Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
a-importancia-de-estar-sempre-disposto-a-aprender

A importância de estar sempre disposto a aprender 

Notícia | 18/01/2022

Giovanna Cavalli

A gestão do conhecimento está presente no meio organizacional há algumas décadas, porém nem sempre foi prioridade. Normalmente, há uma concorrência natural de projetos nas entidades e as temáticas acabam se misturando. Contudo, a pandemia acelerou vários processos, inclusive o de aprendizado. Por isso, você estagiário ou jovem aprendiz, fique atento.

Você conhece o conceito lifelong learning?

De uma hora para outra os profissionais precisaram se reinventar, buscar novos conhecimentos e habilidades. Nesse sentido, um novo modelo vem ganhando destaque: o lifelong learning. Dessa forma, as educações corporativas das instituições tiveram de acelerar a revolução digital com o advento do Covid-19.

É necessário aproveitar o momento, pois aumentam as possibilidades para as áreas de treinamento e desenvolvimento. Isso porque as pessoas estão motivadas e dispostas a progredir. Afinal, informação é uma necessidade vital e os estímulos acontecem a todo tempo na atual conjuntura.

Segundo a psicóloga, especialista em organizações e trabalho e coordenadora do Unit Carreiras, Maria Luisa Teodoro, esse novo movimento abrange o entendimento de vários assuntos, os mais diversos possíveis e de todos os jeitos. “O termo lifelong learning, efetivamente, consiste em uma busca contínua pelo saber. Nós sempre procuramos isso na educação formal em escolas e universidades, mas a ideia é estender para além dessa formação, abrangendo mesmo a carreira e a vida pessoal”, diz.

Inclusive, muitas companhias vêm incluindo essa metodologia em seus treinamentos internos. “Com esse ensino continuado, observam-se os desafios impostos pelo mercado de trabalho e a exigência por sempre saber mais, além da competência técnica. Diante disso, você busca diferenciais inirterruptamente”, acrescenta a especialista.

As empresas estão alinhadas a isso

Sendo assim, um colaborador atento às mudanças será testado sempre, isso significa se preparar para absorver uma quantidade maior de conteúdo no seu dia a dia. “A aprendizagem virá dos testes, da prática, dos erros. Tempo é um recurso escasso e precisamos aproveitá-lo. Quando a gente quer alguma coisa, tem de fazer acontecer. Devemos ser capazes de resolver problemas complexos e ao mesmo tempo nos adaptar rapidamente a esse mundo em constante mudança”, acrescenta a consultora e mentora de líderes, Luciane Botto.

Devido à rapidez na qual os negócios se transformam, um novo tipo de comportamento será inserido na realidade das equipes. “A agilidade está cada vez mais presente em todos os ambientes. Logo, precisamos nos capacitar rápido para ter condições de colocar em prática já, porque as coisas estão se tornando obsoletas em uma velocidade maior também”, continua Luciane.

Para Maria, adotar uma postura de lifelong learning requer a compreensão dos procedimentos além do momento adequado para colocar a mão na massa. “Por ser uma atividade constante, pode ser iniciada a qualquer momento, seja no início da jornada laboral, na reta final ou mesmo na transição. O momento é de cada um e as qualificações são dos mais variados temas”, enfatiza.

Incentive e estimule novas culturas. “É importante se desafiar e buscar experiências inéditas. Isso gera valor não somente para uma virada de carreira, mas também para impulsionar a jornada e, principalmente, aumentar o repertório de vivências pessoais”, finaliza a psicóloga.

Portanto, saia da zona de conforto e inove! Acompanhando nosso blog e as redes sociais, publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de diversos especialistas. Assim, você se mantém atualizado e, também, destaca seu empreendimento no mercado. Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete