Cada vez mais as séries vêm ganhando espaço no coração das pessoas. No entanto, além de proporcionar lazer, é possível aprender com as histórias. Estudantes, estagiários, funcionários e até gestores, podem tirar lições dessas tramas para aplicar no cotidiano. Claro, muita coisa é diferente da vida real, mas existem semelhanças. Por isso, é interessante tentar enxergar a mensagem em cada produção.

Lições do cotidiano em La Casa de Papel

A série La Casa de Papel teve início em 2017 e estreou sua quinta e última temporada em 2021. O bando de ladrões espanhóis virou um sucesso mundial. A trama traça dois assaltos muito preparados liderados pelo Professor, um na Casa da Moeda Real da Espanha e outro no Banco Central da Espanha.

Para a terapeuta transpessoal Wanessa Moreira nós podemos aprender com alguns dos personagens do seriado. “Existem várias vidas dentro de uma única, essa frase é dita por Tóquio, mostrando como é possível recomeçar e amar intensamente mais de uma vez. Com certeza é o desejo de muitas pessoas com frustrações e a mente machucada”, explica.

Trazendo para o nosso dia a dia, podemos fazer um paralelo com quem está insatisfeito com o trabalho. O medo de voltar à estaca zero e dos preconceitos com idade são alguns dos obstáculos enfrentados. Dessa forma, é fundamental captar esse recado: não há problema nisso. O importante é buscar ser feliz e realizado.

Parece brilhante a ideia de ter uma chance de jogar tudo fora, deixar todos para trás e simplesmente abrir uma nova porta. Assim foi montado o time dos assaltantes. Pessoas sem nada a perder, ganharam uma nova "família", direção e liberdade, longe da rotina escravizante. Isso por si só já tem ingredientes suficientes para prender a atenção de milhões de espectadores. Afinal é o sonho de muita gente.

No entanto, uma coisa deve ficar bem clara: trata-se de ficção e não de incentivar crimes ou seguir caminhos ruins. Apenas para captar a mensagem por trás. A verdadeira intenção do autor, fantasiada de uma história na qual o público torce pelos errados, pois se identifica com eles. Quem não gostaria de ter um novo propósito, ganhar dinheiro e ter um líder inteligente, protetor e incentivador? Isso acontece quando você encontra o emprego ideal.

Para Wanessa, a juventude atual não sabe lidar com decepções e por isso devemos debater mais a normalidade dessas situações. “Estamos em um momento de mudanças impostas pelo avanço rápido e constante tecnológico, pela pandemia e outros fatores. Não conseguimos saber muita coisa sobre o futuro. Das profissões daqui a cinco anos, 85% ainda não são conhecidas. Vivemos realmente sob muita pressão”, pontua.

Como manter a motivação?

Diante desse cenário e com a virada do ano, a animação volta, novos planos são traçados e muita gente cria uma lista de objetivos. Contudo, na prática, muitos as abandonam durante o ano. Para a consultora de planejamento de vida e rotina, Karolina Vieira, isso acontece por dois motivos: as metas são genéricas demais ou falta revisão da evolução.

Para Karolina, muitos indivíduos planejam sem refletir e podem ser influenciados pela pressão social ou pelo efeito manada de acreditar em uma fórmula de sucesso igual para todos. “Alvos generalistas como ‘perder peso’ ou ‘guardar dinheiro’ também acabam não sendo levados a sério, porque não são específicos e, assim, são facilmente deixadas de lado”, explica Karolina.

Nesse sentido, a especialista cita quatro passos para não se perder nessa jornada:

Lapidar: é necessário ter clareza e para isso precisamos de tempo para refletir, se livrar das coisas sem sentido e definir os hábitos a mudar. Só depois de entender como é o agora, podemos pensar nas possibilidades de como será o futuro.

Implantar: como um mapa para percorrer. Implantar é organizar o planejamento, definindo tarefas e ações a serem feitas. Ele ajuda a estruturar uma rotina e torna mais fácil ter escolhas certas.

Desbravar: teste a programação como “rotina ideal”. Isso não tem a ver com horário, mas com sequência de ações. É gerir o tempo disponível e fazer o melhor na maioria dos dias. Haverá exceções, mas faz parte.

Engrenar: não podemos confiar na motivação. No entanto, quando ela está em falta, a disciplina faz seu papel. Para engrenar, precisamos revisar o progresso, fazer ajustes ou comemorar pequenas conquistas.

Portanto, permita-se recomeçar e ir atrás do seu sonho. Siga as dicas dessa matéria para se manter motivado e ativo. Se busca uma oportunidade de estágio ou aprendiz, acesse o nosso painel de vagas. Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe