Conforme um relatório publicado pelo Fórum Econômico Mundial e intitulado “O Futuro do Trabalho”, entre as competências profissionais mais requisitadas dos últimos anos, está o ‘aprendizado ativo e estratégias de aprendizado’, ocupando o segundo lugar do ranking. Ou seja, estudar é crucial para quem quer evoluir em suas aptidões, pois você adquire conhecimento e, consequentemente, experiência de vida. Isso é extremamente benéfico para o desenvolvimento de uma carreira, seja você um estagiário, aprendiz ou estudante certamente precisa entender isso. 

Permanecer sempre aprendendo é estratégia para crescimento profissional 

Segundo Vivian Cristina Rio Stella, linguista com doutorado pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e idealizadora da VRS Academy, é fundamental analisar os atos do passado visando um crescimento profissional. “O importante é listar, escrever, para materializar pensamentos, ideias. Pode ser cinco minutos por semana”, sugere. 

Além do mais, fazer uma retrospectiva dos conteúdos estudados em 2021 pode trazer novos insights e reforçar as metas para o ano novo. Inclusive, é necessário incluir essas atitudes em sua rotina diária, para nunca parar de buscar referências antes desconhecidas. 

Consoante à Gilson Gonçalves, corretor de imóveis em Governador Valadares (MG), é crucial estar atento para não se tornar obsoleto. “Acompanhar as mudanças do mercado de trabalho, se especializando e estar sempre por dentro das tendências tecnológicas, é essencial para nunca ficar desatualizado”, afirma.

O empreendedor também acredita na relevância de rever os acontecimentos, “para analisar os pontos positivos e negativos, sempre em busca de se aperfeiçoar”. Afinal, só assim é possível traçar boas estratégias. “Para não cair nos erros do passado e acertar melhor para o futuro”, finaliza Gonçalves. 

Ademais, as instituições incentivadoras dessa prática entre seus colaboradores alcançam resultados mais satisfatórios. Conforme um dado divulgado pela Association for Talent Development (ATD), empresas nas quais treinamentos personalizados são dispostos de acordo com as demandas, conquistam 218% na produtividade dos funcionários. Ainda, as mesmas identificam até 24% de margem no crescimento de suas receitas.

Dicas para criar o hábito do estudo

Para quem não está habituado em se capacitar diariamente, Vivian enfatiza o início dessa trajetória. “As primeiras perguntas são: o que eu quero aprender, por que e como?”. A partir desses questionamentos, a especialista recomenda começar a explorar os motivos, as intenções, de modo a evitar modismos e fazer escolhas com motivações reais. 

Quanto à prática, já se interrogando sobre o ‘como’, é preciso enxergar as possibilidades existentes e se inspirar em quem já faz isso, por exemplo, seguindo perfis nas redes sociais. Ainda, existem maneiras mais dinâmicas, como assistir vídeos e ouvir podcasts. De toda forma, é imprescindível separar um tempo para experimentar na prática também. 

Com o desejo de começar 2022 diferente, conheça algumas dicas separadas por Vivian para você iniciar de vez um novo cotidiano: 

- Inclua o estudo na rotina:

Programe na agenda um tempo para aprender, mesmo sendo um período pequeno no início. “Como a academia, não dá para fazer tudo de uma só vez e nunca mais ir, é preciso construir um hábito”, destaca. 

- Faça uma projeção:

Sempre se pergunte: e se eu não compreender sobre esse assunto nos próximos três meses, um ano, cinco anos? Isso aguça o senso de necessidade e te estimula a ir atrás. 

Por fim, o Nube está sempre em busca de promover educação. Afinal, propagamos conhecimentos para estagiários e aprendizes, ou seja, estudantes exímios à procura de ingressar no mercado de trabalho. Portanto, se atualize das tendências corporativas acompanhando o nosso blog e fique por dentro de diversas oportunidades. Conte conosco! 

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe