exceder em relação a espontaneidade e acabar prejudicando a autoimagem. O segredo é sempre o equilíbrio”, adverte a analista.

Para Beatriz, é sempre interessante o cuidado com a língua portuguesa, evitar lapsos de concordância, muitos vícios de linguagem, uso de gírias ou palavras pronunciadas de forma incorreta. Portanto, a atenção com a comunicação deve acontecer desde o CV, pois erros de português nesse arquivo podem gerar uma má ideia por parte do selecionador.

“Observo e recebo muitos documentos com um português péssimo. Os candidatos não se preocupam nem em escrever o próprio nome correto, até erro de digitação tem, acredite. Logo, não chamo nem para um bate-papo. Esse é um mínimo estabelecido por mim”, diz a empresária Cássia Regina. Ou seja, esse é um ponto importante de atenção.

Valorize-se corretamente

Ainda, 14,07% acreditam na apresentação ruim e não destacar seus pontos fortes como elemento crucial de eliminação. “É imprescindível demonstrar segurança ao transmitir conhecimentos, manter-se calmo e atento aos questionamentos do entrevistador para respondê-lo de forma assertiva e clara”, diz a recrutadora.

Outros 12,62% concordam sobre as skills não adequadas à oportunidade serem o motivo de não aprovação em um recrutamento. Isso realmente tem um peso. “Deve existir um alinhamento referente às maestrias requisitadas para a função e as do concorrente. O feedback auxilia muito nesse processo, pois o avaliador trará com detalhes os pontos de desclassificação e, também, dicas referente a melhoria”, afirma a analista de seleção do Nube.

Por fim, para 5,86% não estudar previamente sobre a entidade é um grande vacilo. “Muitas vezes, os indivíduos confundem os postos e trazem informações erradas sobre a empresa, isso pode ser interpretado como falta de atenção e ser negativo. Por isso, saber os objetivos, visão e valores, entre outros elementos relevantes é um destaque para o estudante. Ademais, ele pode verificar se existem dúvidas e aproveitar para esclarecê-las durante a entrevista”, finaliza Beatriz.

Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de diferentes especialistas. Dessa forma, você se destaca no universo corporativo. Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe