O ano mal começou, mas é essencial pensar no futuro. Você irá prestar o Enem 2022? Se sim, é importante se adiantar e ir se preparando desde agora para evitar o desespero quando estiver perto de quando a prova for ocorrer. Assim, veja dicas para se organizar e, além disso, evitar a ansiedade.
                                                                          
É preciso se programar
                                                                          
O Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira é o órgão responsável por trás do Exame Nacional do Ensino Médio. A entidade ainda não divulgou os editais e, portanto, nem as datas de realização do grande teste realizado por estudantes de todo o país.  

Já há alguns anos, a avaliação é feita em dois finais de semana. No primeiro dia, é comum ter o caderno com as disciplinas relacionadas a Linguagens, Ciências Humanas e a Redação. No segundo, os temas restantes são abordados: Matemática e Ciências da Natureza. 
                                                                          
Rotina de estudos

Como são diversos tópicos a serem abordados, baseados no aprendizado dos três anos do ensino médio, estruturar uma rotina de estudos é uma medida indispensável para quem quer se dar bem. Essa é a estratégia adotada pela aspirante a veterinária, Luiza Oliveira para poder se destacar. 

Ela irá prestar este ano e está apreensiva. “Tento controlar o nervosismo, mas os cursos relacionados à saúde são bem concorridos, então não posso apenas ficar despreocupada”, conta. Assim, ela definiu um planejamento de segunda a sexta-feira para rever conteúdos e explorar mais temas. 

Ficar de olho nas edições anteriores é uma excelente aposta para ver qual o nível de dificuldade relacionado a cada campo abordado. Além disso, treinar com as dissertações também é indispensável. Analise os critérios de nota para não cometer erros e ficar tranquilo na hora de escrever. 

Ansiedade pode ser vigente

Ano passado, existiram algumas confusões quanto à realização do exame, afinal, havia um debate sobre a possibilidade de adiar as datas. Contudo, com um cenário mais positivo se consolidando em relação à pandemia, a possibilidade disso acontecer ficou bem reduzida. Por isso, a missão é ter dedicação total.

O psicólogo Leonardo Morelli explica como, além do estresse comum de realizar uma prova tão importante, haverá ainda o receio do contexto da crise sanitária. Existe o medo de fazê-la e não passar, contrair o vírus, contaminar o próximo, lidar com amigos e parentes perdidos por conta da doença. 

Medidas a tomar

A ansiedade pode ficar além do normal durante esse período. Por isso, de acordo com o especialista, ficar pensando nisso não vai ajudar em nada. Ele tem algumas dicas para tentar amenizar os sintomas nocivos para o nosso bem-estar e qualidade de vida nesse período de dúvidas. 

Ainda não sabemos quais serão os protocolos de saúde para o teste, tradicionalmente efetuado no final do ano. Caso ainda seja preciso utilizar máscara, o conforto não será vigente. Assim, com a tensão da avaliação, é possível sentir falta de ar. “Então, comece a treinar isso em casa. Desligue-se de tudo, coloque a proteção e foque em uma tarefa para isso se tornar um pouco mais normal”. 

No momento do exame, esqueça tudo à sua volta, se concentre e faça o melhor possível. Por isso é importante começar desde cedo. “O emocional vai contar muito mais em relação a qualquer outra coisa", conclui. 

Você sabe o segredo para um Enem de excelência?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe