Você consegue controlar seus gastos e ganhos? A administração de lucros e despesas é essencial para construir uma qualidade de vida e bem-estar. Para quem está em início de carreira, como no caso de estagiários e aprendizes, é essencial se preocupar com isso para construir a independência financeira. 

De acordo com um levantamento do PoderData, 55% dos brasileiros não teriam R$ 200 reais para uma emergência. A reserva financeira é indispensável justamente para ser utilizada em caso de imprevistos e situações emergenciais, como perda do trabalho ou uma despesa extra. O valor também pode ser utilizado para investimentos de curto prazo, possibilitando a retirada em casos de emergência. 

Para João Figueira, head de operações da Simplic, “uma das formas mais relevantes de manter o controle do dinheiro, é organizar o orçamento pessoal e ter uma reserva, por meio de uma planilha de gastos. No começo pode parecer uma tarefa chata, especialmente se a pessoa ainda não tem esse hábito”, explica. 

A estagiária de análise de sistemas, Natália Barbosa, sempre se preocupou com esse tema, mas começou a ficar mais atenta depois de ter montado seu próprio planejamento. “Antes de entrar na faculdade, eu já havia trabalhado, então quando comecei a estagiar não teve muita diferença”, conta. 

Ela conta ter recebido mesada durante a infância e esse foi seu primeiro contato com a gestão. “Eu recebia 20 reais por mês e fazia a festa como podia”, brinca. “Por ser pouco, aprendi a juntar caso quisesse algo especial e isso foi me dando uma noção melhor de dinheiro”, conclui. 

Por isso, antes de começar ou aumentar sua poupança, é preciso ter um controle das contas e organizá-las. Pensando nisso, o especialista em finanças separou algumas dicas para começar. Veja: 

infográfico-18-01

  • Criação

 

O primeiro passo é criar uma planilha para ter o gerenciamento das entradas e saídas. É possível fazer no próprio Excel ou utilizar um modelo pronto on-line. Para quem prefere baixar e imprimir, para anotar no papel, é vital manter o documento visível para não esquecer de atualizá-lo. O recomendado é ter um formato eficaz para a pessoa. 

  • Organize seus gastos 

 

Para ter uma visão da receita, os custos e qual será o saldo para começar o próximo mês, é crucial separar e organizar tudo. É possível separar despesas fixas, como aluguel, condomínio, mensalidades de escola/faculdade, água, energia, celular, além de sazonais, como datas comemorativas, presentes, doações, entre outros. 

O arquivo também pode ser organizado por categorias como moradia, alimentação e transporte. É imperativo projetar também cobranças anuais, como IPVA, IPTU e rematrículas, para não ser pego de surpresa. Quanto mais detalhada, melhor o controle. 

Veja o exemplo do site Excel Prático. Ele disponibiliza gratuitamente um formato. Você pode baixá-lo no link

  • Preencha as colunas e linhas 

 

Depois de montar o template - ou estrutura -, é hora de preencher conforme os débitos no final do dia ou da semana. Conforme isso for acontecendo, será possível entender a sua situação: quanto está entrando e saindo, para onde vai, quando e quanto foi direcionado para cada coisa. Com esse mapeamento, você pode identificar alguns problemas como consumos sem necessidade ou acima do normal. 

  • Reduza gastos e estabeleça limites

 

Agora, é hora de reduzir dispêndios e estabelecer metas para ter a sua reserva. Essa redução não é fácil e está atrelada a hábitos. Talvez seja necessário repensar algumas “necessidades” e abrir mão de algumas coisas para conseguir salvar. Essa redução é imprescindível para pagar as dívidas, completar as lacunas e montar a sua economia. Além disso, nunca gaste além de suas rendas e também a situação externa atual para estabelecer limites. 

Se atentar a isso pode garantir um cenário bem positivo para 2022. Afinal, quanto melhor for sua coordenação acerca desse aspecto, maior será sua autonomia para investir onde quiser e ter segurança!

Já viu estas 4 séries que vão te ensinar sobre finanças?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe